medo de dirigir

Como perder o medo de dirigir: algumas dicas da Psicologia

Posted on Posted in Comportamento

Como perder o medo de dirigir? Essa é uma dúvida frequente de pessoas que passaram por alguma experiência ruim na estrada e consequentemente pararam de conduzir veículos.

Embora pareça que essa fobia só aconteça em casos isolados, estamos falando de uma situação muito comum. Afinal de contas, muitas pessoas, por várias circunstâncias, sofrem esse medo.

Infelizmente, esse problema afeta o sujeito psicologicamente e pode ser muito incômodo no que diz respeito ao seu dia a dia. Dependendo da forma como o afeta, esse medo faz essa pessoa depender de terceiros ou do transporte público para se deslocar de um lugar para outro. Se você deseja voltar a dirigir e não faz isso porque tem medo, saiba que trouxemos algumas dicas bastante interessantes.

Fobia ao dirigir

Amaxofobia é clinicamente catalogada como um transtorno de ansiedade ou fobia específico que surge devido a um medo irracional de situações específicas que podem ou não afetar o ser humano.

A amaxofobia pode se manifestar por meio de ataques de pânico e momentos de agitação e nervosismo quando é necessário usar o carro. Muitas vezes, a pessoa que tem esse problema evita dirigir a todo custo e apaga completamente essa atividade de sua vida social.

A mente humana tende a reforçar a armadura contra esse medo. Assim, ela pode fazer com que a pessoa que sofre dessa fobia organize seu dia de tal forma que possa fazer todas as suas atividades sem ter que enfrentar a direção. Esse certamente é o primeiro grande erro se você está tentando superar essa apreensão.

Mais afetados pela fobia de dirigir

O medo de dirigir tende a afetar mais os motoristas com pouca experiência (que têm menos de 2 anos de carteira) e, em menor medida, os motoristas experientes. A incidência também é maior em mulheres por volta dos 30 anos.

Algumas das principais origens do problema da amaxofobia

  • Ocorrência de acidente, no qual a pessoa é vítima ou testemunha;
  • recebimento de uma educação baseada no medo ou na desconfiança de habilidades;
  • vivência de momentos de ansiedade ou estresse na vida, devido a outros problemas não relacionados à direção (ex: problemas de trabalho, problemas familiares, etc.).

Por que você tem medo de dirigir?

As causas da fobia de dirigir são diversas. Em alguns casos o medo de errar acaba motivando um acidente; em outros, o problema está no local por onde a pessoa dirige (rodovia, estrada, avenidas largas).

Também há quem tenha medo de usar o carro à noite ou em velocidades mais altas. Saiba que a amaxofobia é composta por 2 níveis:

Cognitivo

Esse nível está relacionado a pensamentos sobre acidentes e perda de controle. Além disso, a pessoa pode ter medo da morte ou de causar danos a terceiros.

Emocional ou fisiológico

Quem tem amaxofobia sente ansiedade, tensão muscular, insegurança, náusea e suor excessivo. Além disso, é comum que essa pessoa tenha visão turva, aumento da frequência cardíaca, diarreia e tremores nas mãos e nas pernas.

Confira abaixo 6 dicas fantásticas de como superar o medo de direção

Peça ajuda

Ao seu redor, há muitas pessoas que podem ser o apoio de que você precisa para superar o medo de dirigir. Assim sendo, você pode pedir a elas que o acompanhem nas primeiras saídas com carro, ou pelo menos, que o ouçam e dêem sua opinião sobre o assunto.

Leia Também:  Ambivalência: significado em Psicanálise

Às vezes, o caminho da recuperação é falar sobre o problema e os sentimentos que ele provoca em você.

Tenha uma mente sã e um corpo são

Seu corpo e sua mente precisam estar em sintonia e em paz. Se você dominar seu corpo, conseguirá relaxar a sua mente.

Assim sendo, aprenda a relaxar. Você pode pensar: “claro, bastante fácil fazer isso!”. Mas não duvide! É possível aprender a controlar as emoções por meio de técnicas de relaxamento. Ainda assim, você terá que respeitar o seu tempo! Lembre-se de que cada pessoa é diferente!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Mude sua percepção sobre a direção

Você tem que saber o que te faz pensar que dirigir é uma ameaça. Depois de detectar a causa desse temor, para começar a desfrutar do carro e dirigir, você deve associar essa atividade a sentimentos positivos. Por exemplo, tenha em mente que com ela você terá autonomia, fará viagens, verá paisagens relaxantes e poderá ter independência.

Desenvolva autoconfiança

Comece a pensar que você será capaz vencer o medo de dirigir. Existem exercícios de autoconfiança que podem ajudá-lo a melhorar essa percepção de si mesmo.

A verdade é que seu desenvolvimento pessoal irá ajudá-lo na condução e em todas as áreas da sua vida. Em vista disso, dê o primeiro passo: recupere sua autonomia e se desafie! Comece a dirigir ou entre em uma autoescola que ofereça cursos de especialização para perder o medo de dirigir.

Use afirmações positivas

Todas as frases ou palavras que permitem aumentar a sua confiança e autoestima são sempre bem-vindas! Por exemplo, você pode dizer em voz alta:

  • “Estou dirigindo com muito cuidado e dentro do limite de velocidade”;
  • “Eu sou um motorista preparado”;
  • “Estou no caminho certo para me sentir mais seguro”;
  • “Planejei essa viagem, sei para onde vou”;
  • “Eu não tenho medo de dirigir carro”;
  • “Eu consigo vencer esse medo de dirigir”.

Enfrente seus medos

A melhor maneira de controlar a amaxofobia é precisamente dirigir. Começe com pequenos passos: dirija em ruas pouco movimentadas e sempre com velocidade reduzida. À medida que você ganhaR mais confiança em si mesmo, o medo desaparecerá.

Tratamentos com a terapia da exposição

A terapia de exposição é uma das maneiras mais eficazes de superar o medo de direção. Ela é definida como qualquer tratamento que incentive o enfrentamento sistemático de estímulos temidos. Isso é feito com o objetivo de reduzir as reações de medo.

Em vista disso, um terapeuta dessa área usa a terapia de exposição para expor cuidadosamente e sistematicamente uma pessoa a situações temidas sem nenhum perigo presente.

A terapia de exposição provou-se ser muito eficaz por vários estudos de pesquisa. Na verdade, ela demonstrou ser a forma mais eficaz de tratar o medo. No entanto, a terapia de exposição tem suas limitações.

Algumas das desvantagens desse tipo de terapia

  • A terapia de exposição não é amplamente utilizada apesar de ser muito eficaz. A verdade é que poucos terapeutas a usam na prática. A razão disso pode ser o fato de que muitos terapeutas não têm treinamento formal em terapia de exposição.
  • A outra limitação desse tipo de terapia é que os sintomas podem voltar. Isso será especialmente verdadeiro se a terapia for encerrada prematuramente.

Considerações finais

Como você pôde ver nesse artigo, dirigir pode ser uma experiência totalmente normal e gratificante para muita gente. Porém, há pessoas que não gostam dessa atividade e até nem sabem como vencer o medo de dirigir.

Leia Também:  Dificuldade em se Relacionar nos Tempos atuais: O que Fazer?

Qualquer pessoa — mesmo que dirija há anos — pode desenvolver amaxofobia. No entanto, existem testes que podem ajudá-la a descobrir se sofre de um medo normal ou se está desenvolvendo esse tipo específico de fobia.

Se tiver uma preocupação excessiva e sem motivos, saiba que você pode resolver o problema. Coloque-se nas mãos de um especialista. Além disso, pense que outros chegaram a ter medo de dirigir e superaram esse problema. Anime-se! Além disso, se você gostou desse artigo, te convidamos a fazer o nosso curso online de Psicanálise, onde trazemos conteúdos fantásticos sobre esse mundo incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =