significado de metabolismo acelerado

Metabolismo acelerado: explicação física e psicológica

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Transtornos e Doenças

Ter o metabolismo acelerado é o desejo de muitas pessoas, pois há uma associação com emagrecer rápido e saudável. Mas você de fato sabe o que é isso? Então, leia o nosso post para entender mais sobre o assunto.

O que é metabolismo acelerado?

Para dar início ao nosso post, vamos falar sobre o significado de metabolismo acelerado. Mas antes, vamos esclarecer o que é metabolismo. Ele é responsável pelas transformações dos nutrientes que a gente ingere em energia que o nosso corpo precisa.

Aliás, o metabolismo tem um papel importante na queima de calorias que são tão necessárias para a nossa sobrevivência. Contudo, caso essa função esteja em desequilíbrio, ela pode ficar tanto lenta quanto acelerada.

Quando a gente está com o metabolismo acelerado, ele influencia na dificuldade para ganhar peso. Ou seja, muitas das pessoas que têm esse tipo de metabolismo são mais magras, pois tem facilidade de queimar as calorias.

A pessoa que tem o metabolismo rápido emagrece mais rápido?

Como a gente já disse antes, as pessoas que têm um metabolismo acelerado são, na maioria das vezes, mais magras. Por conta desse ideal, muitos indivíduos buscam ter esse tipo de metabolismo. Embora existam vários alimentos e exercícios que as pessoas possam aderir, essa é uma questão mais genética.

Além disso, enquanto muitos desejam praticar exercícios a fim de perder gordura e emagrecer, outros têm objetivos contrários. Afinal, o metabolismo acelerado impede que a pessoa engorde de forma saudável e viva todos os dias uma luta contra a balança.

Quais são os efeitos do metabolismo acelerado?

Muitos imaginam que o efeito de ter o metabolismo acelerado é ter dificuldade para ganhar peso e massa muscular. Contudo, essa não é a única consequência, afinal há certas desvantagens para o organismo da pessoa. Vamos conferir nos próximos tópicos:

Perda de peso sem nenhum motivo

É lógico que um dos principais sinais de um metabolismo acelerado é a perda de peso. Afinal, quando o metabolismo está ativo por um longo período, o corpo necessita de uma maior quantidade de calorias para manter as suas funções. Por conta disso, há um maior gasto calórico no organismo.

Sensação de cansaço e fadiga

Ao eliminar tantas calorias, o corpo acaba sentindo alguns efeitos, caso ela não seja suprida por meio de uma alimentação saudável. A consequência é o cansaço, já que as células trabalham com uma baixa quantidade de nutrientes, o que causa danos aos processos metabólicos e às principais funções do corpo.

Os batimentos cardíacos aceleram

O metabolismo mais ativo necessita de uma maior quantidade de oxigênio, e por conta disso, os batimentos cardíacos irão aumentar. Ao aumentar a frequência cardíaca, outros sintomas irão surgir, o que vão causar:

  • suadores;
  • insônia;
  • cansaço.

Fraqueza muscular

Outro sintoma bem comum é a fraqueza muscular. Isso ocorre porque o corpo precisa consumir a gordura e a massa muscular, já que há uma perda de massa gorda e de massa magra.

Aliás, a redução da massa muscular causa uma grande fraqueza e dificuldade para fazer algumas atividades do dia a dia.

Leia Também:  Síndrome de Burnout: causas, sintomas, tratamentos

Anemia

Por fim, a anemia é um dos sintomas do metabolismo acelerado que, aliás, é bem sério. Como a gente já disse, o alto consumo de nutrientes e calorias traz alguns problemas de saúde, caso a reposição não seja feita de forma saudável.

A relação entre o metabolismo acelerado e a psicologia

A gente pensa que o metabolismo acelerado é algo que está mais associado à parte física, ou seja, é o nosso organismo (como a genética) que controla isso. Contudo, a parte psicológica também tem o seu papel no metabolismo.

Por exemplo, uma pessoa que tem ansiedade pode ter metabolismo acelerado. Só para relembrar, esse distúrbio psicológico causa sofrimento para as pessoas que têm esse problema. Afinal, ela afeta vários aspectos da vida dela e traz prejuízos, atingindo a esfera social, profissional e sentimental.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Além de tais prejuízos, o corpo da pessoa também é afetado, em especial, o seu peso, ela pode tanto engordar quanto emagrecer. Isso ocorre porque a ansiedade influencia no sistema endócrino, em que a pessoa é acometida com altos níveis de estresse, sendo que há um aumento na produção de cortisol.

    Metabolismo acelerado: o que fazer?

    Como a gente viu, o metabolismo acelerado pode trazer algumas consequências muito sérias para as pessoas, como anemia. Por isso, é importante ficar atento para não sofrer com os efeitos descontrolados.

    Em vista disso, para poder desacelerar o metabolismo e ganhar peso de forma saudável, é importante adotar alguns hábitos. Então, vamos ver nos próximos tópicos.

    Alimentação

    Vale lembrar que não é para comer tudo o que quiser, achando que isso irá resolver o problema. Então, é importante comer de maneira fracionada, ou seja, fazer intervalos curtos entre as refeições. Esse período pode ser entre 2 e 4 horas.

    Além disso, é necessário comer alimentos saudáveis. Já que ingerir salgadinhos, refrigerantes, bolachas recheadas e massas, por exemplo, vão gerar quilos que farão mal no futuro. Por isso, é necessário apostar em boas fontes de:

    • carboidratos complexos (grãos, cereais integrais, vegetais, etc);
    • gorduras de boa qualidade (azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, etc);
    • proteínas (carne suína, carne bovina, frango, peixes, ovos);

    Exercícios físicos

    A gente acha que as atividades físicas servem apenas para quem deseja emagrecer. Contudo, não é bem assim. Os exercícios como musculação e crossfit são indicados para as pessoas que querem ganhar massa.

    Afinal, tais atividades físicas são estímulos como sobrecarga, em que o músculo deve sustentar um peso maior do que está acostumado. Por conta desse excesso de carga, o músculo cresce, pois precisa trabalhar com mais facilidade. Como resultado, ocorre a hipertrofia.

    Então, é necessário realizar atividade física por volta de 1 hora todos os dias. Mas vale ressaltar que deve procurar um personal trainer para que haja efeitos esperados, além de realizar as atividades de forma adequada.

    Cuidado com a mente

    Por fim, é necessário que a gente cuide da nossa mente, pois ela tem uma ligação com o nosso metabolismo. Então, aposte em técnicas de meditação (como ioga) e sempre reserve um tempo para si mesmo para refletir e descansar a mente.

    Considerações finais sobre metabolismo acelerado

    Como a gente viu ao longo do post, o metabolismo rápido faz com que a pessoa queime as calorias de forma mais rápida. Embora seja um sonho de muitas pessoas, esse tipo de metabolismo requer um pouco de atenção. Afinal, podem trazer consequências para a saúde, como a anemia, que é a mais séria.

    Leia Também:  Sobre o Amor: o que é, como funciona

    Então, para entender mais sobre as causas do metabolismo acelerado, conheça o nosso curso de Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas e os melhores professores do mercado, você vai poder atuar como psicanalista. Aliás, você vai ter acesso a um ótimo conteúdo que te ajudará a entrar na sua nova jornada de autoconhecimento. Então, se inscreva já e comece ainda hoje!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *