O que é Chi Kung em medicina chinesa?

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

A Medicina chinesa tem nos dado valiosas lições ao longo dos séculos, proporcionando alívio mental e bem-estar físico. Com base nisso, surge diversas ramificações de tratamentos e experimentos que passam a figurar o quadro de terapias funcionais. Descubra o que é Chi Kung e como essa disciplina pode fazer bem à sua vida.

O que é Chi Kung?

O Chi Kung é um treinamento existencial chinês que visa trabalhar o nosso interior. Há muito tempo, e bem antes de nós, a cultura Oriental descobriu uma conexão única entre corpo, mente e espírito. Ao longo do tempo, tentou aproximar esses três campos, a fim de alcançar um estado de consciência mais elevado.

Daí surge o Chi Kung, se utilizando do imaterial para trabalhar o corpo físico. Os chineses se beneficiaram do seu conhecimento milenar sobre a energia e usaram isso em seu favor. Dessa forma, construíram uma ferramenta eficaz e simples que pudesse tratar de males e expandir a nossa consciência.

Para que funcione, é preciso ser incisivo e direto quanto ao treinamento. Os treinos precisam ser regulares, de modo que você não interrompa a sua sequência. Além disso, você também precisa reformular a sua visão de vida e atitude. Essa prática precisa ser anexada e vivida em sua rotina diariamente.

Para que serve?

O Chi Kung é um tratamento natural que visa reconectar todas as nuances de nossa existência. A energia que flui através de nós passa por nossa mente, indo ao espírito e abrindo caminho no corpo. Isso acaba por restabelecer nossos aspectos mais básicos como ser humano, deixando nossas conexões firmes e sem desleixos.

A saúde é o principal pilar a ser trabalhado, visto que conduz o nosso bem-estar. Por meio da técnica, construímos um status de equilíbrio e rigidez quanto à mente e o corpo. Nossas funções físicas acabam por entrar em sintonia com as mentais. Como consequência, a nossa saúde em geral acaba por atingir outro nível.

Cabe ressaltar que o tratamento começa pelo centro e se ramifica, acompanhando as suas ligações naturais. Isso porque começa atuando pelo sistema nervoso, restaurando progressivamente a conexão com o corpo humano e mente. Enquanto pratica, um indivíduo se beneficia da unificação de sua parte física e mental, se mostrando como que novo.

Benefícios

Caso ainda esteja em dúvida quanto à técnica, observe os itens apresentados abaixo. Eles são resultados comuns e diretos observados nos praticantes de Chi Kung. Graças a isso, conseguem romper qualquer barreira imposta e ultrapassar suas próprias expectativas. Isso inclui:

Rejuvenescimento funcional

Com o passar do tempo, acabamos por sentir o efeito da idade em nosso corpo. Ficamos mais lentos e pesados, sentindo dores ao menor movimento que fazemos. Contudo, graças à disciplina requerida pelo Chi Kung, isso pode ser trabalhado e até revertido. Isso porque as nossas artérias e articulações voltam a funcionar com mais agilidade e de forma natural.

Controle da mente

A ideia aqui é aprender a projetar positivamente imagens que agreguem valor à nossa vida. Por conta disso, temos mais facilidade em nos concentrar e contemplar alguns aspectos essenciais de nossa vida. Isso permite que a mente seja trabalhada de forma saudável e sem interrupções comuns e mundanas.

Tranquilidade

Isso porque, com os nossos três aspectos existenciais equilibrados, atingimos um estado de plenitude máxima. Passamos a ter uma postura mais sadia e equilibrada diante da vida. Seja ao bom e ao ruim, conseguimos trabalhar tudo de forma a não nos alterar. A tranquilidade hoje em dia é um bem bastante valioso.

O Reiki

Uma importante ferramenta utilizada em vários ambientes é fundamentada a partir do Chi Kung. O reiki, terapia originária do Japão para canalizar energia, foi criado pelo Mestre Usui. Após várias reflexões, o Mestre conseguiu aperfeiçoar a técnica que expandiu seu novo através do tempo. Isso foi possível graças à sua prática no Chi Kung.

Graças à sua imersão no tratamento, Usui conseguiu formular a sua ideia de que a energia pode ser transmitida. A canalização pode ser feita se o transmissor estiver em pleno acordo consigo mesmo. Isso porque a sua integridade existencial conta bastante no tratamento, já que não permite a entrada de interferências.

É importante salientar o quanto uma filosofia pode ajudar na construção de tantas outras. Sem que tensione diretamente, esse tratamento acabou por levantar algumas questões que ficaram em aberto. Isso motiva diversas pessoas a saírem de sua zona de conforto e buscarem por respostas. No fim, todos acabam ganhando.

Leia Também:  Os 15 melhores jogos para memória e raciocínio

Escolas

Como não poderia deixar de ser, o Chi Kung acabou por ser aderido em várias escolas. Contudo, cada uma trabalha um aspecto existencial diferente do tratamento. Por conta disso, aos estudantes, é preciso escolher bem onde começar. Dentre as opções abaixo, escolha a que vai abrir o seu caminho e direcionar às seguintes:

Escola Taoísta, Tao Jia

Essa vertente trabalha diretamente o seu desenvolvimento espiritualista. Por meio do controle da sua respiração e da visualização mental, você se torna capaz de enxergar além do agora. O objetivo é fazer com que entre em contato com seu espírito e o faça crescer.

Escola Marcial, Wu Jia

Essa linha trabalha diretamente o crescimento do seu aspecto físico em conjunto da sua mente. Seu corpo e sua mente são fortalecidos diariamente através de habilidades marciais adquiridas. Isso porque a luta direcionada acaba unificando esses dois aspectos, fazendo com que se tornem extensões mútuas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Escola Confucionista, Ru Jia

    Essa trabalha especialmente como a sua mente se desenvolve. Suas habilidades psíquicas passam a ser mais lapidadas enquanto são trabalhadas através de técnicas bastante específicas. Dessa forma, o equilíbrio mental e foco passam a ser constantes em sua vida.

    Escola Budista, Fo Jia

    Sendo a mais famosa talvez, procura elevar o seu espírito diante de tanta coisa material. A meditação é a forma de captação da alma. Por meio dela é que conseguiremos encontrar a nossa e passar a exercitá-la. Isso acaba por nos elevar como seres humanos corpóreos antes de nos desprendermos daqui.

    Deveríamos passar a ouvir mais tudo o que tentam nos dizer. Isso se refere ao fato de que uma ferramenta acessível como o Chi Kung ser tão pouco utilizada fora de casa. Com os orientais e sua filosofia, poderíamos encontrar as peças que estão faltando em nossas vidas. Seria mais uma forma de elevação existencial.

    A partir de agora, tente unificar os seus componentes com técnicas onde suas peças encaixem. Encontre o seu ritmo certo e comece a se reconstruir. Torna-se uma criatura una é um desafio para muitos, mas bastante possível a você.

    Curso de Psicanálise Clínica

    Além desse tratamento em si, um curso de Psicanálise online pode te ajudar a entender algumas questões. Através dele, seu entendimento sobre o mundo físico e psíquico passa a ser melhor trabalhado. Mais do que ninguém, a sua percepção muda e entende o mecanismo da mente humana.

    O rico material didático ao qual vai explorar pode ser acessado via internet. Note que poderá estudar quando e onde quiser, sempre que achar conveniente. Isso vai permitir que fixe melhor o conhecimento adquirido. Ademais, como forma de apoio, os professores qualificados te ajudarão a direcionar o conteúdo aprendido sempre que necessário.

    Quer se tornar um psicanalista de sucesso, com certificado válido em todo o território nacional e pagando pouco por isso? Entre em contato conosco e garanta agora a sua vaga em nosso curso de Psicanálise online. Muitos outros temas interessantes ser’ao abordados nele, bem como o Chi Kung!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.