A oneomania é um transtorno sério que, se não tratado, pode afetar negativamente a vida da pessoa. Trata-se do consumo compulsivo, em que a pessoa compra produtos e serviços em excesso, sem sua real necessidade. Para entender melhor os sintomas do consumo compulsivo, é importante conhecer as características deste transtorno.
De antemão, vale destacar que não é um consumo comum, que se observa geralmente na atualidade – o que pode, infelizmente, desequilibrar as finanças – mas também é importante mencionar a chamada oneomania, que então caracteriza-se por uma doença que se caracteriza pela compra de produtos ou serviços de forma exagerada, que acaba gerando sofrimento e prejuízos para o indivíduo.
Ao invés de um meio para satisfazer nossas necessidades, o consumo passou a ser o principal objetivo da vida para muitas pessoas. Essa condição é conhecida como oneomania. Infelizmente, quem sofre com essa doença tem ainda mais dificuldades para admitir o problema, visto que, nos dias de hoje, consumir, seja em grande ou pequena escala, é algo comum e aceito pela sociedade.
Significado de oneomania
O significado de oneomania, no dicionário, é o desejo excessivo, incontrolável e patológico de fazer compras sem ter necessidade. Caracteriza-se por uma psicopatologia, onde existe um impulso doentio para comprar muita coisa, ainda que desnecessário. A etimologia da palavra vem do grego ōnē, que significa compra, mais mania.
O que é oneomania?
A oneomania, também conhecida como transtorno do comprar compulsivo, é uma desordem que se destaca pelo vício em comprar. Ao sofrer deste transtorno, as pessoas passam a adquirir produtos e serviços de maneira exagerada e incontrolável. Por isso, a oneomania pode ser considerada como resultado do consumismo exagerado.
Muitas pessoas sofrem de descontrole das compras, sentindo uma vontade irresistível de comprar, que é intrusiva e invasiva no cotidiano. Elas sentem vontade de comprar o tempo todo, e quando vão às compras, ficam mais tempo que o planejado. Além disso, compram itens que não necessitam, e acabam tendo dívidas ou falências por conta desses gastos excessivos.
A maioria das vezes, essas compras não são motivadas por necessidade, mas sim por uma necessidade emocional. Nesse sentido é um meio de alívio para sentimentos ruins ou transtornos mentais, como frustração, ansiedade e depressão.
Sintomas do Oneomaníaco
As pessoas que sofrem de oneomania são frequentemente caracterizadas por preocupações excessivas e impulsos que as levam ao ato de comprar – uma condição que geralmente resulta em sofrimento, consome grandes quantidades de tempo, interfere no comportamento social e/ou ocupacional e ainda pode gerar problemas financeiros, como o endividamento.
Com oneomania, as pessoas tendem a pensar excessivamente em como conseguir dinheiro para comprar, o que resulta na desconsideração de outras áreas importantes da vida, como trabalho, família e profissão. Isso inclui passar muito tempo comprando, buscando crédito, pagando dívidas, sonhando com itens desejados, e até mesmo se culpar por compras desnecessárias.
O consumismo compulsivo se encontra no mesmo grupo de transtornos que o vício em jogos. Sobremaneira, para aqueles que lidam com dificuldades de desenvolver autonomia emocional durante a passagem da infância para a vida adulta, o consumo pode se tornar um vício, uma forma de dependência.
Desse modo, podemos destacar com sendo os principais sintomas do oneomaníaco:
- realiza compras de forma compulsiva, sem necessidade;
- compra de itens iguais e sem utilidade prática;
- sofre com depressão e recorre às compras como mecanismos de fuga;
- busca nas compras uma forma de preencher um vazio emocional;
- acredita que as compras vão lhe dar a felicidade que não encontra em outro lugar;
- tem transtorno de ansiedade e usa as compras uma forma de alívio para sua angústia.
Logo, não se pode atribuir àqueles que sofrem de oneomania características de desorganização ou falta de responsabilidade, pois se trata de uma doença que requer tratamento.
Diferenças do consumista e do consumidor compulsivo
A principal diferença é que, enquanto o consumista se sente satisfeito tanto ao comprar quanto depois de adquirir o produto, mesmo que não seja necessário, o comportamento do comprador compulsivo é bem diferente: ele fica contente durante a aquisição, mas logo em seguida vem a tristeza, arrependimento e culpa.
Além disso, enquanto o consumismo pode gerar desequilíbrios financeiros momentâneos, a recuperação do orçamento tende a ser relativamente mais fácil, ao contrário do que acontece com o comprador compulsivo.
Desse modo, a diferença entre o consumista e o oneomaníaco, ou comprador compulsivo está no sofrimento psicológico causado pela compra. Quem sofre deste transtorno experimenta uma sensação de euforia ao comprar, mas não sente alegria ao abrir as suas sacolas ao chegar a casa. Ao contrário, o consumista gosta de exibir as compras que faz, enquanto o comprador compulsivo tem vergonha e tenta escondê-las.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Quais são os prejuízos na vida do consumidor compulsivo?
Antes de tudo, reiteramos que a oneomania não se caracteriza unicamente pelo acúmulo de coisas em razão das compras. Vai, além disso, acarretando diversos prejuízos na vida da pessoa. Como, por exemplo:
- prejuízos econômicos: com o excesso de compras, a pessoa com oneomania pode acabar afundando em dívidas e passando por dificuldades financeiras;
- problemas psicológicos: transtornos de ansiedade e depressão são comuns entre quem sofre de oneomania, já que a pessoa tem dificuldade para lidar com as frustrações e decepções;
- isolamento social: a pessoa com oneomania tende a se afastar dos demais, pois tem medo de ser rejeitado ou não aceito pelos outros;
- conflitos familiares: o comportamento do oneomaníaco pode gerar desentendimentos e atritos em família, afetando o relacionamento entre os membros.
Tratamento para mania de ficar devendo
Muitas vezes, a origem de transtornos sociais e psicológicos precisa ser identificada para que se possa encontrar a melhor forma de tratá-los. Ao abordar o problema a partir da raiz, as consequências do transtorno podem ser reduzidas, proporcionando à pessoa maior bem-estar e melhorando sua qualidade de vida.
Para o caso de oneomania, existe um grande problema na vida moderna, pois as pessoas tendem a se preocupar muito mais com possuir bens materiais, atribuindo o “ter” à felicidade. Em resultado, acabam por obsessivas, levando um estilo de vida em desequilíbrio, de modo a ver a alegria somente no material.
Além disso, o dia a dia estressante tem ajudado a aumentar os casos de depressão, ansiedade e outros transtornos. Porém, sem a identificação ou aceitação deste problema, as pessoas acabam procurando meios de fugir desta realidade, sendo o consumo um deles.
Assim, para auxiliá-lo a compreender a causa da oneomania e superar seus sintomas, é importante buscar a orientação de um especialista da área da saúde mental. Com isso, será possível criar uma relação mais saudável com o consumo e alcançar uma vida mais leve e satisfatória.
Contudo, a Oneomania é um comportamento preocupante que leva as pessoas ao consumo exagerado e à dívida compulsiva. Embora as pessoas possam enfrentar uma série de problemas devido a este comportamento, é importante reconhecer que existem formas de tratamento disponíveis para ajudar a controlar e prevenir o comportamento de oneomania.
Portanto, com o acompanhamento adequado, o oneomaníaco pode aprender a controlar melhor seu comportamento, para que consiga viver de forma saudável e equilibrada.
Quer aprender mais sobre comportamento humano e manias?
Se você chegou até o final deste artigo sobre oneomania é um sinal que gosta de aprender sobre como funciona a mente e o comportamento humano. Por isso, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, oferecido pela IBPC.
Dentre os benefícios do curso está o aprimoramento do autoconhecimento, pois a experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho. Além disso, você melhorará suas relações interpessoais, tendo em vista que entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. Assim, o curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.
Por último, nos conte se gostou do nosso conteúdo na caixinha de comentários logo abaixo. Ainda, curta e compartilhe em suas redes sociais. Desse modo, nos estimulará a sempre produzir artigos de qualidade para nossos leitores.