narcóticos anônimos

Narcóticos Anônimos: história, princípios e endereços

Posted on Posted in Psicanálise, Transtornos e Doenças

Os Narcóticos anônimos se consolidaram como a central mundial de apoio ao combate as drogas. Todos nós sabemos do estigma de conviver com esse tipo de vício e a organização se coloca em apoio à recuperação. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre ela, sua história, princípios e como encontrar uma filial em sua cidade.

Sobre N. A.

Narcóticos anônimos é uma organização para ajudar os dependentes de drogas, mas sem fins lucrativos. Sendo elas lícitas ou não, a entidade presta apoio para que esses indivíduos possam se recuperar e retomarem suas vidas. Assim, os adictos que estão se recuperando se reúnem com frequência para se ajudarem e ficarem limpos.

É um programa que trabalha a abstinência total das drogas e depende da força de vontade para que isso aconteça. Assim, tendo isso em vista. cada um se dispõe a deixar sua mente aberta e dar a si mesmo chance de recuperação. Tudo é reforçado com os princípios trabalhados sempre nas sessões e individualmente em casa.

Todo o trabalho é realizado de maneira voluntária, sendo totalmente independente de outros órgãos ou grupos políticos. Por isso que há espaço para que donativos sejam colocados como forma de ajudar a entidade a prosseguir suas atividades. Sem contar no ambiente totalmente aberto ao público, sem agendamentos, taxas ou promessas.

História

O grupo Narcóticos anônimos surgiu em meados dos anos 50, derivado da iniciativa Alcoólicos Anônimos, em Los Angeles, EUA. Seu crescimento foi vagaroso, saindo de Los Angeles, surgindo em outras cidades até chegar na Austrália nos anos 70. No ano de 1983, é publicado o livro Texto básico, ajudando a alavancar a adesão ao movimento.

Após a publicação do livro, o número de adeptos ao programa cresceu de maneira grandiosa em diversas partes do mundo. Hoje em dia, os grupos se instalaram em todas as Américas, Europa Ocidental, Europa Oriental, África e parte da Ásia. São contabilizados mais de 70.000 encontros em quase 132 países.

No Brasil o primeiro grupo formado foi criado no ano de 1978 na cidade de São Paulo. Anos mais tarde, em 1990, os grupos que cresceram aqui se juntaram com a irmandade mundial do programa. Dados mostram que, atualmente, temos mais de 4.200 encontros por semana nos 26 estados e o Distrito Federal.

Recepção

A excelente recepção do grupo Narcóticos Anônimos é uma de suas marcas mais conhecidas. Para eles, quem chegou recentemente é o indivíduo mais importante de qualquer encontro. Isso porque quem já frequenta as reuniões tem mais a oferecer a ele e também aprender alguma coisa.

O seu passado não entra em discussão em qualquer momento, de modo a evitar qualquer julgamento. Isso inclui também tudo o que o indivíduo utilizou/utiliza e causou a dependência. A única coisa que importa é como o visitante quer lidar com isso e como a associação pode ajudar.

Fica entendido que quem retorna as reuniões tem se esforçado a ficar limpo e quer manter essa conquista.

Como se tornar um membro

Para participar dos Narcóticos Anônimos o único pedido a ser feito é o desejo de querer parar de usar substâncias. As reuniões são compostas de diversos membros que se apoiam mutuamente para ficarem limpos. Tudo é feito de maneira gratuita e sem cobranças de taxas ou qualquer mensalidade.

Como leu linhas acima, embora seja gratuito, o trabalho é realizado de forma autônoma, sem apoio externo. Por conta disso que as doações em dinheiro são mais que bem-vindas para comprar suprimentos e pagar aluguel.

Leia Também:  TCC em Psicologia: 25 dicas de temas e estrutura

Além disso, os eventos realizados, vendas de livros e folhetos da associação contribuem para reunir fundos. O projeto sempre busca atrair novos membros por meio das informações públicas e outras ações. Sem contar que os próprios participantes distribuem a mensagem da associação em presídios e clínicas.

As reuniões

Os encontros são os principais serviços ofertados pelos Narcóticos Anônimos. Eles seguem as tradições da NA e cada grupo administra a si mesmo no encontro. Tais princípios estão disponíveis na literatura do programa, inclusive no Livro azul: Narcóticos Anônimos.

Como não existe hierarquia, a maioria dos grupos é independente, alugando seus próprios espaços as reuniões em entidades públicas/civis. As reuniões podem ser abertas, dando espaço a participação de qualquer pessoa. Quando necessário, são fechadas para tratar de problemas mais sensíveis, mas em cada caso sempre há a divisão de experiências.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Princípios

A organização Narcóticos Anônimos possui princípios para conseguir uma cura para os problemas. São eles:

“Não existem bons dias e maus dias, há apenas dias”

Em vez de focar no passado e ansiar pelo futuro, vivemos o presente, o “Só por hoje”. Nisso, as coisas que continuam a acontecer são vistas como oportunidades de mudança.

“Existe um poder espiritual maior do que qualquer individuo”

Precisamos nos conectar com a força divina para entendermos a essência do amor, atenção e carinho verdadeiros. De acordo com cada crença, a própria irmandade possui um deus que os protege, cuida, cura e ajuda a crescer.

“A fé é a chave para o nosso novo modo de vida”

Além de confiar no poder maior, você precisa também acreditar em si mesmo e na mudança que quer alcançar.

“Narcóticos anônimos é um programa espiritual, não uma religião”

A espiritualidade aqui se baseia no que cada pessoa acredita em relação à sua vida. Nisso, cada um tem o direito de ter suas próprias crenças sem interferência ou opressão de outras.

“Narcóticos anônimos é baseado em princípios espirituais”

Os princípios espirituais ajudam a estruturar a cura de dentro para fora, dia a pós dia de prática. A recuperação vem com a ajuda da honestidade, boa vontade, mente aberta, entre outros fatores.

“Princípios espirituais verdadeiros nunca estão em conflito”

A harmonia é alcançada quando temos ações espiritualmente corretas conosco e que não quebram os princípios anteriormente ditos.

“Não existe uma ação sem reação, nem uma causa sem consequência”

Tudo o que jogamos ao mundo é diretamente proporcional ao que vamos receber, seja bom ou não. Existe uma reciprocidade, uma troca de vidas baseadas em bons princípios.

“Recuperação é uma jornada espiritual”

Através de uma progresso espiritual conseguimos reformular nosso modo de vida e nos recuperar da adicção. Nisso, cada passo dado para frente vai ajudar a estruturar seu comportamento conforme as instruções do programa.

“Recuperação baseia-se na intervenção divina”

Cada relato dos indivíduos mostra que alguns eventos ocorreram em sua vidas como forma de fortalecer a sua fé no trabalho. A figura divina citada aqui não é ninguém em específico, mas, sim, a sua fé direcionada ao amor maior a si e aos demais.

“Deus age através de pessoas”

A todo o momento o NA trabalha o conceito de “nós” e não somente eu ou você. É como uma segunda família, dando apoio e força nos momentos de dificuldade para que os visitantes continuem firmes.

Leia Também:  Síndrome de Capgras: 3 principais causas e tratamentos

“Recuperação é uma serie de entregas”

O processo de libertação aqui envolve a entrega pessoal e a certeza de que as batalhas anteriores são cessadas na recuperação. Render-se não significa fraqueza aqui, mas a disposição em querer ser o melhor possível a si mesmo.

“A promessa de recuperação é a liberdade”

Nesse caminho você pode escolher ser feliz, se livrando dessas amarras e conquistando a sua liberdade. A sua recuperação somente chega quando escolhe abraçá-la.

Endereços

Para entrar em contato com os Narcóticos Anônimos online utilize o https://www.na.org.br/grupo. Assim, o site te mostrará como encontrar um grupo mais próximo de seu endereço, fazendo a busca por estado e cidade. Ademais, também dará informações públicas, como os próximos eventos, outros contatos, áreas para membros e espaços para doações.

Considerações finais sobre narcóticos anônimos

Os Narcóticos Anônimos exerce um papel solidário e bastante vital na recuperação de indivíduos adictos. Ao longo do tempo, gradativamente, a proposta se expandiu e foi surpreendente a quantidade de adeptos. Muitos precisavam de ajuda, porém não sabiam em qual lugar estariam seguros.

Se for o seu caso ou se conhece alguém nessa condição, acredite que lá terá acolhimento, respeito e proteção. Não importa o que utilizou, mas, sim, o que fará por si a partir de agora.

Uma forma de lidar com questões pessoais e trabalhar o seu desenvolvimento é com o nosso curso online de Psicanálise. Através dele, conseguirá amadurecer seus componentes internos, de modo a reconstruir sua própria postura com o autoconhecimento. Para quem frequenta os Narcóticos Anônimos, trata-se de um excelente reforço para trabalhar o próprio seu crescimento e conquistar mais disposição para viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dezenove =