Já é difícil convencer pessoas quando se tem o dia todo para isso. Mas como convencer alguém em 90 segundos? Confira nesse artigo!

Como convencer alguém em 90 segundos

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

Já é difícil convencer pessoas quando se tem o dia todo para isso. Mas como convencer alguém em 90 segundos? Saiba que essa técnica foi vendida em um bestseller em 2010. Então, neste post explicaremos mais sobre ela!

Como convencer uma pessoa rapidamente?

O principal passo sobre como convencer alguém em 90 segundos é ter em mente o que você quer. Ou seja, qual o seu objetivo com a pessoa com quem se comunica?

Para isso, existem alguns passos que podem ajudá-lo a convencer alguém mais rápido. Portanto, você que trabalha com vendas ou faz negociações constantes fique atento! Pois, saber e entender esses passos pode te colocar à frente de concorrentes.

Veja como convencer alguém em 90 segundos

Desse modo, conheça os prinipais pontos para convencer uma pessoa de modo rápido.

1. Dê atenção ao seu interlocutor

Um dos caminhos para convencer em 90 segundos uma pessoa sobre algo, é causar uma boa impressão. Pois, a leitura que é feita de nós quando iniciamos uma conversa, ainda mais com desconhecidos, determina o caminho que levará à tomada de decisão.

Em outras palavras, se a pessoa com quem se fala não construir uma boa imagem sua logo nas primeiras palavras, essa técnica de persuasão rápida pode não funcionar.

2. Como convencer alguém em 90 segundos: tenha um comportamento construtivo

Baseando-se na forma como seu interlocutor te enxerga após o primeiro contato, esteja atento ao seu comportamento. Por isso, não utilize palavras ou atitudes negativas, depreciativas ou que possam assustar a pessoa com quem você está falando.

Portanto, adote uma postura empática e mais otimista. Por isso, mostre que está alegre e interessado no que a pessoa fala. Dessa forma, fica mais fácil analisar o comportamento da outra pessoa e causar uma boa impressão.

3. Tenha empatia e crie uma conexão!

Uma das melhores formas sobre como convencer alguém em 90 segundos, é criar uma conexão. Então, busque fazer com que a pessoa se identifique com você. Por isso, demonstre empatia e trate a pessoa como se fossem conhecidos de longa data.

Mas lembre-se que esse contato deve ser estabelecido após derrubar as primeiras impressões. Assim, lembre-se também de usar o comportamento construtivo para desenvolver o caminho da conexão.

Além disse, elogie, pois elogiar pode ser uma forma de conquistar simpatia. Mas evite cometer exageros ou parecer artificial em seus elogios. Ou seja, elogie de maneira sincera.

4. Seja claro e objetivo

Convencer alguém, independente do tempo, não terá sucesso se você não souber se comunicar de maneira clara e objetiva. Por isso, evite jargões complicados, termos de difícil compreensão ou exemplos muito extensos.

Leia Também:  Atestado psicológico é reconhecido? Quem pode emitir?

Isso porque, utilizar uma linguagem difícil pode atrapalhar a comunicação e a construção da confiança. Além de fazer com que a outra pessoa fique dispersa ou ache a conversa cansativa. Desse modo, ser empático e estabelecer uma conexão devem ser feitos através de uma comunicação clara.

Para convencer alguém, você precisa ser direto na sua mensagem para que se facilite a identificação do interlocutor com você.

10 dicas para convencer alguém em 90 segundos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como construir um comportamento mais favorável para convencer alguém, separamos algumas dicas. Ademais, relembramos outras que irão ajudar nesse processo de como convencer alguém em 90 segundos:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    1. Adapte-se

    Transforme suas atitudes e sua abordagem de comunicação conforme conversa. Portanto, não seja negativo, seja mais positivo.

    2. Busque assuntos em comum

    Encontrar um assunto em comum com quem conversamos, em especial com desconhecidos, é o melhor caminho para se estabelecer uma conexão.

    3. Mostre simpatia

    Sorria sempre que puder, pois assim você mostra uma abertura através do sorriso. Isso porque, sorrir nos aproxima e nos conecta mais com nosso interlocutor. Além disso, saiba escutar o que o outro tem a dizer antes de dar sua opinião.

    4. Fique atento à sua expressão corporal

    Esteja aberto à aproximação do outro. Então, uma forma é ficar atento à sua expressão corporal. Ou seja, observe a pessoa para evitar gafes como esbarrar sem querer ou epirrar saliva enquanto fala.

    5. Conecte-se

    Lembre de mostrar empatia ao seu interlocutor e tentar desenvolver uma conexão. Assim, quando nos identificamos com quem conversamos, nos sentimos mais à vontade para tomar decisões.

    6. Como convencer alguém em 90 segundos: sempre olhe nos olhos

    Sustente o olhar do outro e sempre converse olhando nos olhos. Entretanto, cuidado com a intensidade do olhar para não parecer uma pessoa assustadora!

    7. Mantenha uma argumentação saudável

    Não se exalte e não tente fazer o outro aceitar o seu ponto de vista. Por isso, mantenha uma comunicação aberta, ouvindo e considerando a opinião do outro antes de apresentar a sua.

    8. Saiba escutar e elogiar

    Escutar é uma das melhores maneiras de conquistar a confiança de alguém. Isso porque todos nós gostamos de ter com quem conversar e compartilhar nossas ideias. Por isso, de nada adianta as dicas acima se você não souber escutar.

    Além disso, saber elogiar é uma maneira de conquistar a simpatia do seu interlocutor. Assim, essa é uma forma de mostrar o quanto a outra pessoa é importante. Mas atente-se a elogios em excesso. Parecer bajulador não é sinal de que você é confiável.

    9. Rapport (ou sintonia)

    Quando se fala em criar uma conexão com alguém, utiliza-se muito a palavra “rapport”. Essa palavra estranha ao nosso vocabulário é de origem francesa. Ela é usada em psicologia para definir a técnica desenvolvida para se conectar com outra pessoa.

    Sendo assim, a técnica consiste em mostrar empatia e interesse pelo que a outra pessoa fala. Contudo, você não é obrigado a concordar com tudo o que é dito, mas pode ser empático na argumentação.

    Ademais, essa técnica, descrita também nos processos de PNL, é muito utilizada em negociações além de ser aplicável em qualquer tipo de relacionamento, pessoal ou profissional. Isso acontece por causa da demonstração de interesse na opinião do outro.

    Leia Também:  O que é Psicologia Jurídica: o que estuda, como atua?

    10. Como convencer alguém em 90 segundos: não seja desonesto

    É muito importante que ao convencer alguém, você seja sincero. Pois, a desonestidade pode te trazer sérios problemas quando descoberta. Por isso,  deve-se ser empático e buscar uma conexão para convencer alguém. Assim, a frase “não faça aos outros o que não gostaria que fosse feito a você”, no caso da persuasão é como uma regra.

    Convencer alguém é muito mais eficaz se feito de maneira natural. Logo, conectar-se com alguém é uma questão que deve ser levada à sério, porque envolve os sentimentos do outro. Ou seja, se você não gostaria de ser enganado, não engane. Seja honesto!

    Conclusão sobre como convencer alguém em 90 segundos

    Aprender como convencer alguém em 90 segundos é uma técnica maravilhosa e muito efetiva. Pois, ela pode ajudar a fortalecer ou melhorar relacionamentos. Contudo, deve ser sempre usada para algo construtivo pois justamente requer uma empatia sincera.

    Além de convencer alguém mais rápido, as técnicas necessárias para isso ainda permitem que você se desenvolva mais. Porque há melhora na comunicação, na eitura corporal, no processo de recebimento e na entrega de informação, por exemplo.

    Desse modo, convencer uma pessoa de maneira eficaz é uma habilidade que pode ser aprendida e melhorada. Sendo assim, deve ser usada sempre para uma construção saudável de relações.

    Venha saber mais!

    Se você achou interessante como convencer alguém em 90 segundos, aprenda mais sobre o assunto no nosso curso online de Psicanálise. Desse modo, você compreende melhor sobre a mente e o comportamento humano. Então, se inscreva agora mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *