o poder da palavra nos afetam

O poder da palavra: como palavras nos afetam?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

As palavras que jogamos ao mundo condensam cada pensamento e emoção guardados em nosso interior. Por conta disso que precisamos que precisamos ter cuidado quando direcionarmos isso para as outras pessoas. A fim de entender como isso afeta a todos, entenda melhor o poder da palavra e como utilizá-lo bem.

 

Posso criar, mas também posso destruir

O poder da palavra é capaz de criar um relacionamento ou mesmo destruí-lo de modo irreparável. A título de exemplo, pense em uma amizade que sempre começa com o uso das palavras, como é o caso de muitas amizades online. Caso haja algum desentendimento, o que unificou as partes podem separá-las com força e bastante rapidez.

Além das palavras que utilizamos, a maneira como canalizamos isso conta bastante ao sucesso ou fracasso do contato. Isso porque as mesmas palavras podem vir com honestidade, ironia ou até sarcasmo, deixando seu sentido dúbio. Você pode dizer um você é inteligente ou “você é inteligente”, sendo as aspas aqui uma indicação irônica.

Por conta disso que um amadurecimento interno e emocional possibilita um uso adequado das palavras. Mesmo que estejamos com raiva de alguém, sempre existe um meio mais adequado para nos expressarmos. Sem contar que isso vai dar clareza para que nos afastemos e não digamos nada que não possa ser retirado.

 

Personalidade das palavras e seu poder

Tamanho é o poder da palavra que isso acaba por dar personalidade e identidade ao que falamos. A exemplo, quando dizemos a alguém “não posso” ou “eu posso”, deixamos bem claro as nossas limitações. Com isso, seu significado fica ligado na mente do outro, mostrando o caminho que vamos seguir.

Desse modo, devemos nos educar para enriquecer e expandir o nosso vocabulário, tendo mais consciência do que comunicamos. Quando nossas palavras são pessimistas e pobres, acabam por refletir a nossa vida em relação aos outros. Caso sigamos por esse caminho, perderemos a nossa paz, abundância e mesmo a felicidade.

Tenha em mente que a força de uma palavra acaba por definir o nosso futuro e decidir as nossas vidas. Nisso, caso queira trilhar um caminho específico, o seu modo de emitir as palavras deve ser muito bem pensado. Não que tenha de se contar ou algo do tipo, mas há variadas formas de se dizer a mesma coisa.

 

Feridas verbais são tão ou mais dolorosas que as físicas

Acompanhando o poder da palavra, é possível machucar profundamente uma pessoa somente falando com ela. Muitos acabam reduzindo a questão da violência unicamente pelas agressões físicas e se esquecem das outras instância. Por vezes, dizer algo pode ser mais irreparável do que agredir fisicamente, deixando sequelas na própria alma.

Não queremos relativizar violências ou mesmo fazer escala de qual versão dói mais, nada disso. Contudo, algumas pessoas são muito mais sensíveis que outras e não se dão bem com palavras mal colocadas. Quando isso acontece, é suficiente para causar mágoas e rancores difíceis de se livrar.

Quem fala confirma o poder da palavra quando sabe muito bem utilizá-la aos meios certos. Sem contar que o fato de saber quando não usá-las também demonstra uma inteligência emocional bem-vinda. Em vez de destruirmos algo, precisamos ter sensibilidade para colocarmos algo novo, mesmo com separações.

 

Características que criam o Poder da Palavra

É bastante fácil até reconhecer uma pessoa que carrega o poder da palavra no seu cotidiano. A mesma se mostra como referência aos demais, já que sabe conduzir muito bem qualquer situação. Isso fica evidente na:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

 

Leia Também:  Sexologia Humana: o que é, como se desenvolve?

1. Coesão

Fica claro a estruturação natural em sua forma de falar e nas palavras que escolhe, quase que ensaiadas. Quase sempre demonstra uma racionalidade admirável, de modo a fazer diferença em qualquer ambiente.

 

2. Execução

Existe uma certa maestria quando uma conversa é iniciada, já que há um preparo em seu vocabulário. Isso costuma ser bem visto em líderes e pessoas que precisam conduzir um grupo a determinado fim.

 

3. Escolha Adequada

Quem domina o poder da palavra não apenas escolhe com quem fala, mas também o modo e o meio pelo qual as palavras serão veiculadas. Isso fica bem visível em mães que precisam conversar com os próprios filhos em momentos crises. Elas conseguem convencer os pequenos do que é melhor em determinado momento para eles.

 

O poder da palavra e o poder do silêncio

Por vezes, o silêncio é uma das maiores demonstrações de que quem fala confirma o poder da palavra. Isso porque não é qualquer pessoa que sabe lidar bem com essa ausência de palavras. Com isso, quando dominamos o que dizer e quando dizer, o silêncio também se mostra valioso em determinados momentos.

Sem contar que o silêncio entrega uma postura de sabedoria, já que nem todo mundo sabe utilizar isso. Deixar que o “nada” comunique uma mensagem é algo feito com maestria, e que poucos entendem como é feito.

Ademais, as emoções alteradas ganham o seu devido lugar quando são impedidas de fazer qualquer estrago maior. O descontrole comum a maioria acaba por colocar em risco a mensagem a ser dita. Assim, quem sabe ficar em silêncio sabe quando ser ouvido e quando se colocar, tendo o equilíbrio da relação.

 

Além de falar, escute!

O poder da palavra vai muito além de quando somos ativos em relação ao que dizer ou não. Por vezes, tudo o que devemos fazer é escutar os outros quando necessário e deixar que falem. Esse tipo de postura é importante para quando quisermos ter um relacionamento duradouro e acrescentar isso à nossa vida.

A arte de escutar alguém pode ser muito mais efetiva do que utilizar da fala a todo momento. Isso porque, inconscientemente, o outro sabe que o respeitamos e damos espaço para que possa se manifestar. Que, conosco, conseguirá exercer o seu poder da palavra de modo sadio e explícito.

Contudo, esse tipo de contato é pautado no equilíbrio, entre o dar e receber. Ou seja, nós nos permitimos ouvir alguém e essa mesma pessoa deve fazer a mesma coisa por nós. Graças a isso que se gera um equilíbrio harmônico onde cada um sabe do seu próprio lugar ao se manifestar ou ficar em silêncio.

 

Dicas para usar o Poder da Palavra a seu favor

A importância da palavra e a sua compreensão é um objeto a ser trabalhado continuamente em prol do desenvolvimento mútuo. Por conta disso que as dicas a seguir ajudam a canalizar melhor o poder da palavra que temos guardado. Começaremos por:

 

1. Sempre pense bem antes de falar

Principalmente nas discussões, evite que as emoções tomem conta de você e comprometam o que diz. É preciso colocar as palavras em posição neutra para que não se tornem armas de destruição. Seja consciente e tenha autocontrole com sua inteligência emocional.

 

2. Observe o modo como diz algo

É preciso dizer tudo o que guarda com respeito, mesmo as críticas que faz a alguém, sendo elas construtivas. Assim, preste atenção em seu tom de voz, palavras utilizadas e os gestos que as seguem. Faça-se claro para evitar confusões desnecessárias.

Leia Também:  Depressão na terceira idade: O que fazer?

 

3. Retire-se quando necessário

Sempre que estiver em ira, evite conversar com alguém para não descontar isso nele. Saia imediatamente do encontro, se acalme e somente depois termine o que tem para dizer de cabeça fria.

 

4. Saia das críticas

Tanto a crítica aos outros como a autocríticas devem ser abandonadas, se mantendo o juízo de valor e respeito.

 

Afinal, qual é o poder da palavra?

O poder da palavra fica mais evidente nas pessoas que o reconhecem e sabem utilizá-lo com maestria. Ainda que isso seja difícil, não é uma tarefa impossível de ser feita. Basta ter amadurecimento e se despir de seus bloqueios em prol do desenvolvimento de relacionamentos mais saudáveis.

Desse modo, busque ser mais sensível ao momento, ao outro e a si mesmo quando se comunica. Palavras ditas fora de hora ou contexto são um ímã perfeito para gerar desconforto e atrair mais conflitos. Utilize de sua inteligência emocional e saiba quando precisa se manifestar, ser visto ou mesmo ficar em completo silêncio.

Para obter reforço com essa conquista, se inscreva em nosso curso 100% online de Psicanálise. As aulas do curso são o lugar adequado para desenvolver o seu autoconhecimento, quebrando seus bloqueios internos e descobrindo novas possibilidades. Acredite, o caminho direto para conquistar o poder da palavra é com a Psicanálise caminhando do seu lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 2 =