O que é pogonofilia: significado e causas

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Ainda que inconsciente, muitos de nós desenvolvem um certo apreço por determinados tipos físicos. Mais que qualquer coisa, a aparência é o que nos chama atenção em primeiro lugar. Nesse caminho, descubra o que é pogonofilia e o que motiva esse fenômeno em nós.

O que é pogonofilia?

A pogonofilia é a atração ou desejo sexual por indivíduos que possuem barba. Tal qual outros fenômenos, esse em questão leva em conta um aspecto de aparência de uma pessoa. Antes de encontrar qualquer conteúdo emocional ou interno, um indivíduo se encanta primariamente pela barba. Meio que se torne uma leve obsessão.

Note que não se trata unicamente de amor por quem possui barba. Embora ela seja levada em conta na hora de se permitir um encontro, o impulso é que predomina mais. Sendo assim, o tesão é um dos catalisadores desse desejo. Em sua mente, o indivíduo interpreta o uso da barba em outro como a faísca ao desejo.

Isso inclui também o fetiche sexual. Isso porque a barba dá aos homens uma condição física mais rígida e bruta. A jovialidade e delicadeza acabam por ficarem escondidas entre os pelos do rosto, dando um ar mais adulto. Ainda que pareça algo tão pouco para alguns, a barba pode ser a chave para uma satisfação sexual a outros.

Causas

Cabe ressaltar que a pogonofilia não se trata de doença ou um mal-estar entre os indivíduos. Com o passar dos anos, muitos de nós desenvolvem certa aptidão para alguns tipos físicos. Muito disso vem de parte da nossa própria história, onde nos identificamos com determinadas culturas.

A atração por barba é um fenômeno de origem psíquica que remete a alguns aspectos da história humana. Veja por quê:

Fetiche

Como dito acima, muitas pessoas possuem fetiche por indivíduos barbados. Por meio da imagem deles, poderiam extravasar a repressão sexual que possuem, especialmente os mais tímidos. A sua imagem idealizada corresponde diretamente ao que ele sente diante de alguém com pelos no rosto.

Sadismo e prazer

Com o fetiche, vem a relação de sadismo e prazer. Puxando para o lado unicamente sexual, um pogonófilo tem à sua frente a imagem de seu fetiche. Ainda que uma parte da sua mente “marginalize” um indivíduo barbudo, a outra, predominante, o quer. Com base nisso, podemos ver claramente uma relação entre sadismo e prazer.

Imagem

Um indivíduo transmite uma ideia específica sobre si quando possui barba. Quando bem cuidada, sua presença ajuda a mudar a energia de um ambiente. Alguém aficionado por barbas entende isso e também quer causar o mesmo efeito. Contudo, aos que não possuem barba, o meio de conseguir é através de um interesse barbudo.

Saúde

Indivíduos com barba plena demonstram um sinal irrefutável de saúde. Ainda que muitas pessoas não percebam, nosso inconsciente procura sinais de boa genética nos parceiros. Isso porque o contato e possível reprodução daria descendentes com um excelente genoma. Assim como em outras espécies, os humanos também se guiam pela genética mais favorável.

Características

Um indivíduo com pogonofilia carrega sinais específicos quanto ao fenômeno. São como marcações em seu comportamento, algumas sutis e outras nem tanto. Mesmo assim, servem de parâmetro para se identificar nesse status. Isso vale tanto para quem admira quanto a quem possui barba, se mostrando como:

Interesse

A maior e principal característica é a estrita preferência por quem tem barba. Exemplificando de modo infantil, se em uma sala estiver 100 homens diferentes e apenas um tiver barba, ele terá preferência. A barba acaba por colocá-lo à frente na lista de interesses em relação aos demais.

Rotina

Um indivíduo pogonófilo gasta um tempo excessivo ao cuidar de sua própria barba. Isso porque se utiliza de diversos tratamentos para mantê-la bonita e firme. Na lista inclui gastos com shampoos especiais, loções, cremes, pagamentos com barbeiros para deixá-la bonita… Etc. Sua rotina muda quando a sua barba está grande.

Como a aparência é vista pelos demais

Ainda que a gente queira ou não, a nossa aparência diz muito sobre como somos. Em alguns casos, pode se mostrar com um equívoco, mas em geral é assim que funciona. Com os barbudos não é diferente, ainda mais quando carregam uma característica marcante. A sua barba é, literalmente, uma porta de entrada em alguns lugares.

A barba dá ao homem uma ideia de seriedade que os demais não possuem em primeiro momento. É através dela que ele passará uma imagem de confiança e imposição sadia que os outros indivíduos precisam. Eles terão mais confiança em um indivíduo barbudo por conta de sua aparência.

Leia Também:  Freud e a Sociologia: como a Psicanálise vê a sociedade?

Além disso, a barba transmite uma ideia de rigidez. Isso aborda uma suposição de que um indivíduo barbudo terá mais resiliência física e mental a alguns momentos. Inconscientemente, projetamos a nossa necessidade de alguém forte a um barbudo. É isso o que a pogonofilia faz: condensar nossos desejos em determinado tipo.

Implicações

Como dito linhas acima, a pogonofilia não se trata de alguma doença ou distúrbio. Apresenta-se mais como um fenômeno psíquico motivado pelo desejo do indivíduo. Contudo, não existe uma medida única, dada a percepção de cada um sobre o evento. Graças a isso, pode haver implicações em determinados momentos.

Por exemplo, algumas pessoas chegam ao extremo de recusar homens sem a barba. Preferência não se discute, mas aqui observamos um exemplo claro de como funciona o exagero. O excesso de seletividade pode prejudicar o seu contato mais íntimo com outras pessoas. Afinal de contas, nem todos são obrigados a aderir a moda da barba.

A pogonofilia é saudável na medida em que não compromete o nosso estilo de vida. O ser humano encontra o próprio caminho com base nas tendências que escolhe. Isso inclui a sua preferência por determinados tipos de parceiros, o que evoca até seu lado pré-histórico. É natural até que não nos impeça ou prejudique.

Nesse caminho, tome cuidado para não cometer excessos, visto que pode te atrapalhar. Ainda que o seu fetiche primário seja a barba, tente se abrir para outras possibilidades. Quem sabe não encontra o que procura em um rosto mais limpo?

Curso de Psicanálise

Assim como a pogonofilia, outros fenômenos e comportamentos podem ser melhores estudados com a ajuda de um curso online de Psicanálise como o que disponibilizamos!. A ferramenta funciona como um raio-x do comportamento, destrinchando a avaliando nossa capacidade de interagir e reagir. Se ainda está curioso com o tema acima, vale a pena fazer o investimento.

Como as aulas são online, você não se preocupa em se locomover no trânsito de sua cidade. Basta ter um computador com acesso à internet e você estuda onde quiser. Isso não prejudica o seu aprendizado, já que o rico material didático é conduzido pelos melhores professores do mercado. Eles se encarregam de descobrir seu potencial.

Não perca tempo pensando e garanta já sua vaga em um dos melhores cursos de Psicanálise do mercado. Se fizer isso o quanto antes, pode conseguir até descontos especiais. Além disso, estará por dentro de temas interessantes, como é o caso da pogonofilia.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *