A maioria das pessoas associa temperamento explosivo às crianças pequenas. Então, leia esse artigo para saber mais sobre esse assunto!

O que é Temperamento Explosivo em Psicologia

Posted on Posted in Comportamento

A maioria das pessoas associa temperamento explosivo às crianças pequenas. Pois, muitas vezes elas são incapazes de controlar ou expressar suas emoções. No entanto, os adultos podem ter acessos de raiva explosiva que têm as mesmas qualidades da birra de uma criança.

Embora possa ser tentador rotular esse comportamento como “louco”, o temperamento explosivo em adultos é preocupante. Alguns acessos de raiva são causados por problemas de saúde mental. Dito isto, continue a leitura para saber mais detalhes sobre esse assunto.

O que é Temperamento Explosivo em Psicologia?

O temperamento explosivo é categorizado por explosões emocionais envolvendo demonstrações de raiva, frustração ou desprazer. Diferente do temperamento explosivo da criança, os acessos de raiva dos adultos são vistos por meio de engajamento interpessoal ineficaz e desafios para comunicar sentimentos.

Por outro lado, um acesso de temperamento explosivo no adulto não é tão diferente daqueles mais lançados por crianças. Pois, ambos envolvem grandes emoções, dificuldade de comunicar essas emoções e sofrimento.

Entretanto, os adultos podem usar acessos de raiva de maneira mais consciente para atingir um objetivo. A diferença, é que os acessos de raiva são “apropriados para o desenvolvimento” em crianças pequenas. Pois, elas ainda não aprenderam as habilidades para regular e comunicar as suas emoções.

Então, por que o temperamento explosivo acontece?

É normal que as explosões em adultos ocorrem por conta de deficiências em sua educação. Ou seja, muitos adultos não têm esse aprendizado sócio emocional. Dessa forma, quando crianças e adolescentes recorrem a formas inúteis e desreguladoras para se comunicar.

Desse modo, a criança vive em um ambiente no qual explosões emocionais dramáticas foram permitidas. Ou seja, adotadas ou modeladas, essa criança será mais propensa a ataques de raiva na idade adulta.

Contudo, fatores como gênero e normas culturais também são importantes. Isso porque eles podem desempenhar um papel no desenvolvimento de temperamento explosivo. Isto é, são fatores que dão uma maior propensão para tais acessos.

Por outro lado, às vezes, esse comportamento pode ser indicativo de transtornos mentais graves. Você pode notar que as pessoas que se envolvem com mais regularidade em acessos de raiva podem lutar contra traços de caráter.

Em outras palavras esse temperamento explosivo pode vir acompanhado de transtornos de personalidade, bem como transtornos de humor como transtorno bipolar, depressão e ansiedade.

O que desencadeia os acessos de explosões?

Nesse sentido, eventos estressantes – grandes e pequenos – podem desencadear um acesso de explosão. Além do mais, devido ao estresse crônico experimentado durante a pandemia, muitas pessoas experimentaram um aumento da raiva, frustração e irritação.

Vale destacar que durante o isolamanto houve um aumento nas demonstrações inadequadas de raiva. Logo, como resultado houve aumento nos casos de abuso infantil e violência doméstica.

Por consequência, quando um adulto tem um acesso de explosão e direciona a frustração para os outros, os resultados podem ser devastadores.

Por isso, vejamos alguns sinais comuns que podemos notar em pessoas que possuem temperamento explosivo:

  • Aumento da agitação e/ou irritabilidade;
  • andar rápido e/ou andar para frente e para trás;
  • gestos agressivos com as mãos e a cabeça;
  • rosto, ombros e/ou mão tensos;
  • fala mais rápido que o normal.
Leia Também:  Prós e contras da aceitação segundo a Psicanálise

Como controlar?

Se você é aquela pessoa que tem explosões que te desestabilizam fique atento! Contudo, saiba que eles não estão fora de seu controle quanto podem parecer. Então, uma vez que resultam da falta de capacidade de regular as emoções, fazer o trabalho para desenvolver essas habilidades pode ajudar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Dessa forma, você pode evitar ter um acesso de explosão aprendendo a ser responsável por sua própria regulação emocional. Em outras palavras, isso muitas vezes envolve o engajamento no trabalho autônomo. Ou seja, incluir pausas, uso de exercícios ou registro no diário como uma válvula de escape emocional.

    Além disso, é válido também buscar ajuda terapêutica ou participar de um grupo de apoio. Algumas pessoas por natureza possuem um temperamento explosivo, e outras não sabem como controlar sua raiva e expressar seus sentimentos de maneira mais proativa.

    Seja qual for a situação, existem muitas estratégias que podemos incorporar em nossas vidas para manter nossas emoções sob controle. Confira!

    1. Preveja seu colapso

    Se você sabe que existe um determinado comportamento ou atividade que leva a seus acessos de raiva, preveja e evite. Um exemplo: se ficar sentado no trânsito faz seu sangue ferver, reserve alguns minutos para meditar ou se acalmar após o trajeto.

    Além do mais, fome, agitação, solidão ou cansaço costumam gerar acessos de explosões nas pessoas. Sendo assim, reconheça quando você entrar em um estado de PARADA e tente conter seu acesso de raiva. Logo, se você estiver com fome, por exemplo, faça um lanche antes que a fome vire um gatilho.

    2. Tente conter a sua raiva

    Vamos definir o cenário: você sente vontade de enfurecer-se com o balconista por não lhe dar aquele desconto que você sabe que merece. A raiva está aumentando e você está pronto para gritar, berrar ou ameaçá-los de que não vai embora até que algo seja resolvido do seu agrado.

    Em uma situação como essa, você deve tentar conter sua raiva, em especial se ela for dirigida a outra pessoa. Caso contrário, a destrutividade deve ser contida ou continuará a aumentar.

    Sendo assim, uma maneira de controlar o temperamento explosivo é controlar sua respiração. Respirar fundo, o ajudará a pensar antes de agir. Então, antes de levantar a voz ou tomar qualquer tipo de ação extrema, espere enxergar com clareza a situação.

    Vale lembrar que se o seu temperamento explosivo é algo contra o qual você luta. Por isso, vale a pena procurar um profissional que possa ajudá-lo a encontrar soluções sob medida para você.

    Considerações finais sobre temperamento explosivo

    Agora que você já sabe o que é atitude explosiva para a psicologia, é importante mencionar que criar consciência em torno de seus gatilhos é um meio eficaz para prevenir futuras explosões. Por outro lado, você também pode aprender a lidar com os problemas de raiva que afetam a sua vida, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise Clínica.

    Logo, é uma ótima oportunidade para você aprofundar seus conhecimentos. Além do mais, proporcionamos um conteúdo rico e completo para o aluno que deseja se especializar em psicanalise. Então, não perca a oportunidade de saber mais sobre temperamento explosivo e o funcionamento da mente.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *