O que é neurofeedback?

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Já pensou em trabalhar a sua organização mental, de modo que se torne mais produtivo? Graças ao neurofeedback, você consegue reformular a sua estrutura cerebral e tirar o maior proveito sobre isso. Descubra mais!

O que é neurofeedback?

O neurofeedback é um tratamento que visa melhorar o funcionamento do nosso cérebro através de neuro modulação de forma autorregulatória. Dessa forma, o cérebro acaba tendo as suas habilidades naturais bastante lapidadas e potencializadas. Seria como uma academia de exercícios para que o órgão se exercitasse e se mantivesse em forma.

Todo esse processo é alcançado por meio de sensores que conseguem perceber sinais elétricos transmitidos pelos neurônios. Eles acabam sendo decodificados e trabalhados por um software único que “lê” a linguagem do cérebro. Graças a isso, podemos acompanhar em um computador como o nosso cérebro está trabalhando e se comportando enquanto o estudamos.

Cabe ressaltar que isso não se trata de uma terapia medicamentosa. O mapeamento das funções do cérebro é feito de forma saudável. Ademais, também não há invasões nessa região. Isso apenas acaba por tornar o estudo mais eficaz e com resultados mais verdadeiros e certeiros, algo que não aconteceria com remédios.

A importância de neurofeedback em nossas vidas

Por muito tempo, estudiosos tentavam avaliar a nossa capacidade cerebral como forma de estimular nosso crescimento. Isso porque, para várias questões, o cérebro pode ser a resposta que precisamos. Um componente tão vital e sensível à nossa vida seria a chave para irmos além. Precisávamos de uma chave eficiente que conseguisse traduzir a sua linguagem complexa.

Dessa forma, chegamos ao neurofeedback, um tratamento saudável e pouco invasivo às nossa funções cerebrais. Por meio dele, conseguimos acompanhar e avaliar a nossa estrutura cerebral. As sinapses são entendidas e guardadas, de modo a formar um banco de dados biológico sobre nós. Todo o caminho que a informação percorre é justificado e esclarecido.

Sendo assim, mais do que nunca, temos uma ferramenta para nos ajudar na elevação e evolução como pessoas. Nossas potencialidades são trazidas à tona. Não só isso, mas também são encontrados meios de projetá-las. Além de abrir os caminhos, também nos ajuda qual escolher no momento.

Benefícios

Assim como qualquer outro tratamento seguro, o neurofeedback traz ótimos benefícios à nossa vida. Contudo, cabe ressaltar que trabalha principalmente o nosso campo mental. Como consequência, o campo físico também passa a ser melhorado indiretamente. Em geral, você tem vantagens como:

Concentração

Os estímulos pouco afetam a sua concentração. Isso porque você passa a ser mais focado nas coisas que faz. Evitando distrações e qualquer outro tipo de desvio, sua produtividade em qualquer área que esteja fica mais acentuada. Você passa a ser mais direto, conciso e eficaz em tudo em que põe a mão.

Desempenho

Continuando o que foi dito acima, a sua produtividade aumenta. O seu desempenho se torna tão satisfatório a você quanto para outras pessoas. Em especial no trabalho, você passa a entregar mais e com maior qualidade, sem se desgastar por conta disso. Ainda que não queira, acaba se tornando um exemplo a quem busca a mesma situação que você.

Auto-gestão

Pode parecer simplista, mas você passa a ter mais controle sobre si mesmo. Você passa a gerir o tempo que gasta, a energia que emprega e os resultados que busca. Graças a isso, demonstra maior controle sobre as coisas que concernem a você.

Bem-estar

Afinal de contas, você também merece um tempo para o sossego. O tratamento de neurofeedback consegue eliminar tudo o que não é produtivo à sua vida. Dessa forma, pensamentos deprimentes, repetitivos ou que não te ajudem passam a ser ignorados. Você acaba se sentindo mais livre e relaxado.

Tratamento

Como dito linhas acima, o tratamento com o neurofeedback não é invasivo e não necessita de remédios. Ao contrário do que alguns pensam, não existe intervenções magnéticas ou elétricas de qualquer equipamento. O tratamento leva o nome “saudável” por uma razão, então pode ficar sossegado com essas questões.

No procedimento, os médicos responsáveis colocam eletrodos sobre o seu couro cabeludo. É através deles que a captação de emissões dos neurônios que pulsam em sua cabeça será possível. Os cabos conduzirão as informações registradas a um computador e isso passa a ser analisado pelos especialistas.

Por conta disso, você consegue trabalhar alguns problemas que não saem de sua vida. Isso porque seu cérebro passa a ser treinado e condicionado a evitar impulsos. Isso acaba por equilibrar a sua corrente cerebral, encontrando a linha perfeita entre pensar demais ou de menos. Alguém com TDAH, por exemplo, passa a ter maior autocontrole sobre a própria atenção.

Leia Também:  O que é pulsão? Conceito em Psicanálise

Para o que é indicado?

Felizmente, o tratamento de neurofeedback é indicado para vários problemas. Graças à sua estrutura, é possível identificar alguns padrões cerebrais e corrigi-los. Como consequência, o paciente passa a ter uma qualidade de vida maior e sem tantos empecilhos. Veja alguns exemplos:

Transtorno de déficit de atenção

Facilmente encontramos pessoas que demonstram a incapacidade de focar a sua atenção em algo. Isso acaba dificultando o seu aprendizado, por exemplo. Por meio da terapia, ela pode reconectar adequadamente os seus centros nervosos e focar em uma coisa de cada vez.

Ansiedade

É quase que impossível não conhecer alguém que sofre com esse mal. Graças à terapia, uma pessoa pode conquistar uma visão mais realista para seu futuro. Ela se concentra no agora e também acaba vivendo ele.

Aprendizagem

Independente de qual seja a causa, muitas pessoas se vêm impossibilitadas de aprender como deveriam. Isso acaba por levar a outros problemas, como a depressão, por exemplo. A intervenção do tratamento possibilita um resgate ao seu potencial de aprendizado. Elas passam a se sentir mais confiantes porque sabem aonde ir.

Nada melhor que uma ferramenta sadia para destravar o nosso potencial, não acha? O neurofeedback atua como um catalisador natural às conexões cerebrais, reconstruindo a sua estrutura e as tornando novas como folhas. Não existe contra-indicação até o momento e qualquer um pode se beneficiar dele.

Ademais, outro ponto positivo é a sua naturalidade. Muitos desconfiam de tratamentos por conta de sua intervenção mais invasiva. O neurofeedback ajeita a nossa estrutura, sem bagunçar ainda mais com efeitos colaterais desnecessários.

Outro caminho para se trabalhar a estrutura cerebral é por meio do nosso curso online de Psicanálise Clínica. O entendimento que precisa pode ser encontrado no rico material disponibilizado e guiado por tutores especializados no assunto. Você é imerso em teorias fundamentalistas, mas ganha espaço para propor novos direcionamentos.

As aulas são online, dando a oportunidade de flexibilizar os seus estudos, mas não se preocupe. Você nunca perderá nada de importante dentro do curso. Quer obter uma ferramenta de crescimento pessoal a um baixo custo? Faça nosso curso de Psicanálise online. Você aprenderá muitos conteúdos interessantes, assim como é o neurofeedback.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *