A teoria dos Humores de Hipócrates se refere a explicação do racional teoria dos humores com a saúde, entre os séculos IV a.C. e o século XVII. Basicamente esta teoria, também chamada de teoria dos quatro temperamentos, explica que as pessoas são divididas em quatro temperamentos: Colérico, Melancólico, Fleumático, Sanguíneo.
A teoria dos temperamentos se originou das informações contidas em tratados do Corpus Hippocraticum, de Hipócrates, com algumas contribuições de Galeno. Estes ensinamentos foram marcantes para a história tanto da medicina quanto da psicologia, inclusive, Hipócrates é considerado até hoje como o Pai da Medicina.
Em suma, a Teoria de Humores mostra que o estado de saúde depende dos equilíbrios de humores corpóreos, sob os quais influenciam os temperamentos do homem. Estas teorias perduraram por séculos, presente até na Idade Média e início da Idade Moderna.
Alguns médicos as mantiveram acesas até o século XVIII, muito embora, até hoje, alguns dos ensinamentos ainda são empregados, sobremaneira, pelo estudo do comportamento humano.
Hoje, os humores determinados pelos fluidos corporais é uma teoria questionável. Ainda assim, esses quatro humores de Hipócrates são importantes por:
- representar um dos primeiros estudos sobre as personalidades humanas;
- ser a base para muitas tipologias comportamentais, de personalidade ou caráter.
Quem foi Hipócrates?
Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.), médico da antiguidade, trouxe a medicina ocidental que passou a ser exercida por sacerdotes. Ele elevou a medicina para um nível mais alto, pois, até então, existiam templos em que os doentes obtinham tratamentos não científicos, como ritos mágicos. Então, foi em Cós, a cidade em que nasceu, que Hipócrates trouxe uma mentalidade científica à Grécia Antiga.
Estava entre os filósofos que buscavam entender a mentalidade científica, como Anaxímenes, Jónia e Tales. Procuravam a compreensão do mundo por uma relação de causa e efeito, onde se buscava entender o equilíbrio entre a mente e o corpo, sobretudo ao aspecto da terapia filosófica.
Hipócrates se tornou famoso por deixar um verdadeiro legado com suas obras, designadas como Corpus Hippocraticum, composto por mais de cinquenta tratados, dentre eles:
- epidemias
- coletânea com casos clínicos sobre a natureza humana;
- célere juramento;
- teoria dos humores.
O que é a Teoria humores de Hipócrates ou Teoria dos 4 temperamentos?
Teoria dos Humores, ou também chamada de Teoria dos 4 temperamentos, atribuindo a saúde do homem e seus temperamentos à natureza corpórea, sangue, fleuma, bile amarela e negra. Conforme trecho de sua obra “Sobre a natureza do homem”:
Nesse sentido, para Hipócrates o homem está saudável quando os humores estão temperados em qualidade e quantidade corretas. Claro que hoje sabemos que esses temperamentos não existem, como descrito, em nosso organismo. Entretanto, importante entendermos o simbolismo através da Teoria dos Humores de Hipócrates.
Com esta teoria aprendemos sobre nossas capacidades intrínsecas e lidar melhor com as situações da vida. Abaixo descrevemos cada um dos 4 temperamentos, ou humores, da teoria de Hipócrates. Que, posteriormente, foram chamados por Galeno de:
- Colérico;
- Melancólico;
- Fleumático;
- Sanguíneos.
Os quatro humores
1. Colérico
Vamos começar pelo humor colérico, representado pelo fogo. Quem possui este temperamento tendem a expandir energia, com habilidades para superar as adversidades e se sentem estimuladas em meio a desafios. Porém, assim como o fogo, são pessoas explosivas e sem humildade, achando-se superior aos demais.
Se não controlarem seus impulsos, os coléricos podem explodir, como o fogo, se tornando uma pessoa manipuladora, irritadas e impacientes. Entretanto, com autocontrole, suas características podem lhes ser benéficas, pois faz dela uma pessoa confiante e decidida, que podem a levar a uma vida de sucesso.
Nesse ínterim se explica o simbolismo com o fogo, se descontrolado causará destruição sem precedentes. Já, controlado, ele pode nos aquecer e trazer diversos benefícios a nossa vida. Pesquisas mostram alguns exemplos de pessoas famosas que são coléricas: Bernardinho, Steve Jobs, Platão e Liev Tolstó.
2. Melancólico
Representado pela terra, vem o temperamento melancólico. Assim como a terra, para a teoria dos humores, a pessoa tem características de resistência, ou seja, são pessoas profundas e consistentes. São analíticos e sempre buscam soluções concretas para os obstáculos, sempre com ordem e de forma estruturada.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Entretanto, são pessoas de difícil relacionamento, por serem frias e secas, assim como a terra. Tendem a serem metódicos, tímidos, apegado às coisas e não admite desorganização, podendo, por vezes, torná-lo pessimista e antissocial.
Porém, eles podem se desenvolver para melhorar sua qualidade de vida, buscando um maior envolvimento com os outros. Afinal, assim como a terra, ela não pode ficar abandonada, mas, se cuidada, pode gerar ótimos frutos. Exemplos de melancólicos são Bill Gates, Albert Einsten e Thomas Hobbes.
3. Fleumático
O fleumático tem simbolismo com a água e, assim como ela, procura por repouso, sempre se adaptando às situações exteriores. São pessoas mais tranquilas, organizadas, diplomáticas e pacientes, o que faz dela uma pessoa sempre rodeadas de amigos.
Porém, por serem de fácil adaptação a qualquer ambiente, precisam ter atenção para não acabarem como pessoas passivas na vida, sem iniciativa. Afinal, se a água ficar parada, ela pode trazer doenças, mas, se em movimento, gera energia.
Então, se o fleumático desenvolver suas características sob um viés positivo, tornar-se-á eficiente, criterioso e confiável. Continuando com exemplos de famosos, destacamos como pessoas fleumáticas Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, Aristóteles e Santo Tomás de Aquino.
4. Sanguíneo
Representados pelo ar, os sanguíneos são pessoas envolvente e de energia, assim, tendem a ser extrovertidas e sempre são o centro das atenções por onde passam. Ou seja, são pessoas muito comunicativas e de convivência fácil, que sempre gostam de estar com muitas pessoas.
Acerca do simbolismo com o ar, assim como ele, as pessoas sanguíneas invadem o ambiente, e isso sem pedir licença. Assim, este comportamento espontânea precisa de controle, par anão se tornar inconveniente e causar problemas. O ar limpo é restaurador, porém, o ar poluído pode até matar.
Nesse sentido, para a teoria dos humores, o sanguíneo pode se tornar uma pessoa insegura, que não consegue tomar suas próprias decisões sem ajuda do outro. Ainda, pode ter comportamentos exagerados, até mesmo barulhentos, o que pode lhe tornar uma pessoa desagradável. Ao passo que, com autocontrole, será otimista, simpático e amigável. Dentre famosos, são exemplos de sanguíneos Gisele Bündchen, Usain Bolt, Mozart e Jean-Jacques Rousseau.
Contudo, vale destacar que os temperamentos, da teoria dos humores, não são classificados como bons ou ruins. Mas sim como nossas características pessoais podem estar em equilíbrio e nos trazerem benefícios.
E então, nos conte nos comentários logo abaixo qual é o seu temperamento. Compartilhe suas experiências conosco e tire todas as suas dúvidas. Ainda, se quer saber mais sobre como é o comportamento humano, pelo estudo da mente, convidamos você a conhecer o nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica. Dentre os ensinamentos, você aprenderá técnicas para: a) Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho; b) Melhora o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.
Por fim, se você gostou deste artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a sempre produzir conteúdos de qualidade para nossos leitores.
3 thoughts on “Teoria dos Humores de Hipócrates: história, tipos e funções”
Muito interessante esse artigo!
Muito bom artigo. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos! Eu me enquadro em temperamento (melancólico).
Excelente. Obrigado!