o que é psicologia economica

Psicologia Econômica: o que é, quais fundamentos?

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

A disciplina de Psicologia Econômica é uma chegada bastante recente ao Brasil, embora bem estabelecida em muitos países. Como o nome sugere, é essencialmente uma mistura de Psicologia e Economia.

O que é Psicologia Econômica

Para resumir brevemente, a Psicologia Econômica é, sobretudo, uma disciplina emergente, formada por ambas as disciplinas, que leva a uma melhor compreensão do comportamento das pessoas em sua vida econômica.

Por isso, a psicologia econômica explora a forma como as questões econômicas na sociedade afetam o comportamento das pessoas.

Psicologia Econômica

Embora a disciplina de Psicologia Econômica no Brasil originalmente tenha crescido, sobretudo, a partir de uma ênfase no comportamento do consumidor em marketing, ela expandiu seus horizontes para se concentrar no comportamento humano e suas ligações com questões econômicas.

Deste então, a psicologia econômica se preocupa com a parte financeira como poupança e crédito, renda e inflação, impostos, pagamento e evasão de impostos, etc.

Além disso, a psicologia economiza também se preocupa com questões de escolha e tomada de decisão. Por exemplo, os psicólogos econômicos também estão interessados em outras áreas tão diversas como questões ambientais, economias simbólicas, jogos experimentais e preferências de tempo.

Curso de psicologia econômica

Acima de tudo, o curso de psicologia econômica permite que você mergulhe profundamente nas duas disciplinas inter-relacionadas da psicologia e da economia, a fim de melhor explorar, compreender e prever as decisões que as pessoas tomam.

Por isso, este curso é ideal para você que está procurando trabalhar em qualquer área onde a compreensão da tomada de decisão humana seja crítica. Ademais, isso varia da indústria e da saúde ao desenvolvimento de novas tecnologias ou políticas e muito mais.

Ao mesmo tempo, o curso foi concebido a partir de uma perspectiva interdisciplinar, reunindo ensino especializado e conhecimentos do Departamento de Psicologia e do Departamento de Economia.

No entanto, você deve estar se perguntando onde estudar? O curso de psicologia econômica está disponível na faculdade FIPECAFI e PUC.

O que o curso de psicologia econômica oferece?

Primordialmente, o curso de psicologia oferece os seguintes itens para você:

  • conhecimento;
  • os alunos serão capazes de compreender e analisar sua vida financeira;
  • o processo de tomada de decisão na vida financeira será mais fácil de ser controlada;
  • os alunos serão capazes de analisar o comportamento econômico dos indivíduos, reconhecer inconsistências e manipulação.

Matérias do curso de Psicologia Econômica

Tópicos do curso

  • abordagens e temas da psicologia econômica. Tomada de decisão: conceito e estrutura, a questão da racionalidade;
  • os limites de conhecer o mundo. Probabilidades de julgamento, heurísticas;
  • as inconsistências de preferências, teoria da perspectiva, a relatividade da avaliação;
  • motivação do consumidor. A psicologia da possessão. O papel do tempo na tomada de decisões e autocontrole;
  • pensamento intuitivo ou analítico;
  • o crítico da abordagem heurística. Tomada de decisão naturalística;
  • o efeito das normas sociais nas decisões. Consideração ética e moral. Pagar e evitar impostos;
  • a importância da justiça, o papel da confiança na vida econômica;
  • percepção de risco, tomada de risco e comunicação de risco;
  • qual é o valor da psicologia econômica para a economia? O comportamento econômico das pessoas pode ser ajudado?

10 Livros sobre psicologia econômica

*

Comportando-se mal — Richard Thaler

Este livro explica por que a economia tradicional é tão classicamente errada. Bem como, ele fornece uma discussão baseada em evidências das limitações da teoria econômica tradicional de uma forma que também é acessível a não-economistas.

Desse modo, é definitivamente um bom livro para você começar a entender sobre economia comportamental!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

*

Previsivelmente irracional — Dan Ariely

Este livro é altamente recomendado para pessoas que vendem produtos ou serviços. Este livro dá uma visão completa da dualidade racionalidade vs emocionalidade.

Leia Também:  Psicomotricidade Relacional: definição e exemplos

O autor ilustrou cada experimento com um cenário seguido de dados concretos, sendo capaz de explicar conceitos complexos com termos compreensíveis.

*

Nudge — Richard Thaler e Cass Sunstein

Excelente livro se você não sabe muito sobre o mundo da economia comportamental.

Primeiramente, o livro fala sobre as influências sutis que realmente afetam as escolhas individuais e coletivas em nossas vidas diárias. Além de ser um livro fácil de ler possui conteúdo atraente e bem pesquisado.

*

Piscar — Malcolm Gladwell

Excelente livro sobre o poder das decisões intuitivas em nosso mundo atual ilustrado por uma grande compilação de exemplos reais e experimentos.

O estilo de escrita de Gladwell e sua pesquisa sofisticada tornam este livro divertido e surpreendente ao mesmo tempo. Ou seja, um livro de férias perfeito!

*

Freakonomics — Stephen J. Dubner e Steven Levitt

Definitivamente, este livro é uma oportunidade de olhar para a economia de um ponto de vista diferente.

Dessa forma, a leitura aborda teorias sobre incentivos, o que motiva as pessoas a agir ou não de determinadas maneiras e sobre as consequências de longo prazo das decisões de curto prazo. Logo, leitura perfeita sobre economia para não-economistas!

*

O poder do hábito— Charles Duhigg

Livro prático e de fácil leitura com exemplos interessantes. Ao passo que ele explora o potencial de construir novos hábitos ou mudar os maus para alcançar nossos objetivos na vida.

A compreensão do ciclo “sugestão-hábito-recompensa”, que dita a maioria de nossas ações, é melhor lição deste livro.

Enganchado— Nir Eyal

Acima de tudo, um guia bem estruturado cheio de exemplos para construir produtos formadores de hábitos.

Este livro apresenta um modelo de engajamento do usuário simples e prático baseado em quatro estágios (gatilho, ação, recompensa variável e investimento) que aplica a psicologia do consumidor para projetar produtos ou serviços viciantes.

*

Dinheiro Feliz— Elizabeth Dunn e Michael Norton

Se você se deparasse com a pergunta “o dinheiro pode comprar felicidade?” Este livro pode ter a resposta. Afinal, ele descreve cinco princípios sobre como gastar seu dinheiro para contribuir com seu bem-estar subjetivo.

Os princípios são suportados por pesquisas e experimentos de campo. Assim, você precisa ler este livro se estiver interessado em ciências comportamentais com um toque de economia.

*

Como se preocupar menos com dinheiro— John Armstrong.

Como parte dos kits de ferramentas para a vida da Escola da vida, em contrapartida, Armstrong nos traz uma abordagem diferente relacionada a como devemos usar o dinheiro.

Pois, o livro enfoca como as pessoas percebem o dinheiro, níveis de apego e significado. Usando exemplos diários, portanto, ele permite que você explore o dinheiro de uma nova maneira, descobrindo o que realmente importa no final.

*

Psicologia Econômica, primeira edição — Rob Ranyard

Sob o mesmo ponto de vista, a psicologia econômica apresenta uma visão geral acessível da psicologia econômica contemporânea.

Assim, a ciência da vida, a economia mental e o comportamento são cada vez mais relevantes, pois, espera-se que as pessoas assumam a maior responsabilidade por suas normas domésticas e pessoais.

Considerações finais

Portanto, como pudemos ver nesse artigo o campo da psicologia econômica, sobretudo, explora como a economia interfere na psicologia e na vida de indivíduos e grupos, bem como as pessoas individual e coletivamente afetam a economia.

Se você gostou do tema Psicologia Econômica se inscreva em nosso curso online de psicanálise e venha navegar nesse mundo fantástico que é o da psicanálise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 5 =