o que é letramento

O que é letramento: 15 práticas para seu filho “ler o mundo”

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Você sabe o que é letramento? O letramento é um ensinamento um pouco mais intenso do que a alfabetização. Ele coincide o significado e o campo do idioma e, não apenas, à leitura.

O estudante torna-se um estudante letrado quando consegue:

  • entender um texto;
  • julgar uma história;
  • comunicar com naturalidade.

Para saber mais sobre o que é letramento? Então, leia o post!

Diferença entre alfabetização e letramento

A primeira é fundamental para nos ajudar a dar sentido ao nosso mundo. Desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, sempre estamos dando sentido ao mundo que nos rodeia.

Mas o que é letramento? O letramento é considerado leitura e escrita. Apesar de serem elementos muito importante da alfabetização, hoje nossa compreensão da alfabetização abrange muito mais.

Alfabetização com crianças pequenas

A partir do momento em que a criança nasce, começa sua jornada de alfabetização. Essas habilidades são estimuladas nas crianças por meio de suas famílias e comunidades. Exemplos são:

  • o bebê sorrindo ou chorando para comunicar suas necessidades aos pais;
  • a criança formando suas primeiras palavras;
  • uma criança entendendo os símbolos ao seu redor;
  • a criança em idade pré-escolar cantando uma música;
  • um pai e um filho rindo de uma história.

Alfabetização com crianças em idade escolar

À medida que as crianças vão para escola, se tem um grande foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. As crianças tem oportunidades de aprendizagem que as fazem interagir com muitas formas diferentes de texto. Tais como impressos ou digitais, usando palavras ou recursos visuais.

Saiba mais…

Assim, os alunos começam a aprender as regras da linguagem como ter informações, avaliá-las e usá-las com ética. Além disso, ele começam a saber como construir significado a partir de vários tipos de texto e como se comunicar de forma efetiva.

Conforme eles avançam, eles continuam a refinar todas as suas habilidades básicas. Conseguem isso porque vão explorando as variedades de textos e tecnologias. Vários fatores contribuíram para que os alunos tivessem mais maneiras de ler e de comunicar.

Entre eles estão: as informações disponíveis na mídia impressa e na Internet e a capacidade de comunicação global. E isso os ajuda a serem mais críticos e éticos do conhecimento.

Onde ocorre a alfabetização?

Não ocorre apenas na sala de aulas de aula, mas também em casa. É uma responsabilidade de todos os professores e dos pais.

Os conhecimentos e habilidades são ensinados, em especial, nas aulas de Linguagem. Mas cada professor de outra área  é responsável por desenvolver, fortalecer e aprimorar a alfabetização. Pois, cada disciplina tem suas próprias demandas de alfabetização.

Os professores da área de conteúdo conhecem suas matérias e seus programas de estudo. Eles estão cientes dos requisitos de alfabetização de suas disciplinas. Além disso, eles entendem que é por meio da alfabetização que o significado é feito dentro do conteúdo de suas disciplinas.

Desenvolvimento

Os alunos precisam ser ensinados a ler diferentes tipos de texto. E não só isso, mas também escrever e se expressar nos formatos associados a cada matéria, usando palavras específicas. A alfabetização não ocorre só na escola, mas em todos os aspectos da vida diária. Além disso, interagimos com outras pessoas quando conversamos.

Leia Também:  Fantasia Literária: o que é, quais características?

Lemos mapas, anúncios, jornais, receitas, manuais e sites. Analisamos e interpretamos uma grande quantidade de informações da mídia. Escrevemos poemas, músicas, relatórios, blogs e e-mails. A alfabetização abre a porta para o mundo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Por fim, será que em casa, podemos ajudar os alunos nessa tarefa de alfabetização? Continue lendo o nosso post para saber mais!

    Dicas de letramento em casa

    Antes de mais nada, isso deve ser um esforço combinado entre casa e escola. Então, segue algumas dicas que você pode fazer para ajudar os seus filhos:

    Incentive a leitura

    Ler é o primeiro pilar da alfabetização! Então, incentive os jovens alunos a mergulharem nela com frequência. Isso deve envolver a exposição a uma ampla variedade de gêneros diferentes. Tais como jornais, romances, quadrinhos, revistas, filmes, material de referência e sites.

    Debater textos juntos

    Discutir o que foi lido, incentiva o seu filho a fazer conexões e pensar sobre as ideias n os textos. Continue lendo um texto com uma discussão sobre o que fez seu pequenino pensar e sentir.

    Use jogos e atividades

    Escreva uma história de meia página que use uma palavra ou frase nova e incomum. Descreva uma pessoa ou objeto com tantos adjetivos quanto você puder imaginar.

    Caça ao tesouro de informações: vasculhe a web para encontrar fatos sobre um determinado tópico em um determinado período de tempo. Recapitule o enredo de um romance ou filme com suas próprias palavras.

    Faça uma competição para ver quem consegue encontrar o máximo possível de palavras rimadas, começando com uma determinada palavra. Além disso, seu filho também pode escrever poema ou canções com rima.

    Incentive-o a ir à biblioteca

    Por fim, as bibliotecas são locais de aprendizagem e descoberta para todos. Ao ajudar seu filho a descobrir a biblioteca, você o colocará em um caminho seguro para o aprendizado independente.

    Além disso, as bibliotecas também tem um grande número de recursos para alunos de todas as idades. Como materiais de referência, computadores e diversos tipos de livros, sem falar que oferecem um local tranquilo para estudar e fazer a lição de casa!

    Está gostando do nosso post? Então, te convidamos para comentar abaixo o que você está achando?

    Leitura em casa

    A coisa mais importante que você pode fazer para ajudar seu filho a ter sucesso na escola e na vida é ajudá-lo a ler. Ler ajuda as crianças a se destacarem em todas as matérias. Além disso, é a chave para a aprendizagem do letramento ao longo da vida.

    Por fim, atividades divertidas e eficazes de leitura com as crianças terão impactos. E isso ajudará o seu filho a se desenvolver como um futuro leitor.

    Considerações finais sobre o que é letramento

    Em síntese, como vimos, as crianças precisam participar de atividades de aprendizagem ativa. Bem como de atividades de aprendizagem independente, como ler ou fazer o dever de casa.

    Se você gostou do artigo que produzimos para você sobre “o que é letramento convidamos você a conhecer o nosso curso de psicanálise clínica. Com ele nós vamos ajuda-lo a enfrentar os desafios que lhe são apresentados no dia a dia. Se torne um profissional desta área tão vasta e encantadora!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *