quais os comportamentos humanos

Comportamento Humano: o que é, lista e características

Posted on Posted in Comportamento

O comportamento humano é o termo que caracteriza a relação de pessoas, animais e até instituições em face do cenário que estiverem incluídos. Ou seja, é o modo de agir das pessoas em face ao seu ambiente, ditando, assim, seu padrão de conduta de acordo com seu grupo social.

Desse modo, os padrões sociais influenciam se um comportamento pode ser considerado bom ou mau. Como, por exemplo, se o filho desobedecer, os pais poderão repreendê-lo conforme os padrões sociais que os cercam, como através de um castigo. Assim, saber reagir a cada comportamento é fundamental para se viver em sociedade.

O que significa o comportamento humano na psicologia?

Nesse sentido, a psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Então, ela estabelece os critérios que determinam ou não se a conduta se enquadra nos padrões de certo ou errado.

Em suma, o comportamento humano são os estímulos internos e externos que ocorrem ao longo da vida. Dessa forma, um psicólogo adotará o procedimento a seguir de acordo com o conjunto das reações dos indivíduos.

Assim, o profissional da psicologia estuda os comportamentos e pensamentos humanos e, então, tecnicamente, apresenta diversas interpretações. Igualmente às diversas áreas do conhecimento, a psicologia diversas categorias de estudo, como, por exemplo, as seguintes escolas: Behaviorismo e Psicanálise.

Escola Behaviorismo

Voltado para o comportamento humano, o Behaviorismo traz duas vertentes para o comportamento: o respondente e o operante. Sendo que o operante é àquele que se comporta de forma involuntária. Ao passo que o operante tem plena consciência sobre seus atos.

Escola da Psicanálise

Por outro lado, com origem das ideias de Freud, a Psicanálise tem foco na mente humana propriamente dita, sobretudo sobre o inconsciente de cada indivíduo. Conforme o estudo, o inconsciente é o responsável pelo comportamento humano involuntário. Como, por exemplo, alguém é grosseiro e ao final, para tentar consertar, diz “estou brincando”.

Quais são os principais tipos de comportamentos humanos?

Os comportamentos humanos, também conhecidos como temperamentos humanos, caracterizam-se por 4 categorias, abaixo especificadas. Conforme as nossas reações perante acontecimentos externos ou até mesmo pelos nossos próprios pensamentos.

  • Colérico: se caracteriza pelo apetite irascível, são as pessoas que aparecem sempre com soluções para todos os aspectos da vida, com latente espírito de liderança. Porém, muitas vezes trazem temperamentos mais impulsivos e agressivos, com um orgulho predominante;
  • Sanguíneo: geralmente prestativo e gentil, as pessoas com este temperamento costumam ser alegres, cativando a todos ao seu redor;
  • Melancólico: são os mais profundos e sensíveis, e, em resultado, são introvertidos, com dificuldades ao expor seus sentimentos. Ainda mais, estes indivíduos tem propensão a serem resistentes e mais centrados em suas atividades;
  • Fleumático: ao contrário do colérico, este não sente necessidade alguma de interação social, ainda que esteja em um ambiente com muitas pessoas. Desse modo, neste temperamento há uma supervalorização do silêncio, concentração e disciplina.

Comportamentos entre as fases infantil e adulta

Estes são dois extremos, que podem praticamente virar do avesso o comportamento humano. Na puberdade, diante da alteração do mundo infantil para o da maturidade, despertam-se atitudes novas perante as relações interpessoais, que são muitas vezes impulsivas e incompreendidas.

Assim, ultrapassada a infância, entre a puberdade e a fase adulta, a pessoa irá dar sentido a tudo que aprendeu, tanto com seus pais, como em ambientes escolares e religiosos.

Em resultado, muitos sentimentos, até os inconscientes, poderão vir à tona. Em outras palavras, traumas passados de infância podem influenciar durante toda a vida da pessoa. Neste sentido, é necessário que um profissional especialista em comportamento humano possa ajudar, ressignificando a vida, através de terapias.

Como mudar o comportamento humano?

Em complemento ao acima descrito, você pode se perguntar: “Será que não posso superar sozinho meus traumas e seguir a vida?”. Neste ínterim, oportuno enfatizar que os traumas podem causar pensamentos e comportamentos involuntários.

Neste aspecto, quem não tenha conhecimento técnico-científico sobre a mente humana, dificilmente conseguirá mudar seus comportamentos.

Afinal, é possível mudar o comportamento humano? Sim! O profissional em psicologia, com foco em comportamento humano, trará à pessoa capacidade racional e emocional para superar e seguir com a vida de maneira mais leve.

Leia Também:  Hostil: significado no dicionário e na Psicologia

Como o psicólogo auxiliará na mudança do comportamento humano?

Em suma, o psicólogo é o especialista da subjetividade humana, em outras palavras, atua na análise dos comportamentos e pensamentos humanos, sob um crivo técnico-científico.

Em comparação, quando você sente uma dor de dente, irá direto ao dentista, certo? Ou se tiver uma dor nas costas, procurará um médico especialista em ortopedia, não é mesmo? Então, para curar a sua dor emocional, somente o profissional de psicologia poderá lhe ajudar.

Quais são os comportamentos que melhoram seu desempenho no trabalho?

Diante deste conteúdo, podemos concluir que o comportamento humano está ligado tanto ao sucesso como ao fracasso na vida. Não seria diferente nas relações em um ambiente de trabalho.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Em um ambiente corporativo, são os comportamentos que influenciam na carreira do profissional, pois através deles que surtiram os resultados esperados pela empresa. Portanto, confira estas dicas para melhorar o seu desempenho com sua equipe de trabalho:

    • Saber ouvir seus colegas de trabalho;
    • Focar em resultados;
    • Ser motivado;
    • Sair do comodismo e ter espírito de procura.

    Porém, muitas vezes os comportamentos ocorrem de maneira involuntária, de acordo com o inconsciente, indo além do conhecimento leigo sobre as dores da mente. Você já não se viu reagindo de forma impulsiva, causando muitos problemas?

    Com certeza você já teve reações imprudentes que lhe prejudicaram e também afetaram as pessoas que mais ama. Desse modo, aprenda aqui como o estudo da psicologia poderá lhe ajudar a lidar melhor com as situações rotineiras.

    Por isso, não precisa sofrer sozinho, procure um profissional especializado. Ou, quem sabe você não se torne esse profissional e possa ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo sofrimento? Conheça nosso curso de psicanálise e aprimore seu autoconhecimento e melhore relacionamentos interpessoais.

    5 thoughts on “Comportamento Humano: o que é, lista e características

    1. Muito interessante, poder compreender sobre o comportamento tanto próprio como só próximo, estou em busca de enteder um pouco mais sobre meu comportamento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.