excesso de exigências no relacionamento

Pessoas exigentes em relacionamentos: o que a psicologia diz

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

As pessoas exigentes na vida e nos relacionamentos muitas vezes são vistas como difíceis de agradar ou complicadas de conviver. No entanto, essa não é uma verdade absoluta, já que essas pessoas procuram apenas fazer escolhas boas para si.

Portanto, se relacionar ou ser alguém exigente pode ser muito proveitoso se essa característica for trabalhada da maneira certa. Ou seja, dá para haver um equilíbrio entre exigências, cobranças e satisfação e acolhimento. E para ajudar, a gente preparou um artigo especial sobre pontos positivos e negativos das pessoas exigentes segundo a psicologia. Confira!

Pessoa exigente para escolher relacionamentos

Ao falar em pessoas exigentes para escolher, normalmente estamos falando de quem não aceita qualquer coisa em sua vida. Isso pode ir desde escolhas individuais e da rotina até decisões importantes e definitivas. Em geral, esse tipo de pessoa está mais propenso a ter personalidade muito forte e gosta de ser independente. Além disso, sabe resolver seus próprios problemas e não cede a pressão ou influência dos outros à sua volta.

Por essas características é que surge um julgamento precipitado de que a exigência é um fator negativo. A partir daí a sociedade passa a julgar a pessoa como chata, esnobe ou inacessível. E essa até pode ser a realidade de alguns de fato.

Porém, nem todas as pessoas exigentes seguem esse padrão de comportamento. E para mostrar os dois lados da moeda, a seguir a gente listou alguns dos pontos positivos e negativos em ser exigente. Veja quais são:

Pontos positivos de pessoas exigentes

Exigir não precisa ser um problema quando existe um propósito maior que guia tudo isso e se baseia nas ações do ser humano. Para ilustrar o lado bom da exigência, alguns hábitos que podem ser muito proveitosos para a vida desse tipo de pessoa é que ela:

  • sair em defesa das coisas certas;
  • cumpre com o prometido;
  • dá sempre o melhor de si;
  • sabe fazer boas escolhas;
  • gosta de incentivar os outros.

Dito isso, quem não gostaria de conviver com alguém que procura tomar as melhores decisões e sempre apoia amigos e familiares? Pois bem, essa é uma forma de perceber que a exigência nem sempre é algo difícil de lidar em um relacionamento.

Pontos negativos de pessoas exigentes

Por outro lado, é justo dizer que exigir demais também tem seus pontos negativos. E é isso que faz com que as pessoas exigentes sejam mal interpretadas. Afinal, uma pessoa que tem excesso de exigências no relacionamento e na vida, em geral:

  • não tolera muitos erros;
  • cobra muito de si mesmo;
  • pode ser muito perfeccionista;
  • pode ter dificuldade em confiar;
  • encontra defeitos com facilidade.

Quando esse comportamento atinge níveis críticos e compulsivos, outros problemas maiores podem surgir. Isso gera conflitos amorosos e conjugais, por exemplo, ou mesmo doenças como depressão, ansiedade e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

O que a psicologia diz sobre pessoas exigentes

A psicologia analisa com cautela os aspectos que permeiam a personalidade de pessoas exigentes em relacionamentos. Pois, ainda que esse traço seja positivo em alguns âmbitos, em outros ele pode revelar traumas e medos da pessoa.

Leia Também:  A Síndrome de Asperger: diagnóstico e cotidiano do portador

Se a pessoa começa a assumir um papel de obsessividade, medo, entre outros, é um sinal de alerta. Isso pode significar que a sua exigência é, na verdade, uma maneira de se proteger de frustrações. Isso pode surgir após experiências negativas em relacionamentos do passado.

Além disso, o excesso de exigências pode ser o reflexo de uma infância rígida, com muitas cobranças dos pais e professores. Esse tipo de situação é bastante comum e pode afetar sua autoestima e sua confiança, prejudicando sua qualidade de vida. Em casos como esses, ser exigente pode ser, de fato, um fator negativo e indicar que algo mais precisa ser investigado. Assim, quando a exigência deixa de ser um aspecto natural, iniciar um acompanhamento psicológico pode ser fundamental.

A personalidade da pessoa exigente para escolher

Para entender melhor o que provoca tamanha exigência em uma pessoa, é necessário observar o contexto de uma forma mais ampla. Como mencionado a pouco, a origem desse tipo de comportamento pode estar ligada a criação recebida durante a infância. Nesse sentido, é bem comum que as pessoas exigentes sejam mesmo muito críticas e difíceis de conviver. Porém, é importante lembrar que elas não fazem isso por mal, mas como um mecanismo de defesa inconsciente.

Assim como outros traços de personalidade, a exigência pode e deve ser trabalhada para que não atrapalhe sua vida. Isto é, alguém que é exigente por natureza pode aperfeiçoar seus hábitos para que eles sejam apenas positivos no seu dia a dia.

Já as pessoas exigentes por forma de proteção precisam de suporte profissional. Com o tratamento adequado é possível se livrar desses traumas e parar de projetar cobranças excessivas sobre os outros.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Excesso de exigências no relacionamento

    Nos relacionamentos, as pessoas exigentes tendem a enfrentar dificuldades maiores. Isso porque elas não conseguem tolerar erros — e diversas vezes não admitem suas próprias falhas. Essa busca pela perfeição torna o convívio muito delicado e frágil.

    O equilíbrio entre procurar o que é melhor para si e a busca por um padrão inalcançável de relacionamento é o maior dilema para essas pessoas. Mas, reconhecer que a sua exigência tem passado dos limites já é um grande passo para mudar essa atitude.

    Da mesma forma, a terapia com um psicanalista qualificado pode ser a solução para o problema. Contudo, vale lembrar que esse é um processo longo de ressignificação. Logo, todos os envolvidos precisam estar dispostos a cooperar com a melhora.

    Considerações finais sobre pessoas exigentes

    Com as informações deste artigo sobre pessoas exigentes deu para entender melhor quando a exigência pode ser algo bom ou ruim. Além disso, agora você também sabe o que pode tornar uma pessoa tão exigente nas suas escolhas e relacionamentos.

    E para aprender ainda mais sobre os diferentes comportamentos do ser humano, faça o nosso curso online de psicanálise clínica. Com as aulas você vai poder entender como a personalidade afeta relacionamentos, o modo de vida e até a saúde de uma pessoa.

    Então, clique aqui para fazer a sua matrícula agora mesmo e garanta seu certificado de psicanálise clínica ainda este ano!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *