o que é microlearning

Microlearning: o que é, exemplos e aplicações

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

Estamos em tempos em que a rotina das atividades são intensas, onde muitos não conseguem investir tempo em treinamentos longos para aprimorar seus estudos. Na era da tecnologia, com todas as informações ali disponíveis, influenciou significativamente no ritmo de aprendizagem. Desse modo, o conceito de Microlearning traz uma solução eficaz, onde se pode estudar com maior flexibilidade, com menos tempo e em qualquer lugar.

Em suma, o Microlearning é um conceito de ensino que surgiu para que as pessoas consigam aliar a rotina profissional com os estudos. Basicamente, é um modelo de aprendizagem diferente da forma tradicional de ensino. Microlearning, do português micro aprendizagem, nada mais é do que assuntos organizados de uma forma que não demande muito tempo dos estudantes, com flexibilidade, planejamento e foco, para facilitar a compreensão dos conteúdos.

Destacamos também que em meio a era da tecnologia as pessoas tendem a se distrair com maior facilidade, sendo assim, a concentração em estudos é diferentemente afetada. Nesse sentido, o Microlearning busca trazer soluções para estimular o aprendizado, com métodos específicos, que se adaptam mais facilmente a este novo cenário.

O que é Microlearning?

Como o próprio nome já diz, Microlearning é um método de estudo com micro doses de conhecimento. Ou seja, o conteúdo é entregue ao aluno de forma rápida, direta, com curta duração e uma única informação.

Através de aulas com linguagem simples, com a utilização de recursos multimídia, facilita a compreensão dos alunos. Em um forma diferente do método de ensino tradicional, este modelo, no geral, é oferecido por plataformas online e por vídeos aulas.

Isso não quer dizer que aprenderá menos, pense como uma forma de aprender conteúdos complexos, em pequenas partes. Com isso, conseguirá absorver o conhecimento de forma mais objetiva, diferentemente dos métodos tradicionais, com longas e maçantes aulas. Em suma, este método é focado, prático, objetivo e curto.

Significado de Microlearning e qual objetivo?

Microlearning, do inglês micro aprendizado, é um método de estudo que, de forma objetiva, com pequenas sessões, apresenta conteúdos complexos ao aluno. Com pequenas doses de conteúdo, busca facilitar o aprendizado do aluno, com técnicas que facilitam o entendimento e absorção do conteúdo.

Nesta metodologia de ensino flexível, são apresentados aos alunos somente tópicos importantes, aqueles que realmente são necessários para o aprimoramento de sua carreira profissional.

Por exemplo, no método tradicional de ensino, uma aula pode durar horas, com diversos temas. Diferentemente no Microlearning, onde esta mesma aula é dividida em partes. Desse modo, o aluno pode escolher aqueles tópicos que precisa, de fato, naquele momento de sua carreira. Ou seja, sem precisar assistir horas de aula, com inúmeros assuntos, quando, na verdade, busca somente alguns ensinamentos específicos.

Esse método é uma ótima ferramenta para aprimoramento dos profissionais no meio corporativo, que geralmente têm uma rotina cansativa de tarefas diárias. Pois, quando o curso trabalha com métodos específicos, com foco na atividade em si, aumenta o engajamento dos profissionais e, consequentemente, melhoram os resultados da empresa.

microlearning resumo

Conceito de Microlearning e sua importância

Como dito, o conceito de microlearning consiste em um método de aprendizagem rápida, trazendo informações objetiva. Ou seja, em minutos se poderá conseguir absorver informações precisas, sem demandar longos períodos em uma aula.

Fato este que, para aqueles que tem uma rotina pesada de trabalho, longas aulas podem levá-lo a exaustão, e, ainda, não conseguem absorver de maneira efetiva o conteúdo.

E, para se manter no mercado de trabalho, que está em constante evolução, profissionais não tem outra alternativa a não ser o aprimoramento. Sendo assim, o método de estudo Microlearning tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Organizações que aplicam o método se destacam no mercado, pois investir em treinamento de seus profissionais é uma ótima estratégia para o sucesso.

Vantagens do Microlearning

Com foco na aprendizagem direcionada, com pílulas de conhecimento, devidamente planejadas, empresas e profissionais terão o uso otimizado do tempo para adquirir conhecimentos específicos, conforme necessidades imediatas da empresa. Passa ressaltar as vantagens deste técnica para as estratégias empresas, ressaltamos aqui as principais:

  • motivação profissional: com conteúdos curtos de informações, as pessoas tendem a ter maior engajamento, diferentemente do que ocorreria em demandar tempo em longos treinamentos;
  • fácil acesso ao conteúdo: na era da tecnologia, os conteúdos curtos de estudo, com aulas dinâmica, agregarão mais conhecimento e dará maior engajamento ao estudante. Como, por exemplo, aqueles que têm a flexibilidade de estudar em sua casa, em trabalhos em home-office, por exemplo;
  • conteúdos focados em lacunas do conhecimento: é uma alternativa de resolver, rapidamente, dúvidas práticas ou trazer instruções para o ambiente de trabalho;
  • economizar tempo: como dito, o conteúdo do aprendizado é feito no forma que é chamado de pílulas. Ou seja, se demanda menos tempo para adquirir o conhecimento pretendido.
Leia Também:  Lista de psicólogas e psicólogos em Itajaí SC

microlearning vantagens

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Na prática, como aplicar o Microlearning?

    Aplicar as técnicas do Microlearning não envolve simplesmente dividir aulas longas em partes pequenas. Para sua aplicação prática, se exige um planejamento, para que as aulas sejam objetivas, curtas e com foco na aprendizagem rápida. A fragmentação do conteúdo educativo em partes tem como principal objetivo aprimorar a capacidade cognitiva do aluno. Pois, em longos conteúdos, parte das informações não são absorvidas.

    Em termos práticos, seguem algumas dicas para implantar o Microlearning em sua empresa:

    • definir o perfil: se deve definir qual perfil do aluno, para que o conhecimento seja direcionado, com linguagem e recursos adequados para o público-alvo que será apresentado o conteúdo;
    • objetivo: se deve ter uma lista de quais habilidades precisam ser desenvolvidas pelos após, para, então, dividir o conteúdo em aulas rápidas, simples e de fácil compreensão;
    • mapeamento do conteúdo: Microlearning não é somente resumir um conteúdo de estudo. Se deve indicar o que realmente é necessário para suprir uma necessidade específica de conhecimento;
    • escolher como o conteúdo será transmitido: como, por exemplo, áudios, infográficos, vídeos, textos, etc.;

    Em suma, o Microlearning deve ser implantado conforme a demanda, dando prioridade ao perfil do aluno. Para que o conteúdo lhe se passado de forma prática e eficaz, para poder aplicar o conhecimento adquirido na prática de sua rotina profissional.

    Exemplos de Microlearning

    Como dito anteriormente, os cursos no formato Microlearning podem ser realizados de diversas formas, a depender do tema e perfil do estudando. Na prática, por exemplo, são utilizados os seguintes recursos:

    • Vídeos: curtos, entre 3 a 5 minutos, com um objetivo específico, visando diminuir, a sobrecarga de conteúdo que diminua a cognição;
    • Textos: de forma concisa, sem textos longos, trazer resumos do conteúdo, com dicas práticas para aplicação na rotina de trabalho;
    • Áudio: da mesma forma que o conteúdo em vídeo, o áudio tem de ser focado, com um objetivo específico e de fácil compreensão;
    • Imagens: ilustrações, gráficos, diagramas deixam o conteúdo mais rico, proporcionando uma experiência mais interessante no processo de aprendizagem.

    Portanto, o Microlearning é um método eficaz para auxiliar no aprendizado, principalmente no meio corporativo. Pois visa atender necessidades específicas, tornando o trabalho mais produtivo e criativo. 

    Contudo, se você também deseja conhecer outras formas de agregar sua profissão, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise. Pois dentre os seus benefícios, está agregar na sua profissão atual. Tendo em vista que, por exemplo, um advogado, um professor, um terapeuta, um profissional da saúde, um líder religioso, um profissional de coach, um vendedor, um gestor de equipes e todas as profissões que lidam com pessoas podem se beneficiar com os conhecimentos teóricos e práticos da psicanálise. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.