eu não gosto de ninguém

Não gosto de ninguém: o que diz a psicologia?

Posted on Posted in Comportamento

Socializar pode ser algo difícil para algumas pessoas, que acabam por criar barreiras, ainda que inconscientemente, prejudicando suas relações interpessoais e progresso pessoal. Então, se você é uma pessoa que sempre diz “não gosto de ninguém“, possivelmente está precisando resolver seus conflitos internos para, assim, poder levar a vida de uma forma mais leve.

Este incômodo que você sente em se relacionar, quando não consegue gostar de ninguém, revela que sua saúde mental está precisando de atenção. Desse modo, primeiro você deverá entender a si mesmo e quais são as barreiras que lhe impedem de gostar das pessoas.

“Não gosto de ninguém”: o que diz a Psicologia?

Se você sempre recusa estar entre as pessoas, evitando sempre se relacionar, primeiro, deve entender a razão disso lhe afetar. Logo após, necessário entender que viver em sociedade é inato ao ser humano e você precisa aprender a equilibrar seus comportamentos e sentimentos neste aspecto.

De fato, a humanidade é complexa, o que faz com que as relações sociais se tornem insustentáveis para alguns. Porém, este é um desafio que devemos enfrentar e aprender a lidar, tendo em vista que o convívio social nos é inato. Assim, os benefícios das relações interpessoais são fundamentais para nosso bem-estar e saúde emocional.

Nesse sentido, separamos ensinamentos da Psicologia para que você consiga conviver melhor em sociedade e deixe de dizer sempre: “Não gosto de ninguém”.

Por que socializar me incomoda?

Antes de tudo, você deve conversar consigo mesmo e buscar entender o que lhe incomoda quando está com outras pessoas. Importante que se aprofunde nos seus sentimentos, sobretudo por questões internas mal resolvidas.

Como, por exemplo, você se incomoda de participar de festas para não ter que “fingir” que está feliz, pois tem medo de conversar sobre sua atual situação. Afinal, mexer nas feridas pode doer, e, assim, tendemos a evitar essas conversas difíceis sobre nossa própria vida.

Ou seja, se você fala “não gosto de ninguém” e por isso não socializo, isso diz mais sobre seus problemas emocionais do que sobre os outros. Conforme a psicologia, todos devem aprender a lidar com conflitos, internos e externos, e, assim, viver em sociedade em harmonia.

não gosto de ninguém socializar

Entender suas dores e superar

Logo após você entender o que lhe incomoda quando está com outras pessoas, talvez esbarre em algumas dores emocionais que precisam de atenção. Assim, deverá deixar de resistir e encontrar as respostas que fazem sentido com suas experiências de vida.

Ao encarrar suas barreiras pessoais e responder às suas próprias perguntas, ao final, se responsabilizará sobre o que sente quando está com outras pessoas, que você julga não gostar.

Afinal, como entender minhas dores e superá-las? Primordial que neutralize o que está sente e se permita lidar com o seu estado emocional. De fato, não é fácil falar sobre nós mesmos, mas é necessário, ainda que doa.

E tudo isso sem ter medo, ansiedade, angústias e pré-julgamentos. Agora, não importa entender quem é o culpado pela sua dor ao conviver com as pessoas, mas sim que você pare de resistir e aprenda a lidar com este sentimento.

Separe o que é seu e o que é do outro

O que isso quer dizer? Que é preciso compreender o porquê que os comportamentos das outras pessoas refletem em você. Por exemplo, se você está em uma festa e as pessoas estão se manifestando sobre suas próprias vidas, como isso repercute em você é uma questão unicamente sua, não do outro.

Em outras palavras, o que você sente durante relações sociais é uma questão sua, que você carrega, geradas por seus traumas, medos e angústias. Assim, é importante que separe o que é seu, pois se estivermos bem resolvidos, não nos angustiaremos sobre o que outros dizem, ainda que não concorde.

Feito isso, o outro pode continuar fazendo coisas que você não gosta ou que lhe incomodam que você não será mais afetado. Assim, passará a não dizer mais “não gosto de ninguém“, pois agora aprendeu a socializar, sem qualquer impedimento para vivenciar suas experiências.

Leia Também:  Como a Psicanálise auxilia na Vida Profissional

Para visualizar melhor, ao saber a sua dor, entenderá o que está “inflamado” em você. Entenda com um exemplo do seu corpo, se o outro apertou sua mão com força e lhe machucou, você poderá dizer que não gosta desta pessoa, passando a evitá-la. Porém, a sua mão doeu porque está inflamada, ou seja, é sobre você, não sobre o outro. 

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Você escolhe como e com quem deve se relacionar

    Aprender a socializar não quer dizer que você é obrigado a se relacionar pessoalmente com todos. Ao contrário, você pode se relacionar de maneira próxima com algumas pessoas e, com outros, de forma distante. Pois você pode ter mais familiaridade com determinados grupos e, assim, gerir a melhor forma, para você, de se relacionar.

    O importante é que você, ainda que esteja com pessoas que não possuem interesses em comum, não radicalize. Ou seja, que não apresente sempre resistência ao convívio social, chegando a ponto de ficar em isolamento. Vale ressaltar que as diferenças devem ser respeitadas, isso é uma questão de sociedade, ainda que cause algum tipo de incômodo. São desafios que precisam ser superados, para que, em contrapartida, você tenha benefícios, principalmente para sua saúde emocional.

    No amor, por que não gosto de ninguém?

    Quando você diz para si mesmo “não gosto de ninguém” refletirá principalmente em seus relacionamentos amorosos, pois você criou uma barreira, ainda que inconsciente, para conhecer outras pessoas e se relacionar. Ou seja, se começa a questionar, até mesmo, a capacidade de amar.

    Mas, como dito anteriormente, que essa é uma questão pessoal, não necessariamente da pessoa que você poderia se relacionar. Importante ressaltar que alguém se apaixona tem relação mais com o que consegue enxergar no outro, ou seja, estando aberto reconhecer qualidades nos outros, sem ter sempre uma visão deturbada de todos.

    De qualquer forma, se não consegue gostar de ninguém e está afetando todos os aspectos da sua vida, inclusive amorosamente, deverá identificar o que está desencadeando tudo isso. No amor, pode ser que você tem medo de se machucar, devido a traumas passados, o que está lhe bloqueando para novos relacionamentos.

    Como a terapia pode ajudar se você não gosta de ninguém?

    Não gosto de ninguém terapia

    Se você está não conseguir superar essa barreira sozinho, importante que procure ajuda de um profissional da saúde mental. Em sessões de terapia, de maneira individualizada, será possível aprofundar em seus sentimentos e comportamentos, que estão lhe impedindo de socializar. 

    Se você chegou até o final deste artigo para entender os motivos de não conseguir gostar de ninguém, deve se interessar pelo estudo da mente e do comportamento humano. Assim, convidamos você a conhecer nosso curso de formação em Psicanálise Clínica.

    Pois, com a experiência da Psicanálise você aprimorará o seu autoconhecimento, adquirindo capacidade de ter visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível de obter sozinho. Além disso, melhorará seu relacionamento interpessoal, pois entenderá como funciona a mente e, assim, poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas. 

    One thought on “Não gosto de ninguém: o que diz a psicologia?

    1. Percebo, até porque uma das minhas irmãs tem Co-Dependencia e, me parece recorrente ao fato dela não gostar de ninguém porque Não é realizada pessoalmente e profissionalmente! Então o “se doar” parece compensar a frustração! Sentar e trocar vivências é algo “complicado” a ela! Chegou a fazer Terapia e dizia a nossa mãe depois: comentários sobre os outros, ou seja, o Parapsicólogo Não teve como atuar, já que a mudança de paradigmas é algo que minha irmã nunca quis.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.