conceito de autonomia

O que é Autonomia? Conceito e exemplos

Posted on Posted in Comportamento

Quando nos perguntamos o que é autonomia, logo nos vem a mente uma pessoa que é independente, que não precisa ficar esperando a ajuda dos outros para fazer o que tem que ser feito, e isso é muito bom. A autonomia é essencial tanto para a sua vida profissional quanto pessoal.

Neste artigo vamos falar um pouquinho sobre o que é autonomia e qual o envolvimento ela tem na sua vida.

Conceito e exemplos

O conceito de autonomia, que vem de uma palavra grega, refere-se à condição dessa pessoa ou que, em certos contextos, não depende de ninguém. É por isso que autonomia está associada à independência, liberdade e soberania.

Exemplos:

  • trabalhei toda a minha vida para alcançar a autonomia catalã;
  • devemos garantir que as mulheres tenham autonomia e possam escolher como, quando e onde trabalhar sem a pressão dos maridos ou das famílias;
  • este carro elétrico tem uma autonomia de 40 quilômetros.

A ideia de autonomia em relação ao estatuto de que gozam as entidades administrativas no âmbito de um Estado federal ou nacional é frequentemente utilizada. Essas regiões têm seus próprios órgãos de governo autônomo, mesmo quando fazem parte de uma entidade maior.

Pessoa autônoma: na psicologia

No campo da psicologia e da filosofia, autonomia refere-se à capacidade de uma pessoa agir de acordo com seus desejos ou crenças, sem obedecer às influências ou pressões externas.

Se uma pessoa precisa consultar seu parceiro antes de usar algum dinheiro comum ou encontrar seus amigos, ela carece de autonomia.

Contribuições da psicologia

A psicologia contribuiu muito em relação ao julgamento moral. Entre todas, sobretudo, se destaca a de Jean Piaget, que considerou que ao longo da educação da criança são duas fases definidas, precisamente, a heteronômica e autonômica da moralidade:

  • Fase autônoma: vai desde a primeira socialização até aproximadamente os oito anos, onde as regras impostas para cada aspecto da vida são inquestionáveis, e a justiça é identificada com a sanção mais severa.
  • Fase heterônoma: dos nove aos 12 anos, a criança internaliza as regras, mas as modifica com o consentimento de todos: o senso de justiça torna-se tratamento equitativo.

O que significa ter autonomia

Não é fácil circular pelo mundo com autonomia, pois devemos sempre nos submeter a uma série de decisões externas, direta ou indiretamente.

Por mais que tentemos trilhar nosso próprio caminho, a menos que abandonemos completamente a civilização estaremos submersos na estrutura estabelecida por um governo, nas regras de convivência da vizinhança e nas opiniões de nosso meio ambiente.

É importante, portanto, encontrar um equilíbrio em que tal influência externa não nos impeça de perseguir nossos objetivos.

Significado de autonomia: em outro aspecto

Na Espanha, as comunidades autônomas são chamadas de autonomias. Trata-se de entidades territoriais que, embora façam parte da ordem instituída pela Constituição de Espanha, têm autonomia administrativa, executiva e legislativa.

Autonomia, por outro lado, é o tempo que uma máquina pode permanecer em operação sem recarregar ou a distância que um veículo pode percorrer sem a necessidade de reabastecimento.

Leia Também:  O que é um serial killer para a Psicanálise?

Além disso, hoje em dia, dado o sucesso dos aparelhos portáteis, é muito comum usar o termo para falar sobre o tempo que eles podem permanecer ativos com a bateria cem por cento carregadas.

Eletrônicos e a autonomia

Telefones celulares, tablets e consoles de videogame se enquadram nesse grupo, e sua autonomia é medida em horas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Contudo, é muito curioso aceitar que dispositivos de última geração têm consideravelmente menos autonomia do que aqueles que usávamos há várias décadas.

    Exemplos:

    Enquanto o primeiro console portátil da Nintendo, o Game Boy oferecia cerca de 16 horas de duração de bateria e uma de suas versões posteriores tinha quase 36 horas.

    Em outras palavras, a Nintendo Switch, lançado quase trinta anos depois, tem uma duração média de 3 horas e meia.

    A autonomia em empresas

    Embora existam acessórios que podem estender a autonomia de qualquer um desses dispositivos, eles nem sempre são muito confortáveis de usar.

    Por isso, a tendência atual das empresas de fazerem produtos que não podem ser abertos pelos usuários resulta na impossibilidade de trocar a bateria, então a única solução é comprar uma que se conecte pela porta USB.

    Influência de uma autonomia em eletrônicos

    Isso não é o ideal, pois essas baterias externas aumentam consideravelmente as dimensões do dispositivo e nem sempre têm um mecanismo de alça para se ajustar a ele.

    No entanto, como não existem alternativas acessíveis para a maioria dos usuários, eles desfrutam de uma popularidade peculiar.

    Autonomia em relação aos objetos

    Quanto aos conceitos relacionados à autonomia também podemos falar de em relação a certos objetos, como, por exemplo, a autonomia de um veículo.

    Em outras palavras, este conceito indica a distância máxima que um veículo pode percorrer sem a necessidade de reabastecimento. Assim, por exemplo, um carro normalmente tem um alcance de 600 quilômetros que pode variar de acordo com o modelo.

    Assim como podemos falar sobre a autonomia de um veículo, também podemos falar sobre outros objetos. O melhor exemplo são os dispositivos eletrônicos que usam uma bateria ou outro mecanismo de energia.

    Sinônimos e antônimos de autonomia

    Sinônimos são:

    • soberania;
    • independência;
    • agência;
    • liberdade;
    • autogoverno;
    • autogestão;
    • poder.

    Antônimos são:

    • dependência;
    • subordinação.

    Fatores condicionantes externos

    Realizar um julgamento que divide objetivamente os comportamentos autônomos dos heterônomos implicaria em deixar um grande número de pressupostos assumidos.

    Ao longo da história, foram numerosos os fatores que condicionaram o modo de pensar, sentir e agir das pessoas, entre os quais se destaca a religião, mas que muitos autores consideraram seu caminho.

    Para Augusto Comte, a sociedade era a emissora de mandatos morais; para Karl Marx, a classe capitalista dominante e para Friedrich Nietzsche, o próprio sujeito que obedece, aproximando-se da teoria da autonomia.

    10 Exemplos de comportamentos autônomos

    Para exemplificar, alguns exemplos claros de comportamentos que podem ser classificados como autônomos estão listados abaixo:

    • se vista como quiser, além da moda ou das tendências;
    • decidir terminar com um parceiro, apesar de seus pais pedirem para você continuar;
    • consumir uma substância prejudicial ao corpo, mesmo que todo mundo diga para não fazer isso;
    • decida preferências políticas individuais;
    • ouça um tipo de música ou outro;
    • escolha uma carreira para estudar ou mude de área de estudo;
    • respeite as tradições do credo a que se pertence, em um contexto desfavorável;
    • vá contra a corrente, se uma criança perceber que outros estão fazendo algo errado;
    • comece a praticar um esporte, em um ambiente onde não se conhece nenhum parceiro;
    • pare de fumar, em um contexto onde todos fumam.
    Leia Também:  Cirurgia plástica segundo a psicanálise

    A autonomia e a heteronomia

    A autonomia e a heteronomia são conceitos associados à ação humana, na medida em que o comportamento das pessoas pode ser realizado em decorrência de decisões tomadas por conta própria.

    Desse modo, as coisas externas também podem influenciar diretamente na autonomia de uma pessoa, principalmente nas tomadas de decisões.

    Na verdade, a realização efetiva da ação é sempre privada e individual, mas pode acontecer que a pessoa seja forçada ou simplesmente motivada a fazê-la por outro motivo que não ele.

    Considerações Finais

    Como pudemos ver nesse artigo, a autonomia influência diretamente nas ações do indivíduo, desde o modo de falar, resolver seus problemas, pedir ajuda para outras pessoas, entre diversas outras coisas. De certa forma ela acaba fazendo parte do nosso cotidiano.

    Gostou do artigo que fizemos especialmente para você sobre o que é autonomia? Convidamos você a se inscrever em nosso curso online de psicanálise clínica, onde encontrará diversos conteúdos extras para aprimorar o seu conhecimento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × dois =