Você sabe o que é abnegação? Pois, essa é uma qualidade muito importante para todas as pessoas. Então, confira nosso artigo para saber mais!

Abnegação: significado e exemplos em psicologia

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Você sabe o que é abnegação? Pois, saiba que essa é uma qualidade muito importante para as pessoas que vivem em sociedade e compartilham propósitos de vida. Embora essa possa ser uma característica inata de muitos indivíduos, ela também pode ser desenvolvida ao longo da vida.

Sabendo disso, neste artigo falaremos sobre o assunto para facilitar o entendimento. Ainda, esclarecer os principais conceitos em relação ao significado de abnegação. Desse modo, entenda de uma vez por todas o que é abnegação, o que é uma pessoa abnegada e o seu significado para a psicologia. Então, continue a leitura para conferir!

O que é abnegação?

Nesse sentido, o significado de abnegação está relacionado ao altruísmo e o desprendimento de status e condições materiais. Ou seja, nenhuma ação é realizada visando uma recompensa imediata ou ganho futuro. Pois, tudo é feito apenas pensando no bem-estar e felicidade do outro no momento presente.

Sendo assim, a pessoa que se abnega de si não está preocupada com os padrões sociais que deveria seguir. Portanto, todas as conquistas pessoais não trazem o sentimento de realização.

Dessa forma, o desprendimento de todas essas regras impostas pela sociedade é o que a fazem pensar na felicidade das pessoas que ama. Pois, o bem-estar de todas as outras à sua volta também é sua prioridade, ainda que não passem de desconhecidos.

Porém, é fundamental esclarecer que a pessoa abnegada não abre mão dos seus próprios interesses por falta de objetivos. Na verdade, para ela os planos das pessoas que lhe cercam são mais importantes. Ademais, mesmo que tudo isso lhe custe sua própria felicidade.

Abnegação e as características de uma pessoa abnegada

Desse modo, uma pessoa abnegada acaba não pensando muito em si mesma. Pois, tem o costum de fazer atitudes em prol do outro. Por isso, não é incomum que a abnegação venha acompanhada de prejuízos pessoais, enquanto promove a felicidade de uma outra pessoa.

Por esse motivo, na sociedade atual o ser humano vem cultivando hábitos individualistas. Logo, o altruísmo tem sido esquecido. Então, abnegar a suas próprias vontades é visto como uma atitude tola. Como resultado, há maiores chances para a destruição das relações interpessoais.

Ademais, ao longo dos séculos, o meio ambiente e o futuro da humanidade estão em risco. Pois, muitas pessoas estão pensando apenas no crescimento individual. Ou seja, sem pensar na saúde da sociedade como um todo. Portanto, o papel da pessoa abnegada é justamente trazer o equilíbrio e a harmonia para que o mundo prospere.

Mas se a abnegação pode, de fato, trazer perdas reais para o indivíduo, por que ela é uma qualidade a ser desenvolvida? Para responder isso é preciso resgatar o significado dessa virtude em psicologia. Então, confira a seguir!

Significado de abnegação para a Psicologia

Dessa forma, para a Psicologia, o significado de abnegação é trazido para esse contexto mais construtivo da virtude. Assim, pessoas com essa característica não são vistas como tolas. Mas sim como sábias e com o espírito desenvolvido.

Afinal, já compreenderam que as conquistas materiais não são fundamentais para a qualidade de vida. Posto isso, seu objetivo é contribuir para que o próximo tenha uma vida positiva, equilibrada e boa o suficiente.

Leia Também:  Tempos Líquidos para Bauman: entenda o significado

Então, para tanto os sentimentos negativos,  como a vaidade, o ego e o orgulho são algumas das peculiaridades a serem eliminadas. Enquanto isso, as habilidades afirmativas são desenvolvidas de modo mais profundo.

4 aspectos da abnegação para a Psicologia

Apesar de ser reduzida a uma única palavra, a abnegação é um conjunto de traços e aspectos que constroem a personalidade do indivíduo. Como citamos no início deste artigo, essa característica pode nascer com a pessoa ou ser aperfeiçoada com a maturidade.

Contudo, para isso a pessoa precisa estar empenhada em construir um mundo melhor. E ainda, oferecer o seu máximo para o bem-estar coletivo. Então, para trabalhar essa virtude, listamos quatro aspectos da abnegação. Confira!

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    1. Generosidade

    A generosidade é o primeiro traço da pessoa que não se prende a bens materiais. Pois, ela está sempre disposta a dividir o que tem com os outros a sua volta, estejam eles necessitando ou não.

    Ainda que os seus bens não sejam suficientes, a pessoa abnegada não vê problema em dividir o pouco que tem. Isso porque, o objetivo da generosidade é acrescentar algo positivo na vida do próximo.

    2. Confiança

    Nesse sentido, a confiança é a capacidade de crer na palavra e boa índole do outro. Portanto, também é um aspecto indispensável para a pessoa abnegada. Dessa forma, ela não hesita em se colocar em situações risco confiando que ao final tudo dará certo.

    Porém, quando as coisas não saem como esperado, nem por isso a confiança acaba. Já que há compreensão de algum motivo de força maior agiu para o desenrolar de determinada situação. Ou seja, isso é suficiente para essa pessoa.

    3. Tolerância

    Complementando o aspecto da confiança, a tolerância é outra característica muito importante da abnegação. Pois, ela permite uma convivência saudável e harmoniosa com familiares e colegas. E, mesmo quando as coisas fogem do planejado.

    Portanto, a tolerância tem a ver com a paciência e aceitação das imperfeições das outras pessoas. Partindo da ideia de que todos nós somos humanos e estamos expostos a cometer falhas, quando elas acontecem não são motivos para desavenças ou estresse.

    4. Perdão

    O ato de perdoar é bastante difícil para pessoas egocêntricas. Isso porque elas estão presas à mágoa e ao rancor. Ao contrário disso, quem está disposto a abnegar as suas vaidades perdoa com muito mais facilidade. Logo, se livra de qualquer sentimento de culpa.

    Como resultado, há uma sensação de leveza e libertação. Contudo, o perdão não tem esse intuito. Isso porque o indivíduo perdoa para que o outro se sinta liberto de ações e reações negativas do passado em sua vida.

    Considerações finais sobre a abnegação

    Com essa leitura, você pode entender a importância da abnegação para o ser humano. Além disso, deu para conhecer alguns dos principais aspectos que fazem dessa característica um símbolo positivo para a Psicologia. Ademais, mostramos o quanto a abnegação é importante para o convívio em sociedade.

    Portanto, pessoas com essa virtude transformam as pessoas que estão ao seu redor. Ainda, se preocupam com o bem-estar de todos. Desse modo, é somente assim que transformaremos o nosso bairro, cidade e país. E assim também mudar a realidade do mundo. Mas tudo depende de cada um!

    Sendo assim, para aprender ainda mais sobre a abnegação, faça nosso curso online de Psicanálise Clínica. Assim, você também conhecerá o papel dos diferentes traços de personalidade. E ainda, sobre o com portamento humano. Então, não perca essa oportunidade e inscreva-se agora mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *