comportamento mesquinho

Mesquinho: significado e comportamento

Publicado em Publicado em Conceitos e Significados

Ser chamado de mesquinho nunca surge como elogio, e na verdade, dependendo do contexto, pode ser uma crítica bastante ofensiva. Mas você sabe o que é mesquinho e como essa característica pode ser prejudicial?

A definição da palavra está associada a pessoas que têm grande apego a bens materiais. Apesar disso, o termo ganha significados particulares em diferentes contextos.

Para entender melhor do que se trata esse adjetivo, continue a leitura e confira!

O que é mesquinho?

No dicionário, uma pessoa mesquinha é aquela que não gosta de dividir o que é seu, é presa ao dinheiro e supervaloriza o desejo por bens materiais.

Tudo isso de forma que afete seu próprio lazer e conforto ou até mesmo dificulte conquistas maiores.

O comportamento mesquinho é bastante delicado para quem compartilha sua situação financeira com outras pessoas, por exemplo.

Em vista disso, a palavra não é utilizada como boa qualidade, visto que, em geral, prejudica as relações interpessoais.

Um outro termo com definição muito similar é a avareza. Conhecida como um dos sete pecados capitais, a avareza consiste em prezar em excesso pelo acúmulo de dinheiro e patrimônios, ainda que isso exija sacrifícios próprios e de terceiros.

Essa característica pode causar desavenças familiares, impasses em relações amorosas e dificultar a construção de relacionamentos sólidos e duradouros.

No entanto, vale pontuar que a mesquinharia não determina que um indivíduo seja fracassado ou bem sucedido.

Significado de mesquinho

O termo “mesquinho” é usado para descrever alguém que é muito cuidadoso com o dinheiro, mesmo quando tem muito. Pode ser aplicado tanto a uma pessoa rica quanto a uma pessoa pobre.

Quando uma pessoa rica é mesquinha, ela vive de forma muito simples, economizando ao máximo, mesmo podendo gastar mais.

Às vezes, essa pessoa também trata mal seus funcionários, recusando-se a dar aumentos ou benefícios justos.

Por outro lado, uma pessoa pobre que é mesquinha é muitas vezes vista como econômica. No entanto, há uma diferença importante entre os dois.

A pessoa econômica sabe equilibrar suas economias com suas necessidades básicas, priorizando seu bem-estar físico e satisfação pessoal.

Comportamento mesquinho

A mesquinharia desenvolve um comportamento particular que popularmente pode ser chamado como “mão de vaca”, “pão duro”, entre outras expressões.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

Erro: Formulário de contato não encontrado.


Independente de como o adjetivo seja conhecido em cada região, o comportamento é o mesmo.

Esse tipo de pessoa acredita que mantém hábitos econômicos, quando na verdade está sempre buscando por um acúmulo de valores em sua conta que nunca será atingido.

Isso porque nenhuma quantia será suficiente para satisfazer o mesquinho.

Esse não é o caso da pessoa econômica, que corta gastos por um objetivo concreto, com valores e prazos definidos. Se quando a pessoa conquista o que planejou ela se permite flexibilizar as economias, o seu lazer está sendo priorizado.

Em outras palavras, o dinheiro não é uma prioridade, mas sim suas satisfações e realizações em conjunto.

Portanto, esse é um comportamento econômico, visto que preza pelo bem-estar real de todos.

Já a pessoa mesquinha está muito mais focada nos seus interesses pessoais. Ela pouco se importa com a realização alheia e está inclinada a explorar a generosidade e favores que lhe oferecem.

Hábitos de uma pessoa mesquinha

Identificar hábitos mesquinhos em você mesmo ou nos outros não é tão difícil. Existem sinais claros que podem ser notados com pouco tempo de convivência.

Alguns dos hábitos mais comuns de uma pessoa mesquinha incluem:

  1. Pedir descontos injustificados: Mesmo que o preço já esteja justo, essa pessoa sempre quer mais desconto e pode até desistir da compra se não conseguir.
  2. Trapacear em negociações: Elas sempre tentam tirar vantagem nas negociações, muitas vezes de maneira desonesta.
  3. Fingir falta de dinheiro: Mesmo tendo dinheiro, elas agem como se estivessem sempre sem grana, esperando que os outros paguem por elas.
  4. Manter dívidas desnecessárias: Preferem parcelar tudo, mesmo que possam pagar à vista, acumulando dívidas que poderiam evitar.
  5. Agir apenas por interesse próprio: Não se importam com os outros, só querem que seus próprios interesses sejam atendidos.

Viver com alguém assim pode ser difícil, já que eles privam a si mesmos e aos outros de desfrutar a vida e podem prejudicar aqueles ao seu redor.

Considerações finais

Como vimos, é fundamental saber diferenciar uma pessoa econômica de um mesquinho, para que os adjetivos não sejam atribuídos de maneira errada. Uma vez que ser econômico é positivo e visa o bem de toda a família e até mesmo da sociedade.

Depois dessa leitura deu para entender bem o porquê ser mesquinho é sempre levado como algo negativo, não é mesmo? Então, bastante cuidado para que seus hábitos econômicos não se transformem em mesquinharia.

Se você gostou do texto e deseja saber mais sobre o comportamento mesquinho. Se inscreva em nosso curso online de psicanálise clínica. Com aulas 100 Ead, você terá acesso a um conteúdo exclusivo. Para saber mais, clique aqui!

3 thoughts on “Mesquinho: significado e comportamento

  1. Mizael Carvalho disse:

    Muito bom artigo. Parabéns! Fugirei dos “Gerson da vida,que querem levar vantagem em tudo!”

  2. Ana Cláudia da Silva disse:

    Muito esclarecedor obrigado

  3. Trabalho para uma pessoa com todas essas características.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *