Mindset: significado e método para mindset vencedor

Posted on Posted in Uncategorized

Você já ouviu falar em mindset? Esse é um termo que se popularizou muito nos últimos anos. Isso porque o tema diz respeito às ações da mente. Ainda mais para o desenvolvimento de uma mente vencedora. Por isso, neste artigo, abordaremos os principais aspectos sobre o assunto. Então, aproveite para aplicar as técnicas na sua vida. Não perca essa chance!

O que é mindset?

Mindset é um termo em inglês cuja tradução significa mentalidade. Logo, o termo engloba a noção de pensamento. Ou seja, a capacidade do ser humano de raciocinar. Assim, é por meio da nossa mentalidade que criamos ideias e valores. Nesse sentido, a nossa mentalidade se faz também por meio de influências externas. Isso significa que os aspectos culturais moldam quem somos. E tais aspectos estão presentes em diversas partes da nossa vida.

Crenças, valores e princípios

Assim sendo, a família é o primeiro ambiente que lança sua cultura sobre cada pessoa. Desde que nascemos somos ensinados as noções de certo e errado nas nossas ações. Já o segundo ambiente é a escola. A partir da educação formal é que nossos valores passam a ser confrontados. Afinal, passamos a nos relacionar com outras crianças. E elas também chegam com os seus princípios moldados.

Ainda, a relação com os outros adultos na escola mostram os valores do viver em uma sociedade cheia de regras de convivência. Mas, é a partir da adolescência, muitas pessoas passam a questionar os valores passados pela família. Não é à toa que essa fase é considerada o terror de muitos pais. Uma vez que os filhos questionam a autoridade e valores, se rebelam contra o que lhes foi ensinado.

Na fase adulta, as nossas crenças já estão firmadas. Por isso, é mais difícil mudar a mentalidade. Desse modo, muitas pessoas acreditam que os seus pensamentos são fixos. Logo, as percepções e ações são um reflexo da sua mentalidade construída ao longo da vida.

Origem do termo mindset

O termo mindset surgiu com a psicóloga Carol Dweck. A autora é professora e pesquisadora na Universidade de Standford nos Estados Unidos. Saiba que ela é considerada uma das maiores especialistas do mundo nos campos da personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento.

Assim, seus estudos têm como objetivo a análise do comportamento de crianças e adultos. Mas, em especial nas situações de fracasso. Essa ideia de tratar os fracassos se relaciona com as crenças que construimos. Por isso, no livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, Dweck afirma que:

“a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva a sua vida. Ela pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você.”

Os dois tipos de mindset, segundo Carol Dweck

De acordo com a psicóloga Carol Dweck, as pessoas podem ter dois tipos de mindset. O mais comum é o mindset fixo, enquanto o mindset de crescimento precisa ser desenvolvido. Vamos entender melhor sobre cada um deles a seguir.

Mindset fixo

Este tipo de padrão de mentalidade, significa “acreditar que suas qualidades são imutáveis (…) cria a necessidade constante de provar a si mesmo seu valor. Se você possui apenas uma quantidade limitada de inteligência, determinada personalidade e certo caráter moral, nesse caso terá de provar a si mesmo que essas doses são saudáveis “.

Leia Também:  Sonhar com roupa: nova, suja, lavando

Ou seja, as pessoas com o mindset fixo acreditam que inteligência é um dom que nasce com elas ou não. Portanto, suas capacidades são predestinadas. Assim, a inteligência é vista como algo muito pessoal e não pode transformá-la. Mesmo que sejam capazes de aprender coisas novas, não podem mudar seus níveis de inteligência.

Como resultado, as pessoas ficam presas nos ideais fixos. Logo, o sucesso consiste em provar o quanto se é inteligente e talentoso. Na verdade, esse tipo de mentalidade cria uma falsa ideia de êxito. Isso porque quando há um fracasso, essas pessoas se afundam nas frustrações. Portanto, estão sempre à espera de aprovação dos outros, pois precisam se sentir especiais. Assim, essa mentalidade se reflete no trabalho e com os parceiros amorosos.

Mindset de crescimento

Por outro lado, esse segundo padrão de mentalidade mostra que “se você acreditar que é capaz de se aperfeiçoar estará aberto a informações exatas sobre as suas capacidades. Além disso, se estiver orientado para o aprendizado terá necessidade de informações exatas sobre sua capacidade, a fim de aprender com eficiência.”

Assim, as pessoas com mindset de crescimento reconhecem as suas fragilidades. Então, passam a buscar maneiras de aprender. Portanto, mesmo diante dos fracassos, com esforço é possível mudar as condições. Por isso, o aprendizado é a principal maneira de sucesso.

Para ilustrar melhor, tomemos o caso de um estudante quer deseja entrar na melhor universidade do país. Para realizar seu objetivo, ele vai precisar estudar com afinco. Porém, esse estudo será orientado a  trabalhar os seus pontos fracos. Ainda mais porque a sonhada vaga depende do êxito não só naquilo que ele já sabe.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Então, qualquer que seja o nível de inteligência, sempre será possível modificá-la. Logo, o mindset de crescimento torna as pessoas interessadas em seu aperfeiçoamento. Assim, quanto maior o desafio, maior será a vontade de vencê-lo.

    O significado de esforço no mindset de crescimento

    Uma vez que a ideia se volta para o aperfeiçoamento, a palavra-chave do mindset de crescimento é esforço. Ou seja, é preciso se esforçar para crescer. Entretanto, a psicóloga deixa um alerta sobre as pessoas que fracassam por não se esforçarem o suficiente. Para Carol Dweck tal ideia não existe, mesmo porque o mindset não romantiza o discurso meritocrático.

    Segundo a autora, “é verdade que o esforço é fundamental – sem ele ninguém é capaz de ter sucesso por muito tempo -, mas sem dúvida não é a única coisa que existe. As pessoas têm recursos e oportunidades diferentes. Por exemplo, quem tem dinheiro (pais ricos) possui uma rede de proteção. Pode correr mais riscos e levar mais tempo na busca do sucesso. Enquanto, pessoas que dispõem de menos recursos, apesar de seus esforços, podem descarrilar com maior facilidade.”

    Nesse sentido, fica evidente que há pessoas mais privilegiadas que outras. Assim, não devemos julgar o esforço delas sob a mesma régua. Portanto, é preciso compreender quais são os contextos da história. Ou seja, as condições financeiras, raciais, gênero e classe, por exemplo. Ademais, as comparações em vez de ajudar, podem atrapalhar o seu desenvolvimento. Por isso, foque nos seus recursos e como você pode utilizá-los.

    Os problemas do mindset fixo

    Ao longo da vida, todos nós passamos por dificuldades. Muitas delas podem resultar em fracassos. Então, o que importa, de fato, é a forma pela qual reagimos a esses fracassos. Assim, as pessoas com mindset fixo acreditam que são um fracasso total diante de uma adversidade.

    Leia Também:  25 melhores frases de Lacan

    Então, a mentalidade destacaria somente as pontos negativos. Logo, os pensamentos diriam que a pessoa é inútil, idiota ou fracassada. Como resultado, essas pessoas enfrentam problemas de autoestima e tem maior tendência à depressão. Isso porque elas só se sentem bem quando vencem. Assim, quando não conquistam uma vaga de emprego ou são reprovados no vestibular desistem. Nesse sentido, elas deixam de acreditar no seu potencial e ficam com a vida estagnada.

    Tal comportamento resulta também em transtornos de ansiedade. Isso porque, essas pessoas estão sempre à espera de aprovação. Portanto, elas não sabem lidar com as suas fragilidades. Ademais,  até preferem esconder seus “defeitos”. Então, elas não procuram melhorar seus pontos fracos.

    Contudo, saiba que não é um resultado negativo que define quem você é. Dessa forma, Carol Dweck afirma que “os mindsets nada mais são do que crenças. São crenças poderosas, mas não apenas algo que está em sua mente, e você pode mudar a sua mente.”

    Então, como desenvolver um mindset vencedor?

    Segundo Carol Dweck, “a paixão pela busca de seu desenvolvimento e por prosseguir nesse caminho, mesmo quando as coisas não vão bem, é o marco distintivo do mindset de crescimento. Esse é o mindset que permite às pessoas prosperar em alguns dos momentos mais desafiadores de suas vidas”.

    Aprendizagem contínua

    Como nós mencionamos, o mindset de crescimento é o melhor tipo para moldar a nossa mentalidade. Portanto, esse padrão deve ter como principal característica o aprendizado. Assim, entenda que para ter sucesso o aprender tem que ser contínuo.

    No caso dos esportes, os atletas dependem do corpo para atuar. Enquanto muitos focam apenas no momento pressente, poucos têm disciplina para aprender. Por isso, muitos atletas e lesionam com maior facilidade e precisam até encerrar suas carreiras antes do tempo. Uma vez que a mente está focada na aprendizagem contínua, eles sempre vão pensar num corpo saudável a médio e longo prazo.

    Nesse sentido, um dos maiores exemplos da atualidade é o jogador de basquete LeBron James. Aos 37 anos, seu físico e rendimento impressionam nas quadras. Isso porque o atleta sempre investiu nos cuidados com o corpo e mente. Assim, ele venceu quatro títulos na NBA, sendo também o melhor jogador em quatro temporadas. Ainda, ele conquistou duas medalhas de ouro em Olimpíadas pela seleção norte-americana. Portanto, LeBron James, tem um poder transformador do esforço – de modificar a sua capacidade e a ele mesmo como pessoa.

    Sede por desafios

    Segundo Dweck, “no mindset de crescimento, as pessoas não apenas buscam o desafio, mas prosperam com ele. Quanto maior o desafio, mais elas se desenvolvem”. Por isso, se desafie a todo instante. Quer mudar carreira? Se desafie. Quer abrir o seu próprio negócio? Se desafie. Quer viajar pelo mundo? Se desafie. Quer morar sozinho? Se desafie. Ou seja, não importa o objetivo, desde que ele te tire da sua zona de conforto.

    Desenvolvimento além do impossível

    O esforço das pessoas com um mindset vencedor pode até mesmo superar o que era impossível. Isso porque, à medida que você se desafia, você se torna mais apto a conquistar. Portanto, vença as palavras que te colocaram para baixo. Se alguém disse que você não tinha condições, vá lá e mostre que você pode sim. Você é capaz!

    Leia Também:  Cadastro Newsletter

    Então, para se inspirar, conheça histórias de pessoas que fizeram aquilo que diziam ser impossível. Você até pode apreciar as histórias dos atletas recordistas Michael Phelps e Usain Bolt. Mas que tal conhecer os atletas paralímpicos? Eles aprenderam a viver com as suas deficiências e venceram os preconceitos. Assim, os atletas brasileiros do atletismo Rodrigo Pereira e Verônica Hipólito dão um show de superação e força.

    Paciência no processo

    Um dos principais aliados ao mindset fixo é acreditar apenas em resultados imediatos. No entanto, todo processo demanda tempo. Já pensou porque muitas pessoas desistem de perder peso? Muitas estão focadas em resultados rápidos. Assim, não levam em conta que depende de esforço e aprendizado. Isso porque, a cada dia é necessário lutar contra os velhos hábitos.

    O mesmo ocorre com aqueles que abrem um negócio e já esperam lucrar no primeiro mês. Eles não consideram que podem ocorrer imprevistos. Ainda mais quando é algo novo e há pouco conhecimento sobre as variáveis que podem afetar o seu negócio. Por isso, tenha paciência e acredite no processo. Lembre-se das palavras de Carol Dweck: “as pessoas com mindset de crescimento sabem que é preciso tempo para que o potencial floresça.”

    Outras dicas essenciais da psicóloga Carol Dweck

    • Quando estiver deprimido: pense em aprendizado, desafio, enfrentamento de obstáculos. Então, pense no esforço como uma força construtiva e não como algo desagradável;

     

    • ações práticas para vencer um desafio: pense no que você pode fazer para prosseguir no caminho de realizá-lo. Assim, junte todas as informações necessárias para realizá-lo. Nessa etapa, você até pode fazer um planejamento, colocando as etapas e tempo para realizá-las. Ainda, a autora destaca a importância de fazer planos concretos, indicando os detalhes sobre quando, onde e como;

     

    • sentir-se mal, mas fazer bem: mesmo diante de fracasso é possível sim sentir-se mal e ainda assim procurar informações para melhorar seus pontos fracos. Com isso, a ideia de desenvolver um mindset vencedor não assume a ideia da “síndrome de Poliana”. Ou seja, não é só enxergar o lado positivo das situações adversas, você pode sim se frustrar e ficar decepcionado. Mas como mencionamos, é a maneira como você reage: vai seguir em frente ou continuar sofrendo?

    Comentários finais sobre mindset

    Nesse artigo, apresentamos os principais aspectos da teoria do mindset. Nesse sentido, nós esperamos que essa abordagem inicial faça com que você reflita. Então, como você costuma agir nos momentos de frustração? O que você costuma fazer quando fracassa? Quando a foi a última vez que você tentou? Compreender essas questões é essencial para desenvolver mudanças significativas na sua vida.

    Como seres humanos, temos a tendência de não ficar satisfeitos. Entretanto, muitas pessoas continuam reclamando e não tomam uma atitude para mudar a situação. Outros acreditam que a culpa de seus fracassos são de outras pessoas, sem olhar para si. Isso porque, como humanos, temos dificuldade em reconhecer nossos defeitos. Por isso, é essencial entender de que modo a nossa mente funciona.

    Portanto, que tal fazer nosso curso online de psicanálise? Dessa maneira você aprenderá os principais assuntos relacionados à mentalidade e sentimentos. Ainda compreenderá melhor as principais teorias na área da psicologia. Nesse sentido, fará uma imersão de autoconhecimento sobre si mesmo. Então, identificará os gatilhos que dominam sua vida e saberá trabalhar o seu mindset vencedor.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *