sintomas e tratamentos de transtorno bipolar

O que é transtorno bipolar: sintomas, tratamentos

O transtorno bipolar pode afetar completamente suas relações com outras pessoas e até consigo mesmo, pois é uma doença que acarreta uma série de sintomas que podem levar a pessoa a perder a qualidade de vida por seu difícil diagnóstico e tratamento, veremos com mais detalhes abaixo.

O que significa transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma doença grave, de difícil controle com os tratamentos usuais, com evolução provável para a cronicidade e com notável repercussão social e sanitária que afeta significativamente a qualidade de vida do paciente e de seu ambiente.

Esta doença, ainda muito desconhecida pela população, está rodeada de preconceitos e medos ancestrais que os distúrbios psíquicos costumam causar.

Semelhanças que o transtorno bipolar tem com outras doenças

No entanto, o transtorno bipolar tem muitas semelhanças com outras condições, como diabetes ou hipertensão.

Pois, como acontece com essas doenças, o tratamento adequado pode evitar muitos riscos que o transtorno bipolar não controlado apresenta, como a perda de trabalho, problemas de relacionamento, uso excessivo de drogas, suicídio, entre outros.

O que é transtorno bipolar?

O transtorno bipolar, também chamado de síndrome maníaco-depressiva, é classificado como um tipo de transtorno afetivo.

Logo, vai além dos aspectos positivos ou negativos comuns que se tornou uma condição médica séria e preocupante.

Como é a cabeça de uma pessoa com transtorno bipolar

Acima de tudo, o transtorno bipolar é caracterizado por episódios periódicos de extrema felicidade, euforia, bom humor ou irritabilidade, também chamada de mania.

Em oposição aos sintomas clássicos de depressão clínica, em que a pessoa passa a maior parte do tempo lidando com os momentos de tristeza, o indivíduo bipolar, tem que administrar os dois extremos de tristeza e alegria, razão pela qual existem dois “pólos” no humor ou sintomas do transtorno.

Quem é afetado pelo transtorno bipolar?

Primordialmente, esse transtorno afeta 2,6% dos adultos todos os anos. A idade média de início é 25 anos. Os sintomas não estão presentes antes dos 12 anos.

Dessa forma, eles são frequentemente confundidos com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade, o famoso TDAH. Uma síndrome que geralmente é caracterizada por dificuldades sérias e contínuas, resultando em desatenção, distração, impulsividade e hiperatividade.

Quem o transtorno bipolar mais afeta

O transtorno bipolar afeta igualmente mulheres e homens, embora as mulheres tenham maior probabilidade de apresentar sintomas mais depressivos do que maníacos, e geralmente começa na adolescência ou no início da idade adulta.

Apesar disso, o transtorno bipolar está começando a ser mais diagnosticado em crianças pequenas, embora o diagnóstico é de difícil resultado.

É provável que haja famílias mais propensas ao transtorno bipolar e, em alguns casos, ele é considerado hereditário. Por isso, os pesquisadores ainda estão tentando identificar um gene ou genes, que possam ser responsáveis por esse distúrbio.

Quais são os sintomas do transtorno bipolar

A seguir constam os sintomas mais comuns do transtorno bipolar. No entanto, cada pessoa pode apresentá-los de maneiras diferentes.

Os sintomas depressivos que esse transtorno pode incluir são:

• sentimento de tristeza;
    • se sente sem esperança ou que está desamparado;
    • autoestima baixa;
    • sentimento de inadequação;
    • perder o interesse em atividades que anteriormente eram apreciadas;
    • dificuldade de relacionamento;
    • distúrbios do sono, insônia, por exemplo;
    • mudanças grandes no apetite ou no peso;
    • sem energia;
    • dificuldade na concentração;
    • tentativas de suicídio;
    • doenças físicas frequentes (por exemplo, dores de cabeça, dores de estômago ou fadiga);
    • muita sensibilidade ao se sentir fracassado ou rejeitado;
    • irritabilidade, agressividade.

Os sintomas da fase maníaca que podem sem inclusos são:

• autoestima alta;
    • diminuição da necessidade de descanso ou sono;
    • fica mais distraído e irritado;
    • prática excessiva em atividades agradáveis ou de grande risco, que podem ter consequências dolorosas, isso pode incluir comportamento provocativo, agressivo ou antissocial;
    • loquacidade grande, que pode incluir uma forma rápida na hora de falar, mudar de assunto rapidamente, não suporta interrupções;
    • excesso de sentimentos de euforia ou felicidade, por grandes momentos;
    • mudanças de humor severas e imprevisíveis, incluindo feliz ou ridículo, ou incomumente zangado, agitado ou agressivo;
    • aumento do desejo sexual;
    • aumento do nível de energia;
    • falta de discernimento incomum;
    • alguns adolescentes no estágio maníaco apresentam sintomas psicóticos, incluindo alucinações ou delírios.

Diagnóstico de transtorno bipolar

Primeiramente, para que o diagnóstico do transtorno bipolar seja feito, o indivíduo deve apresentar sintomas maníacos e depressivos em graus variados, dependendo da gravidade do transtorno.

No entanto, os sintomas, especialmente em adolescentes, podem ser semelhantes a outros problemas (como abuso de drogas, transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade ou delinquência).

Por isso, buscar um diagnóstico e tratamento precoces é essencial para a recuperação. Assim, o diagnóstico geralmente é feito após uma avaliação psiquiátrica completa e histórico médico por um psiquiatra ou outro profissional de saúde mental.

Tratamento para transtorno bipolar

O tratamento específico para o transtorno bipolar será determinado pelo médico com base no seguinte:

• idade, saúde geral e histórico médico;
    • a gravidade dos sintomas;
    • tolerância a certos medicamentos ou terapias;
    • expectativas em relação ao curso do transtorno;
    • sua opinião ou preferência.