Psicologia do Desenvolvimento: teoria e exemplos

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Com o passar do tempo, todos nós passamos por alterações físicas e psicológicas. Com base nisso, um estudo propôs uma maior observação desse fenômeno, entendendo as suas motivações e consequências. Entenda o conceito da teoria da psicologia do desenvolvimento e absorva melhor com alguns exemplos.

O que é a Psicologia d0 desenvolvimento?

A Psicologia do desenvolvimento estuda as mudanças que ocorrem conosco durante todo o nosso crescimento. A idade serve de parâmetro para identificar mudanças inerentes a cada época da vida, montando uma linha do tempo. Dessa forma, é possível identificar padrões e mudanças quanto à fisionomia e comportamento.

A progressão e a regressão são elementos chaves para averiguar os estudos. Os pesquisadores avaliam como influências externas e internas afetam a nossa vida ao longo de nosso crescimento. Isso inclui ambientes físicos e palpáveis, como a casa ou o bairro, até a condição econômica, cultura e etnia.

Note que as peças podem ser revistas ou não conforme a necessidade. Um estímulo externo é percebido de forma diferente quando somos crianças quando comparados à maneira como reagimos na fase adulta. Os dados levantados divergem em quantidade, frequência e percepção. Dessa forma, a relevância do estudo se torna irrevogável.

Evolução

Inicialmente, a Psicologia do desenvolvimento surgiu a partir de pesquisas feitas com crianças. Os resultados obtidos não podiam ser levados adiante sem uma abrangência maior, visto que as propostas teóricas vigentes eram limitadas. Graças a isso, e sabiamente, ampliaram o campo de pesquisa para todas as fases da vida.

A partir disso, descrever, antecipar, explicar e mudar o comportamento ficava mais fácil. As tendências às repetições costumam continuar, assim como a instabilidade. Aspectos que antes pareciam imutáveis podem ter sido reavaliados e conduzidos a uma mudança. A Psicologia do desenvolvimento consegue agora concluir o que o estudo anterior não podia.

Nesse caminho, agora são levados em conta aspectos como hereditariedade, desenvolvimento ativo ou passivo, ambiente… Etc. Qualquer ferramenta que sirva para enumerar padrões e acompanhar resultados pode ser avaliada como uma consulta.

Características de estudo

A Psicologia do desenvolvimento se baseia em alguns aspectos para levantar seus dados. Graças a eles, a teoria ganha um embasamento maior, alcançando a credibilidade entre os estudiosos. As principais partes examinadas aqui se concentram em:

Habilidades motoras

Durante nosso desenvolvimento, crescemos de forma progressiva, ainda que limitada no futuro. Conduzidos também por fatores genéticos, galgamos nosso caminho entre as habilidades motoras. Quando mais jovens, temos mais facilidade em correr e nos locomover. Já na terceira idade, os movimentos se tornam mais rígidos e difíceis de serem executados.

Entendimento conceitual

Quando crianças, pouco sabemos da realidade pertinente do mundo. Neste caminho, necessitamos do acompanhamento constante de um adulto para nos explicar conceitos e ideias. Quando envelhecemos, abrimos um outro leque de possibilidades intelectuais que não tínhamos acesso. Ser adulto nos proporciona maior entendimento de conceitos, motivações e ideias.

Identidade

Mesmo quando somos recém-nascidos, demonstramos alguns sinais que nos diferem de outros bebês. Quando nos desenvolvemos, criamos a nossa identidade pessoal. É ela que determina quem somos diante de tantas pessoas. Alguns traços amenizam com o tempo enquanto outros se fortalecem na fase adulta.

Linguagem

A linguagem é alcançada conforme o nosso crescimento. Quando crianças, dispomos de um vocabulário limitado, emitindo com dificuldade nossas ideias e pensamentos. O adulto já passou por essa fase, lidando com o seu momento de aprendizado. Sendo assim, a linguagem se aprimora, muda e se expande enquanto crescemos.

Entendimento moral

Aos poucos, um indivíduo ganha a consciência da existência de leis e firmamentos que conduzem o mundo. Seu crescimento proporciona uma ideia mais elaborada sobre o que é certo e o que é errado. Enquanto cresce e é devidamente guiado, pode estabelecer uma diretriz para praticar o correto e evitar o proibido.

Muro de apoio

A Psicologia do desenvolvimento é uma teoria de estudo bastante concisa e creditada. Ainda assim, procura partilhar seus dados com outras áreas de estudo. É o caso da Psicanálise, por exemplo. Ambas partilham da visão semelhante na coleta de dados, por exemplo. Cada uma procura relatos pessoais para montar a sua planilha de dados e posteriormente de estudos.

Além dela, a visão humanista, cognitiva, de aprendizagem e até etológica ganham espaço. Essas outras teorias de trabalho e ciência contribuem para estudar fenômenos isolados, propondo novas perspectivas de trabalho. A partir desses dados, as pesquisas podem ser iniciadas, conduzidas e concluídas, de acordo com a diretriz proposta.

Exemplos

Acredito que os exemplos abaixo possam conduzir a um esclarecimento maior da teoria. São situações aleatórias, mas que conduzem bem a formação de um pensamento a respeito do modo de trabalho. Note que há diferentes fatores inclusos, como a idade, percepção a até a capacidade de pensamento. Vamos a eles:

Aspecto ao âmbito social

Aqui trabalhamos a forma como alguém reage em frente às situações onde há um público ao redor. Por exemplo, uma criança que permanece solitária em um grupo. As reações da mesma podem variar de confusão, medo e até tristeza. Quando adulta, ela pode demonstrar um padrão completamente novo. A não ser que a experiência tenha lhe traumatizado, se sairá bem diante do público.

O lado afetivo-emocional

Aqui é onde as experiências pessoais se cruzam. Um indivíduo pode apresentar determinado comportamento com base no seu histórico de vida. Por exemplo, é bastante comum sentirmos vergonha em algumas situações. Chegamos a esse momento influenciados pelo contato de exposição a outros estímulos anteriormente.

Estudiosos afirmam que a sexualidade integra uma parte importante desse aspecto. Podemos deduzir que a repressão pode nos mover a uma postura mais reservada e insegura.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Intelectual

Essa parte aborda diretamente as conexões que um indivíduo faz para chegar a uma solução. Por exemplo, a criança que se vale de uma vassoura para alcançar um brinquedo. Sozinha, ela sabe que é incapaz, contudo o objeto lhe proporciona autonomia para trabalhar. O raciocínio, mesmo nessa fase, se faz presente e ativo.

Aspecto motor

Aqui trabalhamos o desenvolvimento neurofisiológico de cada indivíduo. O processo de maturação, o crescimento orgânico, é observado de forma mais simples. A exemplo, uma criança que deixa a chupeta cair, mas consegue colocá-la na boca novamente. Ou quando o seu chinelo escapa do pé e ela conduz a extremidade do corpo a calçá-lo novamente.

A Psicologia do desenvolvimento funciona como um registro de nossas vidas desde o começo. Por meio dela, estabelecemos padrões e conexões que dão respostas a como nos portamos em diferentes épocas. O desenvolvimento do ser humano é estudado de forma adequada, precisa e segura, entregando resultados satisfatórios sobre o nosso crescimento.

Por meio da Psicologia do desenvolvimento, conseguimos olhar para cada época da vida em separado. Obtemos as características necessárias de cada momento da vida para entender melhor a mecânica do nosso crescimento. Ainda que pareça complicado, acompanhar os resultados dá um entendimento que precisamos para conectar algumas pontes da vida.

Além dela, outra excelente ferramenta é a Psicanálise, como já dissemos. Sendo assim, por que não inicia os seus estudos nessa área? Nosso curso online carrega uma das melhores certificações do mercado, entregando a confiança de um profissional capacitado a lidar com qualquer necessidade.

Por ser um curso online, você tem uma autonomia maior para estudar e aprender no seu tempo. Os materiais sempre estarão dispostos enquanto precisar e os professores servem de complemento ao aprendizado. E o melhor: isso está à sua mão por menos de R$100,00!

Está esperando o quê? Inicie já a sua formação em um dos melhores cursos de Psicanálise do mercado.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 4 =