Mudança de vida: 7 passos do plano à ação

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Em determinado momento, sentimos a necessidade urgente de mudar de vida. Isso acontece porque o cenário atual faz com que nos identifiquemos pouco a realidade anterior. Sendo assim, peço que continue a leitura e descubra como fazer uma mudança de vida e sete dicas simples para alcançar isso.

Por que devemos mudar?

Acredito que cada um de nós já sentiu como se a realidade não tivesse mais espaço para quem somos. Não literalmente, é claro, mas em lugar e em momento algum nos sentimos confortáveis. É como se o espaço em que habitamos tivesse eencolhido diante de nossa existência, e não há mais para aonde ir. Dessa forma, uma mudança de vida se faz mais necessária do que nunca.

Por meio dela podemos retrabalhar a nossa estrutura e renovar alguns conceitos. Isso é que vai nos permitir ir além, seja no agora ou no futuro. A mudança é o que nos faz nascer e viver de novo, aprendendo coisas novas e alcançando novos limites. Ainda que possa ser dolorosa, é bastante necessária para o nosso crescimento.

Caso sinta medo de fazer isso, tudo bem. É difícil abandonar uma zona de conforto e começar a desbravar o desconhecido. Ainda assim, tome a coragem que precisa e vá em frente. É melhor ariscar e não dar certo, sabendo que pode tentar de novo, do que nunca ter tentado.

Quando sentimos isso?

Antes que nós tomemos consciência disso, a parte à qual não temos acesso em nossa mente, isto é, nosso inconsciente, percebe alguns sinais. Por conta disso, começa a enviar avisos de que está na hora de uma mudança de vida. Em geral, começa por pensamentos pequenos, passam a ser tornar questionamentos até chegarem em certezas. Às vezes, se apresentam como:

Estagnação

Em dado momento, é como se os nossos pés tivessem virado estacas e se fincado no chão. Nos sentimos presos ao lugar e ao momento, sem saber como sair daquilo. A princípio, parece que não temos um direcionamento a seguir ou a trabalhar. A vida parece oca, sem cores ou opções.

Sensação de não ter desafios

Para sermos maiores e mais lapidados, precisamos descobrir novas ferramentas e novos caminhos para tal. Entretanto, parece que essa possibilidade não existe ou nos foi negada. Não há como ir em frente porque permanecemos mergulhados na mesma rotina. Isso impossibilita a navegação em novas realidades e experiências.

Progresso alheio

Durante a vida formamos alianças, seja com amigos ou com colegas de trabalho. Caminhamos juntos por bastante tempo, vivenciando e aprendendo com as experiências dos outros. Entretanto, eles começam a ir onde nós não podemos chegar. Isso nos faz repensar o porquê de estarmos onde estamos e como vamos seguir a partir dali.

Viva de atitudes, não de pensamentos

Quando muitas pessoas pensam em uma mudança de vida, idealizam tudo o que querem alcançar. Mostram-se altamente capacitadas para imaginar como estarão daqui a um tempo imersos nos próprios projetos. Suas mentes fervilham pensando nas possibilidades e caminhos que devem percorrer, bem como apenas nos frutos que aproveitarão.

Infelizmente, isso acabar por ser apenas um planejamento sem base alguma. Isso porque alguns pensam, idealizam e apenas isso. Não trabalham ativamente para que aquilo se solidifique e vire a sua realidade. Ao invés de carregarem as pedras que viriam a construir o seu caminho, continuam a se imaginar em meio às nuvens.

Se tem um sonho e quer vivê-lo, aja. Claro, um planejamento é a forma mais saudável de alcançá-lo, mas isso sem atitude é desperdício de tempo. Passe a viver mais de ações após imaginá-las, pois é isso que ajudará que encontre a mudança de vida que precisa.

Jamais duvide de si mesmo

Independente do sonho ser grande ou pequeno, o importante é que devemos sonhar. Essa iniciativa é o que acaba por fomentar a nossa vontade de uma mudança de vida mais sólida. A energia, o tempo e o esforço serão ingredientes fundamentais para que consiga fazer isso. Dessa forma, seja tão grande quanto aquilo que quer para si.

Entretanto, muitas pessoas acabam desistindo por se acharem inadequadas àquilo. Começam a duvidar das próprias capacidades, questionando se são hábeis ou não para alcançar aquele objeto. Se por acaso faz isso, se livre desse pensamento. Caso tenha chegado à conclusão de que quer algo, é porque possui condições básicas de atingir esse objetivo.

Sete passos para alcançar a mudança de vida

A mudança de vida é trabalhosa, mas é perfeitamente possível se você se dispor. Contudo, você precisa ser bastante incisivo quanto ao que quer, compreendendo o seu caminho em linha reta. Caso contrário, poderá correr o risco de ter o seu avanço freado. As sete dicas a seguir serão suficiente para dar uma guinada na sua vida:

Leia Também:  Tripofobia: 7 sinais e tratamentos na Psicanálise

Defina quais são os seus projetos

Para começar, é preciso ter em mente o que está buscando. É isso que vai definir o porquê de estarmos fazendo todo o esforço para mudar a nossa vida. Sendo assim, monte a sua lista de afazeres e busque aqueles que darão uma virada em sua vida.

Lista de tarefas

Esses projetos só sairão do papel com algumas tarefas. Dessa forma, anote tudo o que precisa fazer para chegar ao próximo passo.

Metas

As metas servem para determinar o seu objetivo. Por meio delas é que você consegue acompanhar o próprio progresso. Se achá-las impossíveis, divida em metas menores.

Se possível, busque a ajuda de um mentor

Graças a ele é que poderá verificar o seu avanço. Esse indivíduo te ajudará a buscar um rendimento ainda maior do que possui agora. Ele te ajudará a encontrar as possibilidades que precisa.

Drible as interferências

Jamais pare para pegar qualquer atalho que te faça desviar da sua rota, seja por brigas ou assuntos rotineiros. Escreva tudo o que pode estar te atrapalhando e tente resolver esses assuntos.

Livre-se de velhos padrões

Às vezes, o que nos impede de ir para frente é o modo como abordamos a vida. Faça uma reflexão e mude hábitos que podem estar te prejudicando.

Não pegue atalhos

A mudança de vida só é possível quando trabalhamos nossa vida por completo. Isso fica impossível quando pegamos saídas mais fáceis. Portanto, jamais enverede pelo caminho mais curto.

Diariamente, trabalhamos duro para ter as nossas vontades colocadas de pé. É isso que nos deixa vivos, sendo úteis a nós mesmos de acordo com aquilo que sonhamos. Contudo, acabamos por nos estagnar em determinado ponto, sem conseguir ir além.

Dessa forma, uma mudança de vida é a ferramenta exata da qual precisa. Por meio dela você pode ressignificar valores e enxergar outras alternativas para o que precisa ao momento. Independente de onde esteja ou aonde vai, ela sempre será uma escolha necessária. Isso permitirá observar novos horizontes.

Para mudar de verdade a sua vida, comece por nosso curso EAD de Psicanálise. Através dele, conseguirá enxergar como a insatisfação começou e como pode trabalhar para resolver isso. As aulas são online, acompanhadas do melhor material didático e dos melhores professores do mercado.

Ao fim do curso, o seu certificado abrirá as portas para novas possibilidades. Não perca mais tempo e faça já a sua matrícula. O curso de Psicanálise é de qualidade, e tem um preço baixo você não acha em qualquer lugar. Esse pode ser o próximo passo para uma mudança de vida. Invista!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *