psicologia da adolescência

Psicologia da Adolescência: algumas características

Posted on Posted in Comportamento

A adolescência é o estágio de transição da infância para a idade adulta que ocorre entre os 13 e 19 anos. Ainda assim, as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem nessa fase geralmente começam mais cedo, durante a pré-adolescência, isto é, entre 9 e 12 anos. Vamos discorrer neste artigo sobre a psicologia da adolescência.

O que é adolescência?

A adolescência pode ser um período de desorientação e descoberta. O período de transição pode levantar questões de independência e identidade. Afinal de contas, à medida que os adolescentes cultivam seu senso de identidade, eles podem enfrentar escolhas difíceis sobre estudos, amizade, sexualidade, identidade de gênero, drogas e álcool.

A maioria dos adolescentes tem uma perspectiva de vida relativamente egocêntrica. Esse é um estado de espírito que geralmente diminui com a idade. Ainda assim, enquanto estão nessa fase de suas vidas, eles se concentram em si mesmos e acreditam que todos os outros – de um melhor amigo a uma paixão distante – também estão focados neles. Assim, essa é uma fase desafiadora para quem convive com eles.

Além disso, eles podem lutar com inseguranças e sentimentos de serem julgados. Os relacionamentos com membros da família costumam ficar em segundo plano em relação a grupos de colegas, interesses românticos e aparência, questões que os adolescentes percebem como cada vez mais importantes nessa fase. Assim, busque ter paciência com ele porque essa é uma fase natural da vida, a qual você já vivenciou.

Quais são as fases da adolescência?

Desenvolvimento físico

Durante o início da adolescência, de 11 a 13 anos de idade, as crianças desenvolvem pelos no corpo, aumento da transpiração e produção de óleo na pele, frequentemente resultando em acne. Os meninos começam a crescer rapidamente, em altura e peso, mostrando a maturação dos órgãos sexuais e sua voz começa a se aprofundar.

A maioria das meninas, por sua vez, começam a desenvolver seios, quadris mais largos e começam a menstruar. Na adolescência média, entre 14 e 15 anos de idade, o crescimento normalmente diminui para as meninas. Em ambos os casos, os adolescentes se tornarão totalmente desenvolvidos nos últimos anos da adolescência, de 19 a 21 anos.

Razões para mudanças físicas na adolescência

Os adolescentes passam por mudanças físicas por vários motivos. A glândula endócrina que determina a secreção dos hormônios sexuais é a hipófise. Androgênios (hormônios masculinos) e estrogênios (hormônios femininos) são liberados pela glândula sexual na fase de desenvolvimento de uma criança.

Além disso, as meninas liberam um hormônio chamado progesterona, que está associado à fertilidade. Devido ao predomínio desses hormônios, existe uma diferença na estrutura do sexo masculino e do feminino, mas tanto o androgênio quanto o estrogênio são necessários para o desenvolvimento normal de qualquer sexo, seja masculino ou feminino.

Qual é o propósito da adolescência?

O objetivo da adolescência é que uma criança se transforme psicologicamente, fisicamente e socialmente em um jovem adulto. Ao romper com o apego e a segurança da infância, as crianças têm a oportunidade de adquirir liberdade e responsabilidade para desenvolver independência e se diferenciar de seus pais a fim de estabelecer sua própria identidade.

Por que a puberdade é tão desafiadora?

A puberdade começa entre os 9 e 15 anos e dura entre um ano e meio a três anos. As alterações hormonais e biológicas que ocorrem podem levar os adolescentes a se sentirem ansiosos e constrangidos. Além disso, eles acabam pedindo mais privacidade e se preocupando com sua aparência, o que pode influenciar na forma como são percebidos e aceitos.

Leia Também:  Tripofobia: 7 sinais e tratamentos na Psicanálise

Como o sono muda durante a adolescência?

O relógio biológico muda durante a puberdade, fazendo com que os adolescentes fiquem com sono mais tarde e, portanto, acordem mais tarde para obter as 8 a 10 horas de sono recomendadas.

É por isso que, quando os horários de aula no ensino fundamental e no médio são mais tardios, geralmente os adolescentes apresentam uma melhor frequência e notas, bem como uma menor probabilidade de depressão. Em vista disso, vale pensar nessa questão antes de você fazer a matrícula dele na escola.

Como a saúde mental muda durante a adolescência?

Muitas das condições de saúde mental que as pessoas enfrentam na idade adulta começam a se manifestar na adolescência. Na verdade, um em cada cinco adultos jovens tem um distúrbio diagnosticável, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

No entanto, os adolescentes também podem lutar contra a ansiedade, depressão e outras formas de angústia que são adequadas ao desenvolvimento e não necessariamente perduram.

É difícil saber quando um problema merece atenção clínica, mas em caso de dúvida, consultar um conselheiro escolar ou outro profissional da saúde mental é o melhor curso de ação para analisar o comportamento do adolescente. Afinal, eles estão mais aptos para identificar atitudes e condutas nocivas nesses jovens. É sempre bom contar com uma segunda opinião.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Como os pais podem ajudar os filhos

Os pais podem ajudar seus filhos adolescentes aprendendo a identificar os primeiros sinais de alerta do transtorno com o qual se preocupam e não tendo medo de perguntar sobre os pensamentos e as experiências de seus filhos.

Confrontar as condições de saúde mental e ter acesso ao tratamento desde o início pode evitar que um transtorno aumente em gravidade ou duração. Quando tratada precocemente, a maioria das condições pode ser controlada ou tratada com eficácia.

Por que os adolescentes de hoje estão tão estressados e ansiosos?

Um relatório da American Psychological Association revelou que 91% da Geração Z sentiu sintomas físicos ou emocionais de estresse, como depressão ou ansiedade.

Esse estresse pode ser ocasionado por tendências parentais, como agendamento excessivo de atividades, ou por efeitos da mídia social, como comparações sociais negativas e eventos históricos.

Considerações finais

Sem dúvidas a fase da adolescência é a mais difícil de lidar, pois nesse ciclo nossos filhos estão desenvolvendo novos pensamentos e comportamentos. Quando essa fase complicada chega ficamos em duvida de como agir diante desse comportamento adolescente. Os pais podem ajudar cuidando de seus filhos oferecendo empatia e apoio sem julgamentos – concentre-se em compreendê-los em vez de julgá-los.

Os adolescentes escutam mais quando não são pressionados a serem perfeitos. Assim, é recomendável que os pais evitem cobranças excessivas. Além disso, manter um relacionamento e encorajar relacionamentos com outros adultos atenciosos, como professores e mentores, também é útil. Essa é uma forma de ajudá-lo a ter boas referências na vida e a se inspirar nelas. Eles também podem te ajudar a entender a psicologia do adolescente.

Gostou do artigo que preparamos especialmente para você sobre a psicologia da adolescência? Convido você para se inscrever em nosso curso online de psicanalise, onde você aprenderá mais sobre o comportamento humano, adolescência psicologia e outros assuntos. Assim sendo, não perca a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos e faça a sua matrícula. Temos certeza que você irá aprender a lidar melhor com você mesmo e com outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 20 =