conceito de conhecimento habilidade atitude

Conhecimento, Habilidade e Atitude: significados e diferenças

Posted on Posted in Comportamento

Conhecimento Habilidade Atitude, o famoso “CHA”, basicamente, se refere a um conjunto de características para se tornar alguém competente. Embora a expressão seja muito utilizada no mundo corporativo, ela pode ser aplicada em todos os setores da vida, pois sempre esperamos sermos competentes em nossas ações.

Desse modo, a competência é algo que aprendemos ao longo da vida, resultante de Conhecimento Habilidade e Atitude. E a competência não aparece de repente, com o tempo passamos a adquiri-las no decorrer na vida, desde o estudo acadêmico até nas circunstâncias fáticas. Afinal, durante a vida estamos em meio a diversos contextos.

Ou seja, ao longo da vida, adquirimos nossas próprios competências e as acumulamos. São elas que nos ajudam a tomar decisões e enfrentar os desafios da vida. Então, o conhecido como CHA (Conhecimento Habilidade Atitude) é o conjunto de todas essas experiências que adquirimos ao longo da vida, especialmente em nossas carreiras profissionais. Nesse ínterim, traremos a explicação sobre os elementos que compõem o CHA.

Defina Conhecimento Habilidade Atitude (CHA)

Como dito anteriormente, a sigla CHA indica as ideias acerca de Conhecimento Habilidade Atitude, que representam a aplicação das competências, criando, sobremaneira, um perfil profissional. Sendo assim, isso ajuda as empresas a escolherem os colabores ideias para compor sua equipe de profissionais e melhorar seus resultados.

Como as qualidades profissionais de uma pessoa são, sobremaneira, determinadas por meios de sua competência, que advém de conhecimentos, habilidades e atitudes, o modelo CHA é utilizado para mapear um perfil profissional.

Assim, para que você entenda os detalhes deste conceito, confira os detalhes desse conjunto de capacidades humanas. Afinal, para se ter uma carreira de sucesso, no mundo corporativo, é necessário atingir bons resultados, e isso não vem somente de conhecimentos técnicos, mas, principalmente do perfil comportamental.

Nesse sentido, teóricos de gestão e administração descrevem a competência como o conjunto dos três elementos: Conhecimento Habilidade Atitude, identificado pela sigla CHA.

Diferença de Conhecimento Habilidade Atitude

De uma forma geral, o conhecimento envolve a teoria, relacionado com a compreensão que a pessoa tem sobre teorias, conceitos e determinados assuntos. Ao passo que habilidades envolve a prática deste conhecimento. Por fim, a atitude é a tomada de decisão para aplicar, ou não, seus conhecimentos e habilidades. Passaremos agora a explicar em detalhes cada uma delas.

Conhecimento

Como já se pode subentender, o conhecimento se dá sobre uma área específica ou um assunto. Ao aspecto profissional, é o que a empresa considerará ao primeiro momento, até mesmo para verificar se tem relação com suas atividades empresariais.

E este conhecimento pode ser adquirido de diversas formas, como, por exemplo:

  • cursos;
  • leitura;
  • formação acadêmica;
  • treinamentos;
  • especializações.

De toda forma, o conhecimento tem relação com a teoria, ou seja, a compreensão que a pessoa tem sobre conceitos e teorias. Embora algumas profissões exigência graduação, o conhecimento vai além, relacionando-se com os repertórios da pessoa, não somente os adquiridos no “banco” da universidade.

Habilidade

Em suma, se refere a aplicar seu conhecimento, na prática, trazendo soluções para o crescimento da empresa, bem como para solução de eventuais problemas. Ou seja, colocando todo seu conhecimento técnico para que a empresa consiga gerar resultados, com competência e agilidade do profissional.

Dessa forma, ao colocar o conhecimento em prática, fará com que a pessoa se aperfeiçoe, melhorando os seus resultados em sua área profissional. Em suma, para se ter bons resultados em sua carreira, você deve somar conhecimento e habilidade, ou seja, teoria e prática, isso será primordial para seu sucesso.

Afinal, a competência é desenvolvida a partir de quando os conhecimentos adquiridos forem aplicados, e isso dá-se o nome de habilidade.

Atitude

Para colocar o seu conhecimento em prática a pessoa deve ter a atitude, para que assim, efetivamente, possa trazer soluções que gerem resultados, principalmente quando se fala em carreira profissional.

Basicamente, a atitude se refere a possibilidade de realização de atividades aplicando seu conhecimento. Em resultado, as suas habilidades serão aperfeiçoadas gradativamente.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Embora semelhantes, habilidade e atitude possuem diferenças. Ou seja, atitude é a junção dos conhecimentos com as habilidade e demais características pessoais. Assim, a atitude que, de fato, fazem com que as pessoas tomem decisões se irão ou não aplicar suas habilidades sobre certos conhecimentos. Simplesmente é o querer fazer.

    Leia Também:  Transtorno desintegrativo da infância

    Ainda mais, para ter atitudes deve haver foco, para que, assim, os conhecimentos e as habilidades possam surtir os resultados almejados. Em outras palavras, atitudes é agir, ter determinação e disposição para ter o comportamento frente as situações que a vida traz.

    Embora esta competência seja comportamental, ou seja, deve partir da própria pessoa, se ela for estimulada por pessoas e pelo ambiente de trabalho, trará grandes resultados. Estrutura de qualidade, tecnologia e um ambiente agradável de trabalho, fazem toda diferença para que boas atitudes sejam tomadas.

    Conhecimento Habilidade Atitude Resumido

    Qual importância da técnica CHA Conhecimento Habilidade Atitude?

    A ausência de objetividade na tomada de decisões prejudica a evolução profissional, tanto da pessoa quanto de toda sua equipe de trabalho. Por isso é tão importante compreender todos os profissionais, em particular, para que se possa estruturar uma boa equipe de trabalho. Sempre aperfeiçoando suas técnicas sobre Conhecimento Habilidade Atitude.

    Nesse ínterim, Conhecimento Habilidade Atitude auxiliam na gestão empresarial, melhorando seu planejamento, bem como no crescimento de carreira dos profissionais. Tendo em vista que um dos maiores desafios das empresas é a formação de uma equipe com uma boa estratégia de gestão, com planos assertivos, e o CHA pode ajudar muito nessa formação.

    Por exemplo, podem existir funcionários que tenho um ótimo conhecimento, porém não consegue colocá-lo em prática nem tampouco ter habilidade para colocar em prática. Ainda, um dos problemas enfrentados pela empresa é sobre atitude, que é uma competência comportamental. Ou seja, encontrar profissionais que possui Conhecimento Habilidade Atitude não é uma tarefa fácil.

    Portanto, na prática, o CHA traz inúmeros benefícios, tanto para o profissional quanto para a empresa. Pois vai além dos diplomas, visando talentos especiais dos funcionários ou candidatos.

    Por que implantar o método do Conhecimento Habilidade Atitude em minha empresa?

    Com o método CHA você trará uma base sólida a sua empresa, com colaboradores competentes e comprometidos, que trazem bons resultados. Tendo em vista que conhecimentos, habilidades e atitudes aplicados na realização de tarefas, além de serem mais produtivas, também é possível corrigir facilmente eventuais erros. Em resultado, melhores resultados.

    Nesse sentido, é de grande valia que empresas invistam na implantação da técnica CHA para a atingir os objetivos, treinando uma equipe que terá uma visão inovadora e promissora sobre o seu negócio. 

    Ao aspecto do trabalhador, sempre terá profissionais motivados, inovando sempre seus conhecimentos, técnicas e comportamentos. Mantendo-os, assim, sempre preparados para às necessidades que o mercado de trabalho exigem.

    Conhecimento habilidade e atitude citacao

    Quer saber como a psicanálise pode ajudar em sua evolução profissional?

    Contudo, ao ler este artigo sobre Conhecimento Habilidade Atitude até o final, provavelmente você se interessa em entender a mente humano. Então, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise. Dentre os benefícios do curso estão:

    • Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho. 
    • Ajuda na solução de problemas corporativos: a psicanálise pode ser um grande auxílio para identificar e superar problemas corporativos, melhorando a gestão de equipes e o relacionamento com clientes. 
    • Agrega na profissão atual: Um advogado, um professor, um terapeuta, um profissional da saúde, um líder religioso, um profissional de coach, um vendedor, um gestor de equipes e todas as profissões que lidam com pessoas podem se beneficiar com os conhecimentos teóricos e práticos da psicanálise). 

    Por fim, se você gosta deste tipo de conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. É uma maneira de nos incentivar sempre escrever conteúdos com cuidado e excelência para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.