A psicologia da criança é um dos muitos ramos da psicologia e uma das áreas de especialidade mais estudadas. Este ramo específico concentra-se na mente e no comportamento das crianças, desde o desenvolvimento pré-natal até a adolescência.
A psicologia infantil trata não apenas de como as crianças crescem fisicamente, mas também de seu desenvolvimento mental, emocional e social.
O que é psicologia da criança?
Dentro do ramo da psicologia evolucionista, responsável pelo estudo das mudanças comportamentais das pessoas, o estágio da infância é muito importante.
Nesta fase vital são inúmeras as situações que fazem, por um lado, muitas mudanças ocorrem no nosso corpo. E por outro, somos especialmente sensíveis a essas dinâmicas internas. Além disso, somos sensíveis com o ambiente em que nós crescemos e aprendemos.
A seguir, você pode ver 6 lições para pais e conclusões sobre a mente das crianças que foram alcançadas por meio das linhas de pesquisa em psicologia infantil.
6 Lições valiosas que os pais podem aprender com os filhos
Como lidar com o ciúme
Por meio da educação dos filhos, pode-se aprender que não vale a pena tomar partido nas disputas fraternas. Assim, os pais podem aprender a lição valiosa de resolver disputas por meio de um pacto. Como, por exemplo, negocie com eles e diga que os dois ficarão sem o brinquedo.
Seja criativo para nos libertar de preconceitos
Podemos lembrar e imitar a mente de aprendiz de nossos filhos para ter uma perspectiva da realidade livre de esquemas e preconceitos. Assim, recuperamos a capacidade de criar sem limites.
A confiança para afastar o medo e a insegurança
Vale a pena aprender que o mundo é um lugar que vale a pena viver. A confiança tem muito a ver com a esperança e a certeza de que acontecimentos positivos vão acontecer. Ou, ainda, de que quando algo não tão bom acontecer, seremos capazes de superá-lo. Além disso, as crianças também nos mostram todos os dias o valor da confiança interna para não se deixar intimidar por medos.
A espontaneidade para ser autêntico
As crianças pequenas seguem seus desejos e sua própria visão das situações. Eles ainda não podem ser subornados facilmente. Por isso, protagonizam situações como negar um beijo a alguém se não quiserem dar ou expressar sua verdade sobre o que sentem ou percebem. Isso tudo sem se importar com o que os outros pensam.
Por fim, isso traz um frescor ao seu jeito de se locomover pelo mundo, que nas doses certas, seria bom se recuperar.
Alegria e prazer do próprio corpo e dos sentidos
Estar no aqui e agora, que é onde a vida realmente acontece. Este estado, que é natural nas crianças, é a aspiração dos praticantes de meditação de se afastarem da tendência da mente. E nos conduzir a um futuro que não existe. E não só isso, mas também a um passado no qual não temos mais a capacidade de modificar.
As consequências de usar o verbo ser e fazer
Pense antes de pronunciar frases como: “você é um estúpido, um reclamante, um egoísta” ou “você da próxima vez o que você tem que fazer”. A criança sabe o que está fazendo de errado. O que você precisa de seus pais é orientação sobre como proceder. Além disso, como se comportar para controlar melhor suas emoções.
O momento de maior plasticidade
Muitos estudos sugerem que a infância é o estágio da vida em que o cérebro está mais sujeito a mudanças com os menores estímulos externos.
Isso significa que determinadas aprendizagens podem ser realizadas mais facilmente nos primeiros meses ou anos de vida. Mas também é possível que certos fenômenos contextuais afetem negativamente tanto o desenvolvimento cognitivo da criança quanto sua estabilidade emocional.
Tendência para o egocentrismo
Uma das principais conclusões a psicologia infantil chegou é que todas as crianças têm uma tendência clara para um estilo de pensamento egocêntrico. Isso não significa que sua moralidade é sobre colocar suas necessidades e objetivos acima dos outros. Mas que seu cérebro não está diretamente preparado para processar informações relacionadas à sociedade ou ao bem comum.
Além disso, essa capacidade aparecerá com a mielinização de certos circuitos neurais. E eles conectam o lobo frontal a outras estruturas.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Existem muitas razões para não usar o castigo físico
Além do dilema ético de aplicar punição física a meninos ou meninas, há cada vez mais pesquisas que reforçam a hipótese de que essa opção tem efeitos negativos que devem ser evitados.
Nem todo aprendizado é literal
Embora os mais pequenos não tenham a capacidade de compreender as sutilezas da linguagem corretamente.
Apenas uma pequena parte do que eles aprendem tem a ver com declarações claras e julgamentos firmes sobre a realidade (geralmente dos pais ou da criança). Além disso, mesmo em idades tão jovens, as ações ensinam mais do que palavras.
Crianças agem de acordo com uma intenção
A psicologia infantil nos ensina que, embora seu comportamento possa nos parecer caótico e impulsivo, há sempre uma lógica que orienta as ações dos mais jovens. Da mesma forma, eles podem ter problemas para se adaptar a certos contextos. Se não compreenderem por que certas regras devem ser respeitadas.
O encaixe adequado entre nossas visões da realidade passa por uma boa comunicação com os filhos e filhas. E, por fim, uma adaptação do discurso à sua capacidade de compreensão de conceitos mais ou menos abstratos.
Mais nem sempre é melhor
Embora pareça contraintuitivo, tentar fazer com que as crianças aprendam tudo o que podem no menor tempo possível não é o melhor caminho.
O desenvolvimento do cérebro é ditado por tempos que não precisam acompanhar a curva de dificuldade das lições que você está tentando ensinar.
Isso significa, por exemplo, que em certas idades não é apropriado receber aulas que envolvam divisão ou multiplicação. Embora saibam as etapas anteriores que permitiriam a um adulto aprender essas matérias.
Considerações finais sobre psicologia da criança
Em síntese, a maioria dos pais encontrará alguns solavancos no caminho à medida que seus filhos passam do bebê para o adolescente e para o adulto. O curso de constelação familiar online, fornece orientações para como saber lidar com a psicologia da criança. Então, venha fazer parte dessa área excepcional e torne um profissional!