Mente sã, corpo são: 7 dicas para chegar lá

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Muitos de nós esquecem, mas a mente e o corpo atuam juntos como se fossem a mesma unidade. Isso acontece porque de fato são. Ainda que sejam de realidades físicas diferentes, um tem o poder de interferir e influenciar o outro. Para que saiba como alcançar mente sã, corpo são, continue a leitura e entenda mais essa ligação.

Do corpo para a mente

O antigo ditado mente sã, corpo são ganha cada vez mais força nos tempos atuais. Isso porque pesquisas indicam que as atividades físicas influenciam diretamente no estado da mente. A duração e a intensidade do exercício físico melhoram significativamente nossa agilidade cognitiva.

Maren Schmidt-Kassow, tutora do Instituto de Psicologia Médica em Frankfurt, associa a carga do exercício ao correspondente benefício. Em suma, quanto mais exercícios praticamos, mais saudáveis física e mentalmente estaremos. No entanto, muitos exageram. Maren afirma que mesmo um exercício mais leve expõe níveis de excitação psicológica bastante consideráveis.

Segundo ela, um exercício mais leve é o suficiente para alinhar o corpo com a mente. Isso já seria o suficiente para melhorar a nossa capacidade de aprender e lembrar dos fatos cotidianos. Portanto, faça exercícios regulares, mas sem abusar do seu corpo. A medida certa construirá a ponte que unificará esses dois aspectos.

Da mente para o corpo

O caminho inverso também é possível e pode acontecer. Quando nós trabalhamos a mente de forma independente do corpo, também acabamos por evoluí-lo no processo. Ainda assim, quando unimos os nossos dois aspectos existenciais, encontramos um maior equilíbrio. Para se manter firme nos exercícios, você precisa de uma mente firme e com mentalidade coerente.

Quando alcançamos um estado equilibrado e de bem-estar produzimos a carga que precisamos para sermos firmes nos objetivos. Isso acaba por tornar a nossa transição em conseguir um corpo saudável mais fácil. A partir disso, temos acesso a vários benefícios em seguir a filosofia da mente sã, corpo são.

Mas para alcançá-los, mantenha uma rotina firme de exercícios mentais ainda pela manhã. Isso porque é o horário onde está mais propenso a ter calmaria e silêncio. A partir daí, pode começar a planejar o seu dia e  fortalecer sua mente aos poucos a fim de aumentar sua flexibilidade psíquica.

Benefícios do mente sã, corpo são

Em seu começo é difícil perceber, mas seguir a ideia de mente sã, corpo são traz excelentes benefícios para sua vida. A persistência serve como uma limpeza para os olhos. Isso porque, com o passar do tempo, você percebe onde as mudanças estão acontecendo. Os primeiros que surgem, geralmente são:

Solidez

Suas metas e objetivos se tornam sagrados para você. Não há espaço para distrações, desvios ou atrasos em sua vida. Você acaba se tornando uma pessoa rígida no melhor aspecto da palavra. Como resultado, se mostra direto e firme, economizando energia e investindo em outras atividades.

Resistência

Um aspecto primordial a ser conquistado e alcançado é a resiliência. Dificuldades todos temos, de modo que nos afetam diretamente na estrutura, mas você se torna mais resistente contra elas. Todos esmorecem e se desesperam, menos você. Contudo, você não deixa de ser um ser humano. Apenas adquire consciência plena sobre o que pode te afetar ou não.

Produtividade

Munido de um estado de consciência mais elevado, sua produtividade aumenta. Seu corpo e a sua mente estão ligados e se apoiam constantemente. Dessa forma, você consegue eliminar o que não agrega e economiza com outras questões que te desviariam. Você acaba entregando mais e com mais qualidade.

Dificuldades

Naturalmente, muitas pessoas encontram barreiras para unificar a mente com o corpo. Isso porque a ideia de mente sã, corpo são esbarra em questões pouco confortáveis à sua vida. Por exemplo, como abdicar do estilo de vida que tem hoje? Ou como começar a se livrar do excesso dispensável em nossa vida?

É preciso permitir a ideia de possibilidades em sua vida. Talvez, sem que saiba, pode estar perdendo oportunidades que agregariam muito valor na sua existência. Portanto, esteja aberto ao menos às reflexões sobre o assunto.

Dicas

Alcançar o estado de mente sã, corpo são pode ser mais fácil se seguir as dicas abaixo. Por meio delas, você constrói a estrutura que precisa para trabalhar os dois estados de sua existência. São elas:

Meditação

Esse pilar trabalha principalmente a sua mente. Dessa forma, você pode reformular concepções e percepções que hoje não encontram muito lugar em sua vida. Como consequência, o corpo também se beneficia, já que a meditação também consegue limpá-lo.

Leia Também:  O que faz um psicanalista, afinal?

Alimentação

Pode parecer bobo, mas a alimentação adequada funciona quase que como um detox ao corpo e à mente. Retire tudo o que não vai agregar valor nutricional à sua vida. Sendo assim, comece a limpar seu corpo por dentro.

Exercícios

Como abordado anteriormente, os exercícios propõem uma nova qualidade de vida. Embora trabalhem o físico em primeira instância, acabam melhorando o estado de sua mente. Cabe ressaltar que exageros são desnecessários.

Natureza

Tente abstrair o mundo cinza em que vive agora e busque um maior contato com a natureza. Graças a isso, poderá purificar seus olhos quanto ao que precisa e quanto ao que tem. Dessa forma, as prioridades parecerão mais claras e concisas.

Elimine cargas negativas

A sua mente adoece quando se foca unicamente no aspecto ruim das coisas. Sendo assim, elimine o foco em situações ruins e extremamente negativas. Isso acaba por corroer a sua percepção sobre o lado bom da vida.



Disponha-se a aprender

A humildade também é uma esfera para ser modelada. Independente de sua condição, mostre que está disposto a aprender com quem quer que seja. Essa troca permite ampliar o seu contato com a vida, bem como apresentar soluções mais inovadoras.

Compartilhe o que tem

Aqui trabalhamos primariamente o seu aspecto mental. Suas experiências podem servir de inspiração a quem busca por agregamento em sua vida. Ademais, ao mesmo tempo em que ensina, você também acaba aprendendo. Compartilhe sua vida.

Pode parecer difícil para muitas pessoas unificar a mente com o corpo. Isso porque a filosofia da mente são, corpo são desafia qualquer proposta de vida que levamos hoje. Muitos se sentem inadequados só de imaginar, pensando no trabalho que terão em se desgarrar da vida que levam hoje.

Entretanto, tornar sua existência una pode ser uma realidade facilmente alcançada. Mantenha-se firme quanto ao que quer e precisa. Evite distrações e qualquer coisa que pode afetar o seu crescimento. Certamente, poderá sentir o direcionamento positivo que a sua vida acabou tomando.

Para poder trabalhar a sua mente e posteriormente o corpo, você precisa de uma ferramenta concisa para tal. Assim, para isso, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise Clínica. Através dele, você obterá a clareza que precisa para entender alguns comportamentos humanos.

São aulas práticas transmitidas via internet. Contudo, isso não diminui o valor das apostilas ou do rico currículo de cada professor. É por meio deles que você poderá canalizar o seu aprendizado de forma expansiva e integradora. Não se atrase mais e garanta já a sua vaga em nosso curso de Psicanálise. É uma ferramente que te ajudará a colocar o mente sã, corpo são em prática.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =