O poder do pensamento positivo é algo que nós sempre precisamos. Então, para entender mais sobre esse assunto, leia o nosso post agora mesmo!

Poder do pensamento positivo: mitos e verdades

Posted on Posted in Comportamento

O poder do pensamento positivo é algo que nós mais precisamos, em especial, por conta do que estamos passando neste momento. Então, para entender mais sobre esse assunto, te convidamos a ler o nosso post agora mesmo!

Poder do pensamento positivo: o que é?

Muitas pessoas desejam conquistar seus objetivos, não é verdade? Contudo, a primeira coisa que precisa fazer é acreditar fielmente que irá conseguir alcançar tal meta. Talvez, essa seja a melhor forma simples e direta de definir o que é pensamento positivo.

Outra questão que levantamos aqui é: será que ter essa atitude positiva pode realmente mudar toda a nossa vida? Será que esse é o verdadeiro poder do pensamento positivo? Então, ao pensar e falar o que você deseja conquistar e como fazer isso, de forma automatica, você se sentirá mais feliz e terá maior controle do rumo da sua vida.

Além disso, ao longo desse processo, o seu cérebro libera endorfina, o hormônio do bem-estar. Logo, você terá uma maior sensação de satisfação consigo mesmo.

Benefícios do poder do pensamento positivo

Como já podemos perceber, as pessoas otimistas têm formas diferentes de lidar com a vida. Em primeiro lugar, elas colocam em suas mentes qual o objetivo que desejam alcançar e traçam a melhor forma de conseguir isso. Aliás, os otimistas possuem clareza sobre as suas metas e, de modo geral, muito confiantes.

Em segundo lugar, as pessoas otimistas sempre vêem o lado bom das coisas, até mesmo nas mais difíceis. Pois, elas visualizam que há um aprendizado atrás da dor. Afinal, cada situação que ela passa está ligada com a conquista de seus objetivos.

Além disso, outro benefício de ter o poder do pensamento positivo é acreditar que merece a felicidade e direciona a sua vida para isso. Não importando quais sejam os obstáculos e os desafios que estão no caminho.

“O otimista vê a oportunidade em cada dificuldade.” (Autor: Winston Churchill)

Ao começar a pensar positivo, você logo notará algumas mudanças ao seu redor. Como já falamos, o seu cérebro opera em um estado em que a endorfina (hormônios do prazer) está presente e o que te torna mais feliz e leve.

Dessa maneira, o pensamento positivo proporciona um aumento na sua autoestima, que é fundamental para ter uma mente saudável e livre de transtornos psicológicos. Por isso, essa atitude positiva reduz as crenças que nos limitam para a conquista de nossos objetivos.

Ou seja, o poder do pensamento positivo irá mudar a sua vida de forma completa.

Como ter o poder do pensamento positivo?

Para quem deseja ter pensamentos positivos há uma boa notícia! Isso porque o otimismo não é um “dom”, ou seja, é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada. Entretanto, algumas pessoas precisam buscar ajuda de um psicólogo para aprender.

Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver pensamentos positivos. Então, confira os próximos tópicos.

Leia Também:  Preocupação: conceito e autocontrole

1. Treine a sua mente

O primeiro passo é treinar a sua mente para pensar positivo. Embora pareça ser muito difícil, é algo mais fácil do que se imagina. Veja bem, a nossa mente só consegue concentrar apenas um pensamento por vez. Por isso, o que você precisa fazer é manter o foco em coisas positivas.

Com o passar do tempo, isso se tornará um hábito. Então, quando acontecer uma situação ruim, lembre-se: a sua resposta determinará qual será o resultado. Portanto, busque ver qual seria a resposta positiva ou a lição de tal evento.

2. Decida ser feliz

Ao fazer essa escolha de estilo de vida, sempre esteja agradecendo pelas coisas, mesmo as mais delicadas. Aliás, sempre olhe o “copo meio cheio”, ou seja, veja as boas intenções que estão ao seu redor. Temos certeza de que encontrará algo que te deixe feliz.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    3. Aposte na sua alegria

    Por fim , olhe sempre para o lado positivo, em especial, quando as coisas dão errado. Afinal, é muito fácil ser alegre quando tudo está indo do jeito que você queria.

    Contudo, é quando você se depara com os contratempos, que você irá demonstrar a si mesmo e as pessoas ao seu redor, qual é a sua verdadeira face. Pois, é na dificuldade que desenvolvemos a nossa força interior.

    Mitos: o outro lado da moeda do poder do pensamento positivo

    Nem tudo são flores! Quando a pessoa adota o pensamento positivo de forma constante na sua vida, é necessário ter alguns cuidados. Porque, não basta apenas ter pensamentos positivos e não ter as ações necessárias para conquistar os objetivos.

    Sabe aquela frase bem conhecida: “durma com as ideias e acorde com as atitudes”? Então, ela se encaixa muito bem nessa relação que estamos trazendo aqui. Imagine que você deseja aprender uma nova língua. Por mais que você tenha todos os pensamentos positivos para isso, se não iniciar um curso e se esforçar para isso, esse objetivo não será alcançado.

    Saiba mais…

    Outro cuidado é que as pessoas ao se atentar apenas às belezas da vida, podem deixar de acreditar que as coisas ruins não existem. Por conta disso, há a possibilidade de trazer dores, pois a pessoa não sente que é capaz sobre determinados assuntos.

    Ademais, é importante ressaltar que nós somos seres humanos e complexos, há determinados temas (abusos, traumas etc) que precisamos colocar para fora. Portanto, é só assim que podemos continuar com a nossa vida de forma mais leve e tranquila.

    Talvez, o poder do pensamento positivo, por ser algo cheio de coisas boas, não permite que tais coisas sejam ditas.

    Afinal, todas as pessoas tem seus momentos ruins

    Pode ser alguns dias, meses ou anos, mas, enfim, todos têm fases difíceis que precisam enfrentar. Sendo assim, dependerá de cada pessoa escolher como irá passar por esses momentos. Então, é necessário entender que cobrar constantemente de si mesmo ou dos outros essa positividade pode ser algo tóxico.

    Além disso, os pensamentos positivos sempre exigem que você esteja repensando a sua forma de viver. Já que em alguns momentos, a vida pode não ser tão colorida como desejamos e ser mais cinza do que queremos.

    Leia Também:  Controle emocional antes de disparar: A Culpa é Sua!

    Considerações finais sobre o poder do pensamento positivo

    Por fim, como podemos ver no nosso post, o pensamento positivo é uma escolha de vida que todas as pessoas podem fazer. Algumas orientações podem nos ajudar a conseguir alcançar essa positividade. Contudo, ter um conhecimento mais amplo e sólido é uma boa forma para ter controle sobre as nossas mentes.

    Então, conheça o nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online. Com 18 meses, você terá acesso a teoria, supervisão, análise e monografia, tudo isso orientado pelos melhores professores. Aliás, o nosso curso trará conteúdos semelhantes ao deste post sobre o poder do pensamento positivo. Por isso, inscreva-se já e comece ainda hoje uma nova jornada!

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *