Você sabe o que sigifica ter um metabolismo lento? Então, leia agora o nosso artigo para saber mais sobre esse assunto! Aproveite.

Metabolismo Lento: o que é e quais causas físicas e psicológicas

Posted on Posted in Comportamento

Um metabolismo lento está associado à diminuição da quantidade de energia que o corpo usa, seja para alimentar o cérebro ou para respirar. Ou seja, seu corpo não queima o suficiente as calorias de reserva. Dessa forma, ele tende a armazená-las e produzir menos energia.

Além do mais, o metabolismo determina o número de calorias que queimamos a cada dia. No entanto, quanto mais velhos ficamos, mais o metabolismo desacelera. Então, como resultado ganhamos quilos com mais facilidade e por consequência fica mais difícil perdê-los.

Para saber mais o que é e quais são as causas físicas e psicológicas do metabolismo lento, continue a leitura desse artigo!

O que é metabolismo lento?

O metabolismo é o processo pelo qual o nosso corpo converte calorias em energia. Portanto, quando lhe dizem que seu metabolismo é lento, isso significa que seu corpo está acumulando calorias. Ou seja, você não está gastando calorias de forma adequada, fazendo com que ganhem quilos indesejados.

Por outro lado, o metabolismo lento na Psicologia, se refere ao excesso de cortisol, o famoso “hormônio do estresse”.  Secretado em uma dose normal, o cortisol pode ajudar a queimar gordura. No entanto, muito cortisol prejudica a saúde.

Nesse sentido, se você está passando por um longo período de estresse, por exemplo – pode fazer seu corpo pensar que você está enfrentando dificuldades.

Logo, o seu corpo tende a pensar que você precisa de mais energia para superá-las. Como resultado, ele acaba por produzir altas reservas de cortisol e prejudica o metabolismo.

Como acelerar metabolismo lento?

Por isso, adotar um estilo de vida nutricional equilibrado com exercícios regulares, boa hidratação e bom sono irá impulsionar o seu metabolismo. Contudo, vale lembrar que seu metabolismo depende da idade ou mesmo da genética. Por essa razão, é normal que a partir dos 40 anos o metabolismo diminua.

Porém, para estimulá-lo e iniciar a perda de peso, ainda é recomendável consumir gorduras boas. Nesse sentido, os óleos vegetais prensados a frio são ótimos para manter os órgãos funcionando bem. Além disso, proteínas como peito de frango ou ovos ajudam também a manter a massa muscular e acelerar o metabolismo.

Vale destacar que a rapidez ou não do seu metabolismo depende de muitos fatores, como:

  • Atividade física: um corpo musculoso gasta mais calorias todos os dias, mesmo em repouso;
  • Idade: à medida que envelhecemos, o corpo perde massa muscular e, portanto, queima menos calorias;
  • Sexo: em princípio, os homens têm mais massa muscular do que as mulheres e, portanto, um metabolismo mais rápido;
  • No geral, o sono, a dieta ou a genética também podem entrar em ação. Fatores médicos também podem desacelerar o metabolismo, como desequilíbrio hormonal ou doenças da tireoide, por exemplo.

Como saber se o metabolismo é lento?

Podemos distinguir dois tipos de metabolismo básico: metabolismo lento e metabolismo rápido. Como vimos, ter um metabolismo lento significa que o corpo armazena gordura como reservas de energia.

O metabolismo lento pode ser influenciado por vários fatores imutáveis, como idade, peso ou altura. Entretanto, certos fatores de estilo de vida também podem afetar seu metabolismo e quase podem perturbá-lo.

Esse é, por exemplo, o caso de dietas repetitivas ruins que irão forçar o corpo a armazenar gordura em abundância para combater o déficit nutricional. Ademais, problemas da tireoide também podem afetar o metabolismo lento.

Assim como a falta de sono, o que leva à má absorção de nutrientes e ao aumento do armazenamento de gordura. Por isso, veja as características gerais do metabolismo lento:

  • Temperatura corporal baixa: suas mãos e pés geralmente estão frios;
  • Aumento de peso com facilidade;
  • Fadiga crônica: você tem pouca energia e dorme muito;
  • Libido diminuída;
  • Digestão lenta: você raramente vai ao banheiro;
  • Dificuldade em construir massa muscular firme.

Veja como estimular o seu metabolismo

Se você tem um metabolismo lento, não entre em pânico, essa situação não é irremediável. Pois, existem muitas dicas para estimulá-lo e assim construir músculos com mais facilidade e promover a perda de peso.

É possível acelerar o seu metabolismo atuando no metabolismo ativo e na termogênese e, assim, impulsionar um metabolismo basal lento. Para fazer isso, devemos nos concentrar em 4 aspectos essenciais: dieta, atividade física, sono e gerenciamento do estresse.

Leia Também:  Como fazer um TCC: tema, escrita e revisão

1. Como aumentar o seu metabolismo através da dieta

Consumir menos carboidratos ou pelo menos controlar essa ingestão força o corpo a utilizar suas reservas para fornecer a energia necessária. Ou seja, auxiliando para que todos os órgãos funcionem, o que causa um gasto adicional de energia.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Além do mais, estudos mostraram que o consumo de carboidratos simples desacelera o metabolismo e leva ao aumento da gordura corporal. Portanto, reduzir a ingestão de carboidratos para menos de 100 gramas por dia, por exemplo, pode ser um bom primeiro passo para reanimar o metabolismo.

    Portanto, se você quer aumentar seu metabolismo, aposte em alimentos pobres em carboidratos, também chamados de alimentos com baixo teor de carboidratos.

    Como aumentar o seu metabolismo através do esporte

    Ficar ativo é essencial para aumentar o metabolismo lento. Na verdade, você precisa queimar calorias e aproveitar suas reservas de gordura para perder peso e construir músculos.

    Desse modo, os esportes de força, como o ganho de peso, são recomendados para substituir gordura por músculo. Pois, quanto mais você cresce, mais aumenta seu metabolismo chamado “basal”, isto é, seu consumo de calorias em repouso.

    Assim, a glicose irá para os músculos para fornecer energia e seu corpo não armazenará gordura.

    Considerações finais sobre metabolismo lento

    Além das dicas fornecidas acima sobre como estimular o metabolismo lento, de acordo com a psicologia é importante saber administrar o estresse diário para o aumento do mesmo.

    Pois como vimos, um dos principais motivos para o metabolismo lento é o estresse que aumenta a produção do hormônio chamado cortisol. Então, cabe a você encontrar a técnica que lhe permitirá controlar isso no dia a dia.

    Por que não tentar uma de nossas soluções, como o nosso curso online de psicanálise clínica? Através do nosso curso, você vai aprender a enfrentar seus desafios nutricionais e vê-los como oportunidades únicas para um fantástico desenvolvimento pessoal. Então, não perca essa chance de compreender melhor sobre as influências emocionais no metabolismo lento.

    One thought on “Metabolismo Lento: o que é e quais causas físicas e psicológicas

    1. Não esquecer da tese da importância do sexo, depois dos 50, mesmo com toda alteração hormonal e envelhecimento, inerente! Pode ser desde namoro, flerte, atração: tudo contribui para a saúde! Ontem, um vizinho coroa mas de corpo “definido”quando ficamos a sós no elevador, se olhou no espelho, bem perto de mim, dei breve suspiro, depois de frente para mim, levantou a cabeça como para ser melhor contemplado o peitoral. Como comentou que estava de férias, na saida dele, disse boas férias querido e, ele disse beijo onde te abrisse! Ri e disse, amistosidade é tudo!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.