Se você tem interesse em saber mais sobre pós em autismo, este post é para você! Pois, explicaremos mais sobre este curso.

Pós em Autismo: o que estuda, onde estudar?

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Profissões e Psicanálise

Se você tem interesse em saber mais sobre pós em autismo, este post é para você! Pois, explicaremos mais sobre este curso. Além de outras informações pertinentes. Então, confira agora mesmo o nosso texto.

O que é autismo?

Para iniciar o nosso post, esclareceremos o que é autismo. Nesse sentido, este é transtorno de desenvolvimento que pode ser identificado na infância. Ou seja, antes dos 3 anos. Assim, o autismo prejudica a capacidade de aprendizado e comunicação. Sendo assim, afeta a adaptação da criança.

Contudo, é importante deixar claro que os autistas têm o desenvolvimento físico normal. Dessa maneiran, eles têm muita dificuldade para manter relações afetivas ou sociais. Além disso, eles têm o hábito de viver em um mundo isolado.

Por fim, as causas do autismo são desconhecidas. Entretanto, há pistas de que tem há relação com a predisposição genética. Já outros estudos apontam que o distúrbio pode surgir durante a gravidez. Ou ainda por fatores ambientais, como a poluição.

Pós em autismo: o que estuda?

Por se tratar de uma área em evolução, ainda há muitos estudos em andamento. Por isso,  sempre há algum curso sobre autismo ofertado ao longo do ano letivo. Então, uma pós graduação sobre autismo é bastante válida para se aprofundar ainda mais neste assunto.

Aliás, é possível que a pessoa escolha qual área quer estudar e pesquisar. Logo, o estudante terá a oportunidade de compreender melhor o transtorno do autismo. Assim como os seus níveis ou graus e quais são as propostas de tratamento.

Desse modo, a pessoa que decide fazer essa pós entenderá melhor a importância de uma equipe multidisciplinar. Além da participação dos pais nesse tipo de tratamento.

Saiba mais…

Por isso, esse tipo de pós-graduação tem ganhado cada vez mais espaço. Uma vez que a sociedade tem mais acesso a informação, requer ainda mais conhecimento neste assunto. Isso porque nas últimas décadas aumentou o número de diagnósticos de autismo.

Segundo informações do Center of Disease Control (CDC), dos Estados Unidos, a prevalência do autismo aumentou. Desa forma, entre 2000 e 2002, 1 em cada 150 crianças tinha o espectro. Contudo,  já em 2020, alcançou a marca de 1 em cada 54 crianças.

Por conta desse aumento, houve a necessidade de mais pesquisas que atendessem de forma adequada às essas demandas. Assim, o objetivo é promover o bem-estar e a inclusão social.

Qual é o público-alvo da pós em autismo?

De modo geral, são vários profissionais que são público-alvo dessa pós-graduação. Assim, as principais áreas são aquelas destinadas à educação, como

  • educação física;
  • pedagogia;
  • educação especial;
  • psicopedagogia;
  • educação infantil.

Além disso, outros profissionais envolvidos no ensino e tratamento de pessoas com autismo podem realizar essa pós graduação.

Onde fazer curso de pós em autismo?

Agora que já entendemos melhor sobre a pós-graduação em autismo, listaremos alguns cursos para você conhecer. Mas esclarecemos que não classificamos do melhor para pior. Então, confira os próximos tópicos e conheça cada um deles.

Leia Também:  Psicologia Econômica: o que é, quais fundamentos?

1. Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo – Universidade Isep

Link do curso: site da Universidade Isep

A primeira dica que trazemos aqui é a pós em autismo da Universidade Isep na modalidade EAD. Nesse sentido, em 4 módulos, o curso oferece uma metodologia de e-Learning. Assim, por meio de estudos de casos, os trabalhos são colaborativos. Além da resolução de problemas no Campus Virtual

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Além disso, o aluno é preparado para detectarm de forma precoce, quais são os sinais do transtorno. E assim  proporcionar as ferramentas adequadas. Por isso, ajuda a reduzir a angústia de quem a sofre e das pessoas ao seu redor.

    2. Transtorno do espectro autista – Faculdade Unyleya

    Link do curso: site da Faculdade Unyleya

    A nossa segunda opção de pós é da Faculdade Unyleya, que também é 100% online. Então, o curso tem duração de 10 meses. Assim, o aluno terá 9 disciplinas, tais como:

    • a importância da intervenção precoce na prevenção e promoção de saúde;
    • conceituação sobre o transtorno do espectro autista;
    • o autista e a inserção profissional.

    Por fim, o estudante desta pós-graduação terá acesso aos materiais didáticos em diversos formatos. Ademais, o professor acompanha, avalia e motiva o aluno durante a sua jornada de ensino. Por isso, acesse o site dessa instituição para ter mais informações e valores.

    3. Autismo – Faveni

    Link do curso: site da Faveni

    A Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni) oferece uma pós-graduação EAD em autismo. Sendo assim, o curso é destinado aos profissionais da educação e da saúde.

    Aliás, pais de crianças com autismo ou com algum desenvolvimento atípico também podem realizar essa pós. Portanto, o curso tem o objetivo de compreender as demandas sociais que são impostas para que haja uma inclusão de crianças autistas.

    Por fim, é possível que o aluno finalize o curso em 6 meses, caso ele não tenha nenhuma pendência. Em outras palavras, ele tem que ser aprovado em todas as disciplinas do curso e estar com as mensalidades pagas.

    4. Transtorno do Espectro Autista: Inclusão Escolar e Social – Faculdade Uninter

    Link do curso: site da Faculdade Uninter

    Segundo o site da faculdade Uninter, a pós tem 360 horas de duração. Dessa maneira, prepara o aluno para trabalhar na inclusão de pessoas com autismo. Para isso, é importante considerar as características pessoais, contextuais e culturais para o desenvolvimento da pessoa.

    Ademais, o curso oferece aulas e tutoriais onlines. E ainda, uma biblioteca virtual com mais de 9 mil títulos. Além disso, o aluno tem professores, mestres e doutores especialistas que atuam na área para garantir o aprendizado.

    5. Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Clarentiano

    Link do curso: site do Clarentiano

    A Claretiano oferece o curso de especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, capacita pessoas para atuar nessa área. Por isso, a formação vai desde do conteúdo teórico à prática. Além de ter uma base ampla de conhecimento a respeito das experiências didático-pedagógicas.

    Por fim, para compreender mais e ter mais informações, acesse o site acima para saber mais detalhes e valores.

    6. Transtorno do Espectro Autista – CBI Of Miami

    Link do curso: site da CBI of Miami

    Para finalizar a nossa lista, indicamos a pós-graduação da CBI of Miami com a parceria do Centro Universitário Celso Lisboa. Desse moddo, os profissionais da saúde mental e educação terão acesso à informação de alta qualidade no tempo que desejarem.

    Leia Também:  Conciliação Forense e Psicanálise

    Além de terem acesso aos conteúdos de forma online, os estudantes poderão participar de bate-papo com os professores. Assim, o curso tem duração de 24 meses, contudo os materiais ficam disponíveis por até 27 meses.

    Sendo assim, ao final das 9 disciplinas, o aluno terá:

    • 1 certificado Nacional válido de acordo com a legislação do Ministério da Educação (MEC) como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo;
    • 1 certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami, válido como curso livre.

    Considerações finais sobre pós em autismo

    Esperamos que você tenha gostado do nosso post. Para finalizar, temos um convite muito especial, que com certeza mudará a sua vida! Aliás, você iniciará uma nova jornada, tudo isso por meio do conhecimento dessa área tão vasta.

    Por isso, conheça onosso curso online de Psicanálise Clínica. Com 18 meses, você terá acesso a teoria, supervisão, análise e monografia, tudo isso orientado pelos melhores professores. Então, se você gostou do nosso post sobre os pós em autismo, não deixe de conhecer o nosso curso! Inscreva-se já e comece ainda hoje!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *