como superar o medo de avião

Medo de avião e de voar: como superar?

Posted on Posted in Comportamento, Fobias

O medo de avião é uma das principais fobias que as pessoas buscam tratamento, pois voar é um meio de transporte muito utilizado atualmente. Esse medo pode ser tratado, para que assim a pessoa possa fazer viagens, sem preocupação.

Nesse artigo vamos falar sobre o medo de avião e como ele afeta a vida de cada indivíduo.

Diversos aviões sobrevoam sem nem imaginarmos

Cerca de 180.000 aviões sobrevoam nossas cabeças todos os dias em todo o mundo. Mas a probabilidade de morrer em um acidente é mínima, uma em 2,4 milhões.

Por exemplo, 2017 foi o melhor ano da história da aviação mundial. Houve apenas 10 acidentes fatais no mundo, deixando 44 mortes, entre passageiros e tripulantes. Esses aviões eram cargueiros ou pequenas máquinas de hélice.

Em contraste, 26.000 pessoas morreram nas estradas da Europa. Mesmo assim, continuamos perdendo o controle quando entramos no avião.

Fobia de voar

Por que temos fobia de voar? A resposta está em nosso cérebro, contudo a ansiedade que acumulamos e que carregamos diariamente pode ter parte da responsabilidade.

Ter essa fobia pode ser vista como um lado positivo para nossa sobrevivência, pois nos ajuda a reagir, tomar decisões, ficar alerta, entre outros fatores.

Fobia de avião

Segundo Javier do Campo, o perfil geral das pessoas que sofrem de aerofobia corresponde a indivíduos com médio e alto nível cultural e também um quociente intelectual acima da média, capaz de imaginar o pior das catástrofes.

Medo de avião no caso de mulheres

É comum o caso de mulheres que acabam de ser mães e, de repente, passam por um medo que nunca haviam experimentado antes.
“É devido à responsabilidade da maternidade, ou seja, de repente pensam o que poderia acontecer com o filho se ele não estivesse e começam a ter medo”, acrescenta Alfonso de Bertodano.

Portanto, entender porque os medos são desencadeados é essencial para contê-los. Se somarmos a isso a convicção de que estamos perante o meio mais seguro, aos poucos poderemos combatê-lo.

A turbulência e o medo de avião

A turbulência é um dos principais gatilhos para medos e ataques de pânico no avião. No entanto, eles não representam um perigo. Existem diferentes tipos de turbulência, a leve moderada e a severa.

Um avião é projetado para suportá-las até último momento do voo. No entanto, as severas não são as mais abundantes na atmosfera nem são cruzadas. As aeronaves possuem radares meteorológicos que as detectam e, geralmente, as tempestades são contornadas.

Você não tem escolha a não ser passar por elas, que sempre serão leves ou moderadas. Ou seja, se equiparássemos a uma estrada, cruzaríamos uma área com leves ondulações, que não colocam em risco a segurança da viagem.

Os aviões veem

Os aviões podem ver, mesmo que você não veja. Você segurou o assento quando precisa pousar e lá fora a visibilidade é zero? Nenhum problema. Você pode não ver, mas o avião sim.

Graças aos sistemas eletrônicos de auxílio à navegação (visores, radares e infravermelho), as aeronaves podem pousar na pista, mesmo com neblina espessa.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Enquanto essas empresas que voam para países de primeiro mundo devem responder às inspeções do estado, as transportadoras de baixo custo são igualmente seguras, uma vez que passam pelas mesmas verificações de segurança.

    Leia Também:  Teste de atenção: 10 perguntas para testar concentração

    Fazer viagem de avião em outros países

    É necessário todo cuidado ao fazer viagens em outros países e, sobretudo, verificar as companhias aéreas que constam na ‘lista negra’ da Comissão Europeia, que se renova a cada três meses.

    Uma equipe de profissionais garante o seu voo. Os aviões são constantemente verificados e os profissionais também. Os pilotos, por exemplo, devem passar por exames médicos semestrais e por avaliações que verifiquem seu estado psicológico.

    Por outro lado, embora uma aeronave possa ser comandada por um único piloto, há sempre um segundo a bordo. E, como se não bastasse, dois computadores que garantem o controle adequado do aparelho.

    As falhas do avião

    Antes de mais nada, qualquer falha que ocorra no avião é revisada. Para garantir a segurança desse meio, qualquer falha detectada em qualquer aeronave é investigada, analisada e o projeto é aprimorado em todo o mundo para evitá-la no futuro.

    Como perder o medo de voar

    Para vencer o medo de voar, você tem que trabalhar diferentes aspectos e, acima de tudo, conhecer uma série de ferramentas que o ajudarão a ter um voo feliz. Com paciência, prática e muita vontade você pode derrotar a aerofobia.

    Por isso, não deixe que o medo o impeça de visitar alguns dos lugares mais bonitos do mundo; como as Ilhas Baleares. Assim, siga essas 7 dicas abaixo para superar o medo de voar.

    Como perder o medo de avião em 7 etapas

    1. Entenda que voar é seguro: existe um risco maior de ser atingido por um raio, do que sofrer um acidente de avião. Voar é o meio de transporte mais seguro. Se você deseja superar seu medo, repita-o continuamente.
    2. Tente antecipar o que vai acontecer: se você não tem muitas horas de voo atrás de você, tente reunir o máximo de informações possível antes de embarcar no avião para entender o que acontece o tempo todo.
    3. Escolha seu assento: o assento na cauda do avião, normalmente, transmite uma sensação de tremor. Tente viajar perto das asas, é a área mais estável. E se você conseguir um assento na saída de emergência, melhor.
    4. Use aplicativos para controlar seu medo: existem aplicativos móveis desenvolvidos especialmente para pessoas que sofrem de medo de voar e precisam se distrair ou saber o que está acontecendo o tempo todo.
    5. Mantenha sua mente distraída: a distração pode ser a melhor solução para superar o medo de voar. Isso vai fazer você esquecer o resto e o tempo vai passar muito mais rápido.
    6. Pense que você está em um carro: imagine que você está viajando em uma rodovia e que em breve chegará ao seu destino. Se você notar algum tremor, significa que atingiu uma pequena saliência.
    7. Fique calmo se houver turbulência: respire e lembre-se novamente: o avião é o meio de transporte mais seguro. A turbulência não representa nenhum perigo, os aviões são projetados para resistir a condições climáticas difíceis.

    Como superar o medo de avião?

    Trabalhe nos aspectos de ficar calmo, manter sua mente distraída, pensar que está em um carro, entre outros. Com isso, aos poucos você superará o medo de voar. A ilusão de viajar será sua motivação máxima.

    Considerações Finais

    Esse medo de viajar de avião muitas vezes obscurece a emoção de entrar em um avião sabendo que, em algumas horas, você pousará em um lugar diferente. No entanto, como qualquer outra fobia, esta pode ser combatida.

    Leia Também:  Medo de Aranha (Aracnofobia): sintomas, tratamentos

    Gostou desse artigo que fizemos especialmente para você sobre medo de avião? Convidamos você a se inscrever em nosso curso online de psicanálise clínica, é uma ótima oportunidade para aprimorar o seu conhecimento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    7 + um =