A Psicologia da Educação e da Aprendizagem é o ramo da Psicologia responsável por estudar a aprendizagem e o desenvolvimento humano no campo da educação.
Esses estudos são traduzidos em novas abordagens para estratégias educacionais eficazes contendo os programas de intervenção mais recentes.
Primeiramente, dessa definição podemos extrair o segundo foco de atenção da Psicologia da Educação: a formação de professores. Em outras palavras, a pesquisa psicoeducacional está vinculada à inovação, pois permite a aplicação de novos modelos e técnicas de ensino em sala de aula.
Psicologia da Educação e Aprendizagem: Expansão da Psicologia Educacional
Antes de mais nada, a Psicologia da Educação não se limita apenas ao ambiente escolar. Os seus princípios teóricos e práticos também se aplicam a outros contextos, como o militar, a saúde pública ou a família.
Na verdade, os humanos não param de aprender e se desenvolver como indivíduos quando terminam os estudos acadêmicos.
Teoria da Psicologia Educacional
Como o próprio nome sugere, a psicologia educacional é uma ciência interdisciplinar identificada com dois campos de estudo diferentes, mas interdependentes. Por um lado, as ciências psicológicas e, por outro, as ciências da educação.
O núcleo entre essas duas ciências é aquele que fornece à psicologia educacional sua própria estrutura científica constitutiva, que é moldada através do estudo da aprendizagem.
Dessa forma, a psicologia educacional lida com os processos de aprendizagem de tópicos educacionais e a natureza das intervenções destinadas a melhorar essa aprendizagem.
A psicologia educacional lida com questões como:
- o processo de aprendizagem e os fenômenos que o constituem, como: memória, esquecimento, transferência, estratégias e dificuldades de aprendizagem;
- os determinantes da aprendizagem, com base no estudo das características do sujeito que conhece: disposições cognitivas, afetivas e de personalidade que podem influenciar os resultados da aprendizagem;
- o ensino e o desenvolvimento do pensamento, implicações educacionais;
- alunos com necessidades especiais;
- a interação educacional entre professor-aluno, aluno-aluno, professor-aluno-contexto educacional, bem como a educação no ambiente familiar, a estrutura e o processo da sala de aula como um grupo, a disciplina e controle na classe;
- os processos instrucionais: processos psicológicos de instrução, instrução e desenvolvimento, objetivo da instrução, ensino individualizado, evolução psicoeducacional e processo escolar.
Desenvolvimento humano e educação: dois ramos entrelaçados
Imaginemos o caso de um menino de 4 anos que apresenta dificuldades no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, sem evidências médicas de que sofre de algum tipo de deficiência auditiva.
A princípio, antes de desenvolver um programa de intervenção, deve-se analisar como a linguagem evolui ao longo da infância, mas também em que fase desse processo a criança se encontra e se os problemas de fala são sintomas de algum outro tipo de distúrbio.
Este caso fictício ajuda-nos a compreender a estreita relação que existe entre a Psicologia da educação e a Psicologia do Desenvolvimento e Evolucionária, que se centra no estudo e investigação das mudanças psicológicas ao longo do ciclo de vida de um ser humano.
Psicologia da educação e da aprendizagem
A Psicologia do aprendizado, como a Psicologia da Educação, também considera as variáveis externas que intervêm neste processo de maturação cognitiva: idade, herança genética, fatores socioculturais, etc.
Outra característica que compartilham é o reconhecimento de fatores internos que, sem dúvida, promovem o desenvolvimento integral do ser humano: emoções, atitudes e valores sociais.
O estudo da influência desses fatores na aprendizagem gerou várias teorias explicativas ao longo da história, até chegar ao modelo construtivista: o paradigma onde estão assentadas as bases da escola atual.
Psicologia educativa
A psicologia educativa supõe uma mudança radical na concepção tradicional dos papéis de professor e aluno, pois defende o papel ativo deste último no processo de aprendizagem.
Além disso, permite ao professor mostrar os materiais de construção e as orientações necessárias para que a criança progrida em seu próprio desenvolvimento integral.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Benefícios da psicologia educativa
Em termos gerais, o benefício da psicologia educativa é que o professor apresenta ao aluno as informações necessárias e estruturadas para resolver um problema ou tarefa que o ajudará a desenvolver uma série de aprendizado.
Essa tarefa deve ser um desafio motivador para a criança, mas deve ser ajustada ao conhecimento prévio do aluno. Enquanto a criança o resolve, o professor deve se limitar a oferecer o suporte necessário para atingir o objetivo.
Formação em psicologia educacional: competências profissionais
A principal função do psicólogo educacional é melhorar o sistema de ensino atuando em três níveis: no desenvolvimento das capacidades de um indivíduo, de grupos ou de instituições. Isso implica a aquisição de habilidades em:
- avaliação psicoeducacional e técnicas de intervenção;
- elaboração de programas de adaptação curricular e projetos educacionais;
- habilidades para aconselhamento e orientação vocacional e profissional.
Nessa linha, para exercer a profissão de psicólogo educacional é imprescindível ter o título de Licenciatura em Psicologia. A especialização ocorre ao longo da carreira conforme as disciplinas eletivas são escolhidas.
Funções do psicólogo Educacional na Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Entre as tarefas do psicólogo educacional estão as seguintes funções:
- preventiva: o psicólogo intervém no ambiente educacional, propondo modificações e melhorias para prevenir e evitar situações que possam alterar ou dificultar a aprendizagem dos alunos;
- orientação: promove a organização, planejamento, desenvolvimento e avaliação dos processos de orientação e aconselhamento profissional e vocacional dos alunos, facilitando a tomada de decisões;
- intervenção: participa do atendimento de todas as etapas educacionais (infantil, primária, secundária e pós-obrigatória) para detectar e prevenir dificuldades de aprendizagem e transtornos do desenvolvimento.
Psicologia Educacional – A importância do Psicólogo
A psicologia do ensino requer a intervenção de diversos profissionais, sobretudo, que irão atuar com o objetivo de melhorar e facilitar os processos educativos dos alunos.
Consequentemente, as ações e intervenções do psicólogo educacional devem ser coordenadas com outros especialistas como psicopedagogos, professores, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, etc., a fim de alcançar os resultados desejados.
Por fim, vale destacar a importância da psicologia escolar da educação nos alunos.
O profissional dedicará suas habilidades para prevenir e facilitar os processos psicológicos e emocionais de cada aluno. E para estabelecer aprendizagens ajustadas às necessidades de cada um, além de promover o bem-estar e suas potencialidades.
Considerações finais sobre a psicologia da educação e da aprendizagem
As Ciências da Educação se entrelaçam para a formação e aprimoramento de um sistema de educacional de forma eficiente em todo o mundo.
Em suma, entre as várias ciências está a psicologia da educação e da aprendizagem, que vem auxiliar no estudo da pedagogia e no seu efeito sobre os alunos como seres humanos. Assim, tem por objetivo fazer com que alcancem experiências de ensino-aprendizagem duradouras.
Se você gostou desse artigo que escrevemos, relacionado à Psicologia da educação e da aprendizagem convidamos você a se inscrever em nosso curso online de psicanálise. É uma oportunidade indispensável, na qual você poderá aprofundar os seus conhecimentos.
One thought on “Psicologia da Educação e da Aprendizagem”
Assunto importantíssimo! Atualmente há uma necessidade desse profissional na área educacional! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!