20 Tendências do mundo do trabalho

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Tratando-se de trabalho, a cada momento surgem novas demandas e urgências, indicando a movimentação mercadológica. Em constante transformação, tudo sempre ruma a uma reinvenção e evolução dos meios laborais. Assim sendo, conheça 20 tendências do mundo do trabalho e se prepare para as novas intervenções.

Inteligência artificial

A inteligência artificial se tornou aliada indispensável na gestão do mundo do trabalho. Por meio dela, as ações de gestão diária se tornam mais fáceis e acessíveis, melhorando o desempenho e contato grupal. A tecnologia vem para dar o poder de fazer mentorias e estratégias de modo dinâmico e criativo.

Organizações estruturadas apenas com o essencial

Outra tendência do mundo de trabalho é a estruturação das organizações, de modo que funcionem com pouca estrutura. Nisso, há redução de equipes e ferramentas de trabalho, mas com capacitação e melhora dos mesmos. Funcionários teriam funções híbridas e usar aparato para produzir mais com menos.

Home office

Trabalhar de casa tem sido um dos maiores movimentos da última década. Grandes empresas como o Twitter e Facebook já confirmaram que os funcionários trabalharão em suas próprias residências. Os benefícios mais comuns são:

  • Horários flexíveis;
  • Trabalho em qualquer lugar.

Capacitação de funcionários

As empresas têm conversado e executado bastante os planos para se reeducar os funcionários. Com isso, as instituições utilizam os recursos tecnológicos para realizar treinamentos e cursos, aprimorando as capacidades deles. Já que o mercado de trabalho está cada vez mais virtual, por que não aproveitar desse percurso?

A cultura da empresa

O movimento culture-first, ou cultura em primeiro lugar, é uma das estruturas novas do mundo do trabalho. Através da responsabilidade corporativa e transparência se torna mais fácil conquistar talentos e crescer com a ajuda deles. Nisso, a empresa e os funcionários precisam se alinhar com as mesmas estratégias para alcançarem suas metas em conjunto e pessoais.

Hibridização de habilidades

Uma das maiores demandas atualmente são por pessoas que possuem mais de uma capacidade em seus currículos. Além das competências exigidas aos seus cargos, carregam habilidades extras no saber técnico, como um arquiteto especializado em construções sustentáveis. Habilidades específicas adicionam valor aos cargos, mesmo aqueles não criados ainda.

A ciência como aliada

As empresas têm buscado o uso de métricas para avaliar situações internas e externas que passavam despercebidos. Isso se mostra importante para encontrar os empecilhos e resolvê-los o tão rápido quanto é possível. Nesse caminho, 43% delas têm utilizados de estudos e avaliações para atingir resultados mais precisos atualmente.

Inclusão à diversidade

O mercado de trabalho tem se empenhado bastante em fazer a inclusão da diversidade no seu meio. Com isso, as empresas se orientam cada vez mais em diversificar a equipe enquanto expandem as oportunidades a trabalhadores subaproveitados. Assim, os líderes constroem um espaço onde variadas perspectivas sociais podem alcançar ótimos resultados.

Novas formas de trabalho

Atualmente, o trabalho com mais independência tem se tornado mais comum e mudado a forma como o mercado se constrói. Empreiteiros, freelancers, empregados temporários e outros profissionais estão tomando conta de um nicho crescente. Alguns utilizam disso como principal fonte de renda enquanto outros querem apenas complementar seu salário.

Experiência e engajamento

As organizações prezam por dinâmicas inovadoras que ajudem o negócio a alcançar o seu melhor lugar. Por isso que se valem de:

Experiência

A experiência sempre figura entre as tendências do mercado de trabalho, valorizando profissionais com longa carreira.

Leia Também:  Freud e o inconsciente: guia completo

Engajamento

Contudo, o engajamento dos trabalhadores na empresa por meio de incentivos tem dado muito certo também. Neste caso, há o esforço em construir as formas de injeção que podem garantir a produtividade deles.

Baby Boomers

Trata-se da geração nascida entre 1946 e 1964. Os indivíduos que se encaixam nessa faixa etária vêm se mostrando como uma força de trabalho importante. Esses trabalhadores mais velhos acabam entregando a vasta experiência que possuem. Sem contar que isso alimenta positivamente o quadro de diversidade dentro da empresa, dando espaço a ideias inovadoras e criativas.

Autogestão

Os líderes almejam a autogestão dos funcionários ensinando eles sobre unidade, disciplina e organização na empresa. Nesse caminho, passam a confiar mais nos grupos e deixando bem claro quais os recursos que a empresa quer no momento. Cria-se a visualização das demandas atuais e como gerir as próprias habilidades no meio.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Saúde mental no local de trabalho

Além de um bom salário, uma das principais tendências do mercado de trabalho é a valorização da saúde dentro dele. Dessa forma, as organizações tem abraçado cada vez mais a promoção da saúde, especialmente a mental nesse meio. Além de motivar as pessoas a falarem sobre o tema, impulsiona a cultura de lidar diretamente com o problema em conjunto.

Novas startups

Os modelos de startups do tipo zebra trabalham com a solução dos problemas do mundo real. É daí que surgem negócios sustentáveis, crescentes e com lucratividade atrativa, mas baseados em valores além do crescer instantaneamente. Os fundadores costumam ser mulheres e empreendedores de minorias.

O uso de celulares

Com base nas diretrizes da empresa, os dispositivos móveis se tornaram peças importantes ao desenvolvimento do trabalho. Graças a ele é possível simplificar ações internas dos sistemas, dando maior acesso ao envio de currículos e análise. Sem eles é perfeitamente possível deixar de contratar alguém capacitado graças à burocratização.

Jornada de trabalho reduzida

Em vez do tradicional segunda à sexta, a carga de trabalho se enceraria na quinta, distribuindo as horas de trabalho. Isso acontece também porque o trabalho pode ser feito de modo mais independente e de qualquer lugar. Assim, as empresas incluem a sexta-feira no fim de semana e conseguem profissionais mais descansados e produtivos.

Smartdevices

Além dos smartphones, os smartdevices fazem parte da onda do mundo de trabalho moderno. Eles não se resumem apenas a celulares, mas também a aplicativos, sistemas, plataformas, websites e outros dispositivos. É cada vez mais necessário entendermos como trabalhar e viver com isso.

Atualização constante

Embora isso seja um pilar antigo, o mundo moderno ainda precisará das atualizações constantes quanto à própria capacidade. Graduação, pós, mestrado, doutorado… Os profissionais não podem ficar parados e perderem oportunidades criadas para eles se não tiverem formação adequada.

Softwares

As revoluções em plataformas tornaram o seu uso intuitivo e de fácil programação quando for necessário. Os sistemas das empresas e organizações podem ser expandidos e melhores utilizados de maneira democrática e transparente.

Serviços digitais

A automação de serviços manuais tem sido uma constante nas últimas décadas e se intensificou atualmente. Transporte, banco pelo celular, delivery de comida… Cada vez mais necessitamos interagir com as máquinas para fluir na facilidade que podem trazer à nossa vida.

Considerações finais sobre o mundo do trabalho

A fim de acompanhar o movimento do mundo do trabalho, é preciso se manter atento as tendências dele. Assim, estar atento às tendências é um modo de se lapidar, refinar a própria inserção para encontrar o seu lugar na nova era.

Leia Também:  Carta de apresentação: dicas para falar de si

Com base na lista acima, busque entender como a dinâmica se constrói dentro da sua área de atuação. Dessa forma, você saberá o quanto foi bem sucedido no momento em que os primeiros resultados chegarem.

A sua busca por uma melhor colocação no mundo de trabalho pode ficar ainda melhor com nosso curso 100% online de Psicanálise. Por meio dele, você pode explorar suas próprias capacidades. Tudo isso guiado por um autoconhecimento claro e seguro. Ademais, o curso pode ser a chave que precisa para destrancar o seu potencial máximo. Assim sendo, não deixe de fazer a sua matrícula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 19 =