marca pessoal

Marketing Pessoal: construindo sua marca pessoal

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Além das empresas, os princípios do Marketing passaram a ser utilizados para construir a imagem e carreiras das pessoas. Basicamente, vendemos a nossa imagem de maneira positiva para conquistar novos espaços no mercado. Entenda melhor como fazer o seu Marketing pessoal e consolidar a sua marca pessoal.

O poder do autoconhecimento

Um dos pilares de sucesso para o funcionamento Marketing pessoal é se conhecer em consciência absoluta. Existe um certo equívoco quando se aborda essa proposta porque alguns acreditam se tratar da criação de um personagem. Tenha em mente que mesmo quem sabe fingir não pode manter um personagem para sempre.

Esse tipo de Marketing não visa a criação de figuras padronizadas ou sem vontade própria no meio empresarial. Contudo, você precisa projetar com objetivo de qual maneira pode colaborar ao crescimento daquele meio. Por causa disso que necessita conhecer seus pontos fortes e fracos e trabalhar em correspondência deles para se aprimorar.

Sem contar que é possível agregar novas habilidades em qualquer ambiente que possamos ingressar. No momento em que unimos isso com nossa percepção, ganhamos mais chances de termos sucesso usando a valorização pessoal. A título de exemplo, se você quer aprender a ser persuasivo, entenda como utilizar gatilhos mentais para fazer bom uso dessa habilidade.

Estruturação

A estruturação em relação à sua marca pessoal diz respeito a sua própria essência e como isso te ajudará. Os pilares abaixo te ajudarão a criar perguntas necessárias ao seu desenvolvimento no mercado, começando por:

Missão

  • Qual o objetivo do seu Marketing?
  • Qual lugar deseja chegar e permanecer?

Visão

  • Qual a mensagem a se passada para as outras pessoas?
  • Em quanto tempo precisa para executar isso?

Valores

  • Conhece bens os princípios que pode trazer consigo?
  • Acredita ter desenvolvido todos ou precisa de mais algum?

Perfis valorizados

O Marketing pessoal é como construir uma carta de vendas da sua própria imagem a uma empresa de seu interesse. E por mais que você carregue um poder pessoal, as organizações necessitam ocupar postos altamente desejados e úteis ao meio. Alguns dos perfis mais atrativos são os que apresentam:

Liderança

Indivíduos que possuem a capacidade natural de gerenciar grupos são reconhecidos com mais facilidade no meio. Cada vez mais se mostra necessário colaboradores que também se comportem como aliados ao propósito maior. À medida que as equipes crescem ou mudam, ter alguém preparado para guiá-las, mas sem arrogância, é indispensável ao negócio.

Proatividade

Indivíduos comprometidos com o trabalho e que tomam iniciativa com frequência são bem-vindos pelo meio. É aqui que se vê a vontade de fazer a diferença contribuindo em como pode para melhorar o ambiente. Ademais, os proativos são mais propensos a dar ideias que possam ser aproveitadas e trazer retorno para eles.

Empenho

Com o que leu até agora, não pense que precisa chegar no trabalho sabendo de tudo. Além do talento, o seu empenho conta diretamente para a sua escalada profissional, de modo que o processo colabora muito em seu aprendizado. Disponha-se a aprender, sendo humilde e atencioso, se colocando em posição de escuta e só tomando decisões críticas quando estiver pronto.

Persona

Assim como uma empresa, o trabalho do Marketing pessoal é vender a sua imagem. Nisso, precisa entender quem seria o seu público-alvo, entendendo qual linguagem e abordagem se deve utilizar. Com isso, a apresentação de sua persona se valerá para se apresentar a empresa como aquilo que ela tem buscado.

Leia Também:  Libido para Freud e para a Psicanálise: 7 ideias

É preciso ter em mente logo quem você quer que te reconheça e valorize o trabalho que pode exercer. Uma maneira de facilitar esse trabalho é montar uma persona baseada em um nicho específico. Isso vai permitir que a sua marca pessoal e estratégia sejam utilizadas a longo prazo.

Esse tipo de perspectiva é importante para quando você não puder passar em uma entrevista e chegar em outro entrevistador. Ainda que um lugar não tenha te contratado, a sua persona se encaixa em mais de uma empresa, dando possibilidades. Mesmo com a persona criada, sempre procure saber mais da empresa para melhorar as suas chances.

Seja claro quanto aos seus objetivos

Um planejamento de Marketing pessoal somente funcionará quando você estruturar adequadamente os seus objetivos. O caminho que escolheu vai acabar definindo o destino a ser alcançado, mas somente de ter decidido de onde partir.

Indivíduos que não se planejam adequadamente gastam tempo acumulando projetos e se desviando de onde realmente poderiam estar. Sem contar que podem nem ao menos executar o básico, demonstrando uma falta de diretriz completa. Antes de sonhar é preciso ser realista, entender o que precisa e deseja e traçar as suas ambições.

No momento em que estabelecemos um objetivo, conseguimos traçar um caminho específico e ações correspondentes. Sem contar que esse tipo de tarefa contribui diretamente ao nosso amadurecimento e crescimento pessoal. Encontre estratégias que diminuam distâncias, que criem as suas oportunidades em vez de esperar pelo mundo.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Invista nas redes sociais

O trabalho do Marketing pessoal envolve a construção de uma imagem positiva nas redes sociais. É comum aos recrutadores pesquisarem sobre os candidatos em seus perfis nas redes para traçarem um parâmetro sobre eles. A ação se mostra justa quando se quer ter uma equipe íntegra e responsável em sua postura e pensamentos.

A fim de lapidar a sua autenticidade, pense sobre:

Os conteúdos que posta

Acredita de verdade que o conteúdo postado agrega algum valor ou somente serve para ter visibilidade e causar? Quando se busca a consolidação profissional, esse tipo de proposta costuma declinar a sua imagem. Afinal, mesmo que seja a sua vida privada, um recrutador não vai querer alguém raso próximo à empresa.

Se as pessoas gostariam de ler

É preciso ter em mente que, nas redes sociais, nos tornamos um canal de informação, repassando ou criando conteúdo. Nesse caminho, tudo o que você cria e compartilha é útil e agregador aos demais? Pense se é algo que gostaria de ter lido em perfis que admira.

Referências

Por falar nisso, sempre siga pessoas na área que escolheu que sejam influentes e ricas em conhecimento. É uma excelente maneira de lapidar o seu conhecimento e aprender diariamente coisas úteis à sua profissão. Sem contar que o recrutador em seu perfil notará seu interesse nos aspectos gerais da área que segue.

Lapidar o seu Networking

Uma excelente maneira de desenvolver a sua marca pessoal com o Marketing é investir em Networking. Esse, aliás, é a rede social do ser humano, de modo que possam se conectar e trocar experiências. Conhecimento não vale de nada se não for compartilhado e distribuído aos interessados em mudanças.

Daí que aconselhamos você a se apresentar as pessoas para que os seus planos saiam do lugar. Por meio do Networking a criação de contatos fica aprimorada, melhorando a confiança dos demais em você. Ligar-se a alguém permite que você tenha referências e suporte dentro de um meio, principalmente no começo.

Leia Também:  Primeira e Segunda Tópicas de Freud

Passe a frequentar lugares onde será mais fácil encontrar pessoas da área que deseja seguir. Enquanto isso, reflita e estude sobre as suas metas, se lapidando a falar sobre o seu nicho. Parcerias e contatos são fundamentais para alcançar a sua projeção e se consolidar onde quiser.

Considerações finais sobre Marketing pessoal

O Marketing pessoal deve ser desenvolvido de maneira que a sua imagem se mostre valiosa ao mercado. Saber vender sua identidade é importante para que acreditem em você, consigam reconhecer o seu valor e venham a descobrir seu potencial.

Assim, trace as suas metas, de modo a colaborar ao desenvolvimento da sua marca pessoal de maneira crescente. Faça-os ter certeza de que farão a escolha certa em ter você no time deles.

Um excelente recurso para trabalhar o seu Marketing pessoal é o nosso curso 100% online de Psicanálise. As aulas proporcionarão a percepção que precisa para construir o seu autoconhecimento, disposição a crescer e força para mudar. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =