conceito de socialismo

O que é Socialismo: conceito, história e atualidade

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é socialismo, afinal é um termo que envolve vários debates, o que confunde ainda mais. Por isso, fizemos um post para te explicar sobre o tema. Confira agora mesmo.

O que significa socialismo?

Se a gente procurar esse termo em qualquer dicionário, vamos ter uma mesma resposta. Segundo o dicionário online Dicio, o significado de socialismo está relacionado com uma doutrina política-econômica. Os objetivos delas são baseados em:

  • coletivização para a distribuição de rendas;
  • propriedade coletiva;
  • organização de uma sociedade em que não tem a separação por classes sociais.

Aliás, esse conceito de socialismo foi teorizado por Karl Marx. Ele, ainda, explica que essa ideia podia representar o fim do capitalismo. Este, por sua vez, é um sistema econômico que tem como base a propriedade privada dos meios de produção, sempre visando o lucro.

Saiba mais…

Para resumir, o socialismo é um sistema econômico e político que tem como base a igualdade. Então, por conta desse ideal, ele propõe que haja uma distribuição de renda igual para todos. Além disso, alega ser necessário a extinção das propriedade privadas para essa conquista.

Por fim, outro objetivo é acabar com as diferenças econômicas e sociais entre as pessoas. Em outras palavras, eliminar a falta de harmonia entre os pobres e ricos.

O que é socialismo: história

Para compreender e utilizar esse termo de forma correta, vamos saber mais sobre a história do socialismo. Então, essa teoria surgiu no século XVIII como uma maneira de pensar o capitalismo, um sistema que já existia em uma boa parte do mundo.

Um dos primeiros estudiosos do socialismo foi o economista e filósofo francês, Henri de Saint Simon (1760-1825). Ele alegou que era necessário um novo regime econômico e político para que as pessoas repartissem e recebessem de forma adequada pelo seu trabalho. Aliás, todos esses ideais baseados no progresso científico e industrial.

O que significa socialista?

Então, quando uma pessoa adapta ou acredita nos ideais do socialismo, ela é chamada de socialista. Aliás, partidos políticos que dizem seguir os moldes dessa teoria, também são chamados de socialistas.

Tipos de socialismo

Socialismo utópico

O socialismo utópico é a primeira corrente do pensamento. Ela foi elaborada na Primeira Revolução Industrial pelo economista e filósofo francês Saint-Simon. Embora ele não fosse favorável a uma abolição da propriedade privada, ele acreditava em uma base econômica industrial que não explorasse as pessoas.

Além disso, era adepto de uma ideia que todos pudessem usufruir da riquezas dessas produções. Ele acreditava que era necessário a criação de uma sociedade comunitária que não dependesse do sistema capitalista.

Ele não defendia uma igualdade total, porém acreditava que as diferenças de renda entre as classes não precisariam ser tão grandes. Por fim, os socialistas utópicos acreditavam que a indústria era o que desenvolvia a economia e dava melhores condições de vida. Contudo, eles não defendiam o fim do sistema capitalista.

Leia Também:  Implícito: significado no dicionário e na psicologia

Saiba mais…

O termo “utópico” é uma crítica que Marx e Engels, desenvolvedores do segundo tipo de socialismo da segunda vertente socialista. Isso porque eles criticavam que essa vertente de socialismo utópico apresenta um modelo de sociedade, mas não apresenta caminhos para essa conquista.

Socialismo científico

Já o socialismo científico é uma vertente desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels, no século XIX. Esses teóricos propõem que esse modelo de política com mais igualdade deve substituir o capitalismo.

Para isso ocorrer, é necessário que a classe proletária se conscientize sobre a sua condição. Com isso, eles podem se organizar para se rebelar contra o capitalismo. Além disso, vão ter a possibilidade de construir um lugar numa sociedade mais igual.

Esse tipo de socialismo marcaria a abolição da propriedade privada e a socialização dos meios de produção. Ou seja, o compartilhamento de todas as riquezas pertenceriam a todos e seriam controlados pelo Estado, como uma economia planificada. O socialismo seria um caminho para o comunismo, em que não seria necessário um Governo para controlar isso.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Experiências do socialismo pelo mundo

    União Soviética

    Quando falamos de socialismo, a primeira coisa que vem à mente é a União Soviética. Em 1917, o Partido Bolchevique derrubou a monarquia czarista e Vladimir Lenin tomou o poder. Em 1991, ano em que a URSS foi dissolvida. Ela era composta por 15 países, tais como:

    • Cazaquistão;
    • Letônia;
    • Rússia;
    • Ucrânia;
    • e Uzbequistão.

    Essa experiência ajudou a instalação do socialismo em outros países.

    Contudo, é importante destacar que, por mais que tenha uma base no socialismo científico, isso não ocorreu de forma que Marx e Engels defendiam. Em especial, no governo de Stalin, já que para fortalecer esse sistema, muitos Direitos Humanos foram desrespeitados.

    Alemanha Oriental

    Outra experiência foi na Alemanha, depois da Segunda Guerra Mundial. O país teve duas partes: a primeira era Alemanha Ocidental e a outra Alemanha Oriental. A última teve o apoio da União Soviética, por isso teve um governo socialista que iniciou em 1949 e acabou em 1990.

    Aliás, em 1961 famoso Muro de Berlim surgiu, mas em 1989, houve a queda dele. Essa queda serviu como um marco de que o socialismo como modelo de governo estava fraco.

    O que é socialismo: países que têm um governo socialista

    Para que a gente termine o nosso post, veja alguns países que ou têm um governo socialista ou dizem que possuem esse sistema. Então, confira os próximos tópicos

    República Democrática Popular da Coreia do Norte

    Localizada na Ásia, essa parte fragmentada da Coreia teve o apoio da União Soviética e, por isso, tem um sistema socialista. Aliás, eles têm um governo rígido e uma economia baseada na agricultura e na indústria pesada.

    República Popular da China

    Já a China possui um regime socialista desde 1949 e teve uma relação com a União Soviética até 1960. Hoje em dia, funciona como socialismo de mercado, pois tem uma estrutura política socialista. Contudo, desde 1970, uma estrutura econômica capitalista ganha cada vez mais espaço no país.

    República de Cuba

    Por fim, Cuba também é tem ideias socialistas, tais como serviços públicos centralizados no Estado, em especial a medicina. Já a economia planificada tem muitas sanções e críticas de outros países.

    Considerações finais sobre o que é socialismo

    A gente espera que o nosso post tenha te ajudado a entender melhor sobre o socialismo, afinal é um termo que ainda divide opiniões. Por isso, para aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre esse assunto, conheça o nosso curso online Psicanálise Clínica.

    Leia Também:  Frases sobre autismo: 20 melhores

    Com as nossas aulas e os melhores professores da área, você vai poder desenvolver seu conhecimento. O curso dura 18 meses e você vai ter:

    • teoria
    • supervisão;
    • análise;
    • e monografia.

    Além disso, ao final dos seus estudos você ainda vai poder clinicar.

    Então, continue ligado no nosso blog para ter acesso a post como este sobre o que é socialismo. Ademais, não perca essa oportunidade de conhecer o nosso curso e de começar uma nova jornada que vai mudar a sua vida. Por isso, se inscreva já e comece ainda hoje!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *