batracofobia, medo de sapos ou medo de rãs

Medo de Sapos e Rãs (Batracofobia)

Posted on Posted in Fobias

Fobias relacionadas a animais, principalmente os repteis e anfíbios é muito comum. Dentre essas fobias, a batracofobia, ou seja, o medo de sapos e rãs é um dos mais observados na sociedade.

No entanto, é claro que nem todas as pessoas sentem aversão por sapos, rãs e salamandras, alguns acham bonitos, ou apenas feios. Mas a questão principal é que uma fobia, seja qual for, pode causar sérios problemas na vida de alguém.

Esses problemas podem ser arrastados por toda uma vida. Levando assim uma pessoa a ter sérias crises de ansiedade e desespero, paralisia e limitações, ou ser trabalhado e progressivamente curado. Por isso, esse artigo irá falar sobre as causas da batracofobia, os sintomas que a medo crônico de sapo pode gerar. Além disso, como esse medo de rãs deve ser trabalhado.

Medo de sapos e rãs de maneira crônica versus o estigma da frescura

Infelizmente, há ainda muitas pessoas que julgam o medo das outras pessoas sem tentar compreender como aquilo pode limitar a vida de quem tem alguma fobia. O medo de sapos e rãs pode ser muito mais do que aversão estética, ele pode ser crônico.

Porém, muitas pessoas, além de ter que lidar com seu medo, precisam aprender a esconder sua batracofobia para não ser repreendida. Com isso, a doença pode agregar mais fatores sintomáticos e levar a crises graves.

O passo principal para quem tem algum medo, é falar sobre ele, principalmente, com pessoas de confiança. Essa conversa deve ser sincera e a pessoa entender que ela não deve ser alvo de piadas ou censura, mas se enxergar como alguém que precisa e quer ajuda.

Causas da Batracofobia

Durante toda a história da humanidade os sapos e rãs apareceram em contos de fadas e histórias folclóricas. Porém, diferente de borboletas e pássaros, esses animais são normalmente associados a alguma maldição.

Quem não se lembra da clássica história em que um príncipe foi amaldiçoado e a mocinha deve beijar o sapo para que ele vire um príncipe? Além das histórias que  perpetuam no imaginário cultural, há várias crendices em que sapos, ou algo relacionado a eles, provoca algo ruim.

Para algumas culturas, o simples olhar ou cruzar com um sapo é sinal que algo ruim irá acontecer. Sem contar a convicção de que encostar na pele do sapo ou ter contato com a urina dele pode causar verrugas na pele. Fora a relação entre o coaxado dos animais com a morte e mal agouro.

Saiba mais

Porém, não são apenas de crendices que o medo de sapos e rãs se sustenta. Há estudos científicos que mostram a existência de muitas espécies de rãs que provocam alergia ou têm algum veneno.

Ao ler ou assistir filmes e programas que falam sobre esses assuntos, muitas pessoas, principalmente as crianças que são mais suscetíveis a desenvolverem fobias. O que acaba gerando uma fobia por sapo e medo de rãs.

Além da fobia criada através do imaginário e influências externas, há casos resultantes de experiências negativas com os animais. Porém, quase sempre essas experiências resultam em fobias. Em alguns casos o medo e lembrança não se internaliza e some com o tempo.

Imagine…

… uma criança que estava passeando por uma chácara e um sapo pula em cima do seu rosto. Provavelmente essa criança levará um susto muito grande e o sentimento, o cheiro, o tato, tudo, ficará marcado na sua memória.

Ainda sobre um caso desse, é preciso ressaltar que uma característica importante desses anfíbios é que eles são ótimos em camuflagem para salvarem suas vidas de predadores.

Consequentemente, quando se sentem em perigo, eles aparecem de maneira abrupta e gera um susto muito grande. Esse susto é que a maioria das pessoas associa a lembrança e imaginário de qualquer animal parecido.

Medos associados a Batracofobia

Além do medo do animal em si, a Batracofobia promove o medo de tudo que se relaciona a sapos e rãs. Por exemplo, lugares úmidos, chuvosos e com lagos são popularmente lembrados como os lugares em que esses animais ficam.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Assim como banheiros, lugares sujos, apertados, com isso, pessoas com fobia de sapos evitam esses lugares.

    Sintomas relacionados a medo de sapos e rãs

    Pessoas que sobrem com a Batracofobia têm uma série de sintomas desencadeados apenas com a visão, som ou a ideia de ter um sapo perto delas. Dentre esses sintomas mais comuns temos:

    • choro;
    • tremores;
    • agitação;
    • gritos;
    • ansiedade;
    • palpitações;
    • suor.

    Em situações mais severas de medo crônico de sapo, as pessoas não conseguem olhar para fotos e desenhos mais realistas desses animais. E muito menos, nadar em lagos, caminhar por lugares com grama alta ou ir em qualquer lugar em que as rãs possam estar.

    Já nos casos mais extremos de medo de sapos e rãs, a pessoa pode ter crises histéricas e paralisia de medo por imaginar o animal no seu corpo.

    Tratamento da Batracofobia

    A primeira coisa que as pessoas que têm a batracofobia precisam fazer é buscar entender qual o que ocasionou o seu medo.  Para atingir esse conhecimento com assertividade é interessante ter o apoio da psicoterapia e terapia. Afinal, ambas têm ferramentas para ajudar o paciente a racionalizar seus medos e iniciar o tratamento.

    Após isso, uma das ferramentas para começar a trabalhar sua fobia é aprender sobre esses animais. Compreender como eles vivem, sua função na natureza e seus hábitos. Isso porque as rãs e sapos são essenciais para o ecossistema.

    Saiba mais…

    Além disso, de maneira geral, esses animais são inofensivos e não nos atacam se não sentirem que estão em perigo. Através da racionalização dessa espécie e a progressiva separação do animal e o medo se sapos e rãs. Ou seja, entender que um sapo é só um sapo e não o sentimento que tenho dele, é possível começar a  exposição gradual aos animais.

    No entanto, lembre-se que é um processo gradual, nenhuma pessoa com fobia de sapo e medo de rãs deve se expor de uma vez e do dia para a noite ao seu objeto do medo.

    Por esse motivo, pessoas com batracofobia devem começar vendo imagens de sapos e rãs. Além disso, falar sobre eles com pessoas com quem sentem confiança, ouvir sons vindos desses animais e aumentando essa exposição a cada passo.

    Considerações finais sobre o medo de sapos

    Por fim, a batracofobia não é, de maneira nenhuma, uma frescura. Pelo contrário, as pessoas que sentem medo de rãs e fobia de sapo devem procurar ajuda, porque esse medo pode impossibilitar as pessoas de saírem, ou terem crises sérias de ansiedade.

    Dessa forma, buscar o tratamento para a batracofobia, ou seja, o medo de sapos e rãs, é de suma importância para uma vida mais tranquila. Inclusive, se você se interessa por fobias e como a psicanalise pode ajudar nisso, conheça nosso curso de formação em Psicanálise. Então, não perca tempo e matricule-se já!

    18 thoughts on “Medo de Sapos e Rãs (Batracofobia)

    1. Seria legal alterar a imagem da matéria que cotem um sapo de fundo, eu sempre tive dificuldade de procurar saber sobre o assunto por sempre encontrar imagens

      1. Eu ao pesquisar imaginei que teria alguma imagem, então ao pesquisar eu deixei o celular virado de lado para não ver a imagem, eu não consigo ver imagem de livro ,a última vez que eu vir uma rá foi no pé de alface eu entre em choque e comecei a chorar e não conseguia falar é horrível.

        1. Tem uma rã aqui no quarto e meu celular tá descarregando enfim eu queria sair do mosquiteiro mas tô com medo

    2. Poderia não ter uma foto do animal no artigo, rs. Eu tenho batracofobia e foi muito difícil abrir a matéria para poder ler…

    3. Não suporto vê estes animais, descobri que tenho batacrofobia. Sei o quão são importante na natureza, geralmente meu marido os elimina, fico muito chateada. Ele argumenta que se não fizer isto, eles retornam. Moro numa casa, que ficamos de portas aberta. Nesta madrugada, fui ao banheiro e ao sair e olhar para trás, tinha um. Entrei em pânico, não podia gritar, porque todos dormiam, meu grito se transformou num choro profundo, só de pensar que eu havia ficado ao seu lado, sem saber e que podia ter pulado no meu pé. Meu marido acordou e fechou a porta do banheiro. Ao amanhecer, jogou ele na rua.

      1. Andréa de Aguiar disse:

        Olá meu nome é Andréa quero dizer que vc foi muito forte, pq comigo aconteceu a mesma coisa mais comecei a gritar muito e não ouvia ninguém e como se eu estivesse ficado surda foi muito ruim

    4. ILKa Santos Oliveira disse:

      Meu medo é tão grande ,que não consigo explicar. Está noite quando fui tirar o violão do lugar onde estava , adivinha tinha não sei se era sapo ou rã, mas foi horrível ,não conseguir entrar no meu quarto pra dormir, fiquei a noite toda sentada na cozinha, meu noivo não deu muita bola ele acha que é frescura, mas estou com muito medo e chorando muito. Não sei o que fazer com esse medo .

    5. Meu Deus! eu pensei que era única no mundo do a sentir pavor desse animal, o medo arruinou minha vida profissional, pois não fiz um curso superior para não ter que enfrentar as noites de chuvas e consequentemente encontrá-los, pois só de pensar me dá arrepios. Quando é inverno para mim é um sofrimento. Infelizmente as pessoas acham engraçado enquanto deviam ajudar. Sinto-me prejudicada, não sabia que era uma doença por isso não procurei tratamento. Agora acho tarde.

    6. Já tive tanto medo de rã que seria capaz de ficar a noite toda sem entrar no banheiro.
      Comecei a pesquisar e hoje já tenho coragem de tirar as bochinhas, com uma vassoura e uma pá sem mata-las
      Entendo que tudo ta armazenado dentro da nossa cabeça.

      1. Moro na zona urbana, então não cruzo facilmente com sapos. Tenho mais medo especificamente de cururu. Não viajo para lugares que possa ter, antes de reservar pergunto se no local tem. É triste viver assim. As pessoas acham engraçado e se duvidar jogam em vc. Sempre explico aos mais próximos que não permitam essa brincadeira pois só capaz de infartar ou não voltar mais à realidade. Sempre tive medo, desde criança.

    7. Também tenho muito medo de sapos. Se eu ver qualquer imagem deles,sejam em livros ou fotos, na hora eu dou um grito e solto o celular ou livro no chão. Sinto um calafrio e meu corpo estremecer. A caso eu fale sobre o animal ou veja,quando eu durmo sonho com ele. E aí eu sinto tanto medo que se eu nao conseguir acordar do sonho, parece que eu vou morrer, me coração acelera…

    8. Ontem foi horrível passei noite inteira sentada na minha cama sem dormir tinha muitas delas no meu quarto eu moro no interior do Ceará eu estou enloquendo não sei oque fazer

    9. tenho mt medo rãs, uma pulou em mim quando era criança e foi aterrorizante, até hoje, na vida adulta sinto medo, nojo, pavor delas

    10. Eu jogo sal porque preciso ter certeza que não vai voltar e pular em mim !

    11. Stefanny Nascimento da Luz disse:

      Tem uma rã aqui no quarto dos meus filhos. Ela tem menos de 5 cm. Mas sinto como se tivesse um dragão aqui dentro e oferecesse risco ao meus filhos. Sinto-me triste por pensar e sentir assim sobre a plobre rã. Meu marido já veio ver e não conseguiu pegá-la. Disse que ela tá com mais medo de mim que eu dela Por ser madrugada ele foi dormir e não consigo deixar minhas crianças sem vigília. Pelos meus filhos já diminuiu em 40% minha batracofobia desde que eles nasceram. Tenho medo dela pular na gente. Tô aqui lendo pra continuar na Ideia de desensibilizacao.

    12. Aqui na redondeza onde moro tá cheio. Estou passando noites e noites com insônia, porque apareceu uma no banheiro de casa. Não estou vivendo mais, depois disso acho que tem uma em tudo que vou mexer. Não consigo entrar no banheiro mais sozinha, meu caso é extremo, estou totalmente arrasada sem saber o que faço pra enfrentar esse trauma que só aumenta.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *