músicas sobre depressão

7 músicas sobre depressão que você precisa conhecer

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura, Transtornos e Doenças

A depressão é um tema bastante recorrente nas cancões como forma de externá-la. Mesmo que não digam com clareza, é possível perceber a dor que a doença pode causar em seus músicos. Confira uma lista com sete músicas sobre depressão e entenda a jornada de suas histórias.

Tears in heaven, Eric Clapton

Observando a letra de Eric Clapton, vemos que é uma das músicas sobre depressão mais sensíveis da lista. Notamos que a mesma não se passa em um momento presente ou no plano terrestre. Isso porque o cantor se questiona se poderia ser visto por sua metade quando chegasse ao paraíso.

Ademais, afirma que haveria paz além de uma porta, ao qual associamos à morte. Apesar de ter conteúdo lírico bem agradável, sua letra entrega uma tristeza profunda em relação a alguns aspectos da vida.

Creep, Radiohead

Uma das músicas que falam sobre depressão remete ao desejo de insignificância que os depressivos alimentam. A letra de Creep nos mostra alguém que consegue reconhecer o valor do outro, mas não faz isso consigo mesmo. O Eu lírico aqui enfatiza a falta de relevância que acredita ter, afirmando sua diferença em relação aos demais.

De forma clara, essa voz mostra a sua estranheza em relação ao local em que habita, procurando razão de existir. Ademais, também afirma sua “partida”, dizendo ao outro que este continuará tendo valor, ainda que fique só.

Vento no litoral, Legião Urbana

Uma das letras de maior sucesso do Legião denota uma certa apatia da vida, que é sintoma da depressão. A mudança na vida do Eu lírico proporciona saudades de um tempo onde queria ter vivido com alguém. Mesmo que soe absurdo, a canção retoma ao comportamento comum dos depressivos. Estes esperam o dia acabar para que leve suas dores.

Fucking perfect, P!nk

A cantora P!nk provocou um levante contra a depressão. Fucking perfect incentiva as pessoas a não desistirem de si mesmas, fazendo com que lutem contra seus desafios. Assim se torna uma companheira moral, visto que nos impele a:

Não cultivar autodepreciação

Um dos maiores desafios de quem tem depressão é trabalhar os pensamentos ruins sobre si mesmos. Isso porque o seu momento afasta qualquer prazer sobre a vida, incluindo sua própria imagem. O mesmo passa a acreditar que não vale a pena e não merece algo bom da vida. Assim, se deve mudar seus pensamentos e determinadas impressões.

Erros fazem parte da vida

Muitos depressivos acabam focando em boa parte das falhas que cometeram em suas vidas. A ideia é pensar em um caminho alternativo para mudar a situação atual que vivem. Contudo, é preciso ter em mente que todos nós fazemos escolhas erradas na vida e tudo bem. É por meio delas que adquirimos experiência necessária às novas vivências.

Mudar os pensamentos

Os depressivos precisam mudar o quanto antes a forma negativa de cultivar seus pensamentos. Em nada ajuda pensar na vida de forma avessa e pouco construtiva. É necessário começar uma avaliação, a fim de encontrar pontos positivos e focar neles.

Pretty hurts, Beyoncé

Uma das músicas que falam sobre depressão trata essa de forma colateral. Ainda que não trate diretamente dessa doença, Pretty hurts mostra como muitas pessoas se machucam propositalmente em prol de algo. Infelizmente, a dor quando dá sinais acaba por destruir sua estrutura interna. Isso fica evidenciado na letra e no clipe da canção, quando vemos:

Leia Também:  O que significa sonhar dirigindo carro?

A busca pelo encaixamento em padrões

O conteúdo lírico e visual da música mostra um concurso de beleza ambientado na década de 60. Independente do tempo, reflete a luta atual de muitas pessoas para se aceitarem como são, se encaixando em padrões. Consequentemente, muitas das candidatas demonstram sua angústia, assim como muitos de nós, por não poderem ser quem são.

A falta de trabalho interno

A música mostra que focamos mais em aparências em detrimento de nossa saúde emocional. Por causa disso, entramos em sofrimento contínuo, visto que não tivemos a guia necessária para sermos autossuficientes. Isso pode trazer consequências, como a dependência ou comportamento destrutivo.

O vazio de uma vida sem liberdade

Ao final da música, é questionado se o Eu lírico é feliz pela vida que leva, respondendo que “Sim”. Entretanto, o caminho percorrido pela música indica que isso se trata de uma mentira. Quando olhamos para a realidade, vemos esse comportamento no depressivo, que afirma estar tudo bem em sua vida. Só que por dentro o caos consome e cria feridas.

I won’t see you tonight, Avenged Sevenfold

Avenged Sevenfold entregou uma letra que resume as consequências de um relacionamento desastroso para os dois envolvidos. Isso porque o Eu lírico demonstra como toda a experiência ruim o transformou para pior. O personagem afirma o quanto está machucado, triste e solitário, embora queira permanecer assim.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Everybody hurts, R.E.M.

Para finalizar nossa seleção de músicas sobre depressão, trazemos uma com mensagem encorajadora aos leitores. O R.E.M. é uma das bandas mais reconhecidas mundialmente no cenário do rock. Everybody hurts motiva as pessoas a não desistirem de si mesmas, não cedendo aos desafios da vida.

Além disso a canção recomenda que, se possível, pessoas feridas busquem apoio nos amigos e na família. Isso porque é sempre recomendável dividir as nossas dores com aqueles que amamos.

Considerações finais: músicas sobre depressão

As músicas sobre depressão expõem a dor de seus compositores e cantores. Consequentemente, nos identificamos com eles, visto que enxergamos nossas vidas naqueles versos. Ademais, os mesmos servem para humanizar esses artistas. Muitas vezes não têm como externarem suas dores e fazem isso por meio das canções.

Contudo, cabe ressaltar que não se deve cultivar um romantismo a respeito da dor exposta. Muitas pessoas acabam absorvendo os versos depressivos e tomam a doença como certeza definitiva e diretriz em suas vidas. Por causa disso, filtram suas experiências através de uma dor elaborada e projetada nos demais.

Para ajudar nessa construção mental e emocional que é convocada pelas músicas sobre depressão, se inscreva em nosso curso de Psicanálise Clínica online. Por meio dele, você absorve os mecanismos necessários para entender o comportamento humano em sua totalidade. Isso se dá através de um autoconhecimento bem construído e direcionado à sua vida pessoal. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 12 =