perplexo

Perplexo: significado e sinônimos

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados

Quando nos vemos em uma situação que é diferente ou que não compreendemos direito, podemos usar uma série de palavras. Mas qual termo você utiliza? Provavelmente, você costuma utilizar perplexo, não é mesmo? Mas saiba que muita gente fala e escreve essa palavra com o sentido errado.

Por isso, em nosso post iremos te explicar o que significa perplexo e quais são as palavras sinônimos. Então, se você quer saber mais, continue lendo o nosso texto. Aliás, ao final teremos um convite especial para você.

Definição de perplexo

A classificação gramatical dessa palavra é adjetivo, ou seja, é um termo utilizado para qualificar uma situação ou uma pessoa. A etimologia da palavra perplexo vem do latim perplexus.

Mas, o que significa perplexo? Usamos essa palavra quando não sabemos como nos comportar diante de algo que aparenta não ter uma explicação óbvia. Também utilizamos quando ficamos sem reação ou repleto de dúvidas em alguma situação.

Por fim, podemos usar o termo quando estamos pasmos ou repletos de espanto diante de alguns momentos.

Sinônimos

Sinônimos são palavras que possuem o mesmo significado ou que as definições desses termos são muito parecidas. No caso da palavra perplexo, os sinônimos são:

Atônito

A palavra é um adjetivo que pode ser usada quando estamos assustados e confusos diante de uma realidade. Além disso, ela é mais utilizada para situações em que ficamos sem reação.

Boquiaberto

É uma expressão muito usada no dia a dia para dizer que ficamos espantados com alguma situação. Por exemplo: “O preço dos alimentos da cesta básica nos deixou boquiabertos!”

Duvidoso

Usamos o termo quando algo não inspira confiança. Além disso, definimos como duvidosa uma situação que parece incerta.

Estupefato

Esse termo é pouco utilizado no nosso cotidiano. Mas, pode ser usado em uma situação que nos deixou surpreendidos e espantados.

Hesitante

Essa palavra é mais comum! Ela é um adjetivo que indica quando algo nos parece indeciso ou duvidoso.

Incerto

O último sinônimo de perplexo pode significar algo que é imprevisível ou um trabalho que não parece certo. Por exemplo: “Você parecia incerto na hora de tomar a sua decisão”.

Antônimos

Diferente dos sinônimos, os antônimos são palavras que têm significados opostos.

No que se refere sobre a palavra perplexo , vamos conferir alguns antônimos:

  • certo: significa algo sem erro, algo exata sobre um fato;
  • determinado: usamos quando queremos marcar, limitar ou fixar algo, e também pode ser algo seguro, estabelecido e decidido;
  • manifesto: é uma declaração pública de opinião, também poder algo evidente e claro;
  • notório: significa algo que é de conhecimento geral, todos sabem;
  • patente: se refere ao que ou a quem não tem ou não apresenta incertezas ou dúvidas, que é algo evidente, claro e visível.

O que é perplexidade?

Essa é uma palavra que é derivada do termo perplexo e também é bastante utilizada no nosso dia a dia. Perplexidade é um substantivo feminino e vem do latim perplexitas.atis.
O significado dessa palavra é o estado de quem demonstra hesitação em uma situação complexa ou de difícil solução.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Aliás, pode significar quando em alguma situação não sabemos qual decisão devemos tomar. Alguns sinônimos da palavra perplexidade são: perplexão, hesitação e enleio.

    Leia Também:  Isso também passa: diga nos piores e melhores momentos

    Exemplos de uso da palavra

    Agora que já entendemos melhor sobre o significado de perplexo, para fixar ainda mais isso, vamos ver algumas frases com o termo.

    1. Maria ficou perplexa quando viu a fatura do seu cartão de crédito.
    2. Voltei para casa um tanto perplexo, pois já era a terceira vez que eu ia ao posto de saúde e não tinha médico.
    3. Ele estava perplexo, enquanto tentava calcular os anos faltava para a aposentadoria.
    4. Os dois amigos trocaram um olhar perplexo quando João disse aquele absurdo.
    5. O senhor está perplexo e atemorizado por causa dessa situação?
    6. Esse tiroteio me deixou perplexo até agora.
    7. Joana ouviu que seu pagamento não seria efetuado na data prevista, então ela conversou com o gerente, pois ela ficou perplexa.
    8. “A Rússia […] afirmou nesta terça que as críticas da UE causaram perplexidade e decepção.” (Manchete pertencente ao jornal Folha de S.Paulo)
    9. “Ante a perplexidade dos colegas, o delator do “escândalo das emendas” na Assembleia paulista concluiu […]” (Manchete pertencente ao jornal Folha de S.Paulo)
    10. A perplexidade deu lugar ao choque quando entendemos aquela situação.
    11. Nós passamos da perplexidade à surpresa ao ver aquela cena.
    12. Só uma coisa pode me causar perplexidade: o aumento dos nossos salários.
    13. Maria assumiu um ar de perplexidade ao escutar toda a história.
    14. Toda essa situação pode ter vários adjetivos, mas acredito que perplexidade é a melhor definição, pois isso é inaceitável.

    Quais situações podem nos deixar perplexos?

    Muitas situações do dia a dia podem nos deixar em dúvida ou perplexos. Aliás, em alguns momentos não sabemos nem como reagir. Em especial, nos dias de hoje, vemos notícias em rádios, TV, internet ou redes sociais, que parecem surreais.

    Além disso, temos o contexto da pandemia do novo coronavírus. O vírus totalmente novo que surgiu no final de 2019 e que até hoje ainda é motivo de várias mortes e do nosso isolamento social.

    Então, não temos como não ficar perplexos com essa situação que afeta a todos. Ou seja, não tem como não encontrar exemplos do dia a dia que nos deixam duvidosos, incertos e atônitos. Por fim, parece que a palavra do momento que pode definir a situação atual é perplexidade.

    Mensagens sobre perplexidade

    Para finalizar o nosso post, selecionamos algumas mensagens ou alguns trechos de poemas que falam sobre a perplexidade.

    • A perplexidade é o início do conhecimento.” (Autor: Khalil Gibran)
    • “A sua perplexidade é a minha privacidade contando os seus erros para demonstrar a minha realidade” (Autor:Julio Aukay)
    • O novo sempre despertou perplexidade e resistência.” (Autor: Sigmund Fred)
    • “A perplexidade é o gesto mais negligenciado deste tempo. […].” (Autor: Joel Neto)
    • Quando atingirmos o ápice da perplexidade, admitimos que o silêncio tem o dom da palavra e passemos o microfone.” (Autor: Denise Ávila)

    Considerações finais sobre estar perplexo

    Esperamos que o nosso post tenha te ajudado a entender mais sobre o que é perplexo. Por isso, te convidamos a conhecer o nosso Curso completo de Formação em Psicanálise Clínica. Se você não tiver interesse em clinicar, com as nossas aulas online você poderá desenvolver o seu lado pessoal.

    Além disso, você entenderá melhor sobre as relações humanas e os fenômenos comportamentais. A nossa base teórica é fundamentada para que o aluno possa compreender sobre a área psicanalítica. O nosso curso tem 18 meses de duração e você terá acesso à teoria, supervisão, análise e monografia.

    Leia Também:  O que é mágoa? O que fazer quando alguém te magoou?

    Por fim, se você gostou do nosso post sobre a palavra perplexo, comente abaixo o que você achou. Aliás, não deixe de conferir o nosso curso online de psicanálise.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *