Relacionamento Familiar na Psicanálise

Posted on Posted in Comportamento

Desde os primórdios, o relacionamento familiar depende de seus mentores e membros. Vivemos atualmente momentos de repleção com os relacionamentos familiares. Pois é visível a carência entre os jovens com a modernidade e a correria do dia a dia.

Alguns pais podem abrir mão de tempo com seus filhos e prejudicarem o relacionamento familiar

Como vivemos em um mundo cada vez mais materialista, não são raras as vezes que os integrantes da família não tem tempo uns para os outros. Além disso, com o custo de vida cada vez mais alto, os pais podem gastar muito tempo fora de casa, trabalhando.

Muitas famílias delegam as suas obrigações na educação para as escolas e passam cada vez mais tempo longe de seus lares.

A influência da tecnologia no relacionamento familiar

Outro fator de distanciamento é a tecnologia acessível a todos. O excesso de tecnologia pode prejudicar muito o relacionamento entre os familiares. Isso ocorre porque muitos preferem estar focados em seus celulares e se esquecem de dar a devida atenção aos seus.

Cônjuges que preferem assistir séries do que compartilhar um jantar com o seu parceiro. Pais que preferem acessar redes sociais do que brincarem com os seus filhos. Filhos que preferem jogos digitais do que conversar com os seus pais e irmãos.

A falta de amor no lar

Desse modo, os familiares se esquecem de que o conceito básico em um lar é o afeto, o carinho e o principal o convívio. Esta deficiência em relacionamentos familiares sempre acaba com problemas de transtornos psicológicos.

Desse modo, muitas famílias procuram ajuda em consultórios, para tratamentos psicoterápicos e vão até a internação ou, em muitos casos, ao suicídio.

A importância da Psicanálise no Relacionamento Familiar

A psicanálise tem grandes mestres…principalmente o pai da psicanálise: Sigmund Freud, que deixou muitos ensinamentos da mente humana. Podemos utilizar, na atualidade, a sua “teoria da Alma” e os seus processos psíquicos da mente humana.

Com toda esta gama de conhecimento na área da psicologia com excelentes mestres, podemos então ajudar nossos jovens e até adultos e terem mais amparo.

Sendo assim, é muito importante que aqueles que sofram problemas familiares procurem ajuda da Psicoterapia.

Faça Psicanálise Clínica!

Você gostaria de ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas familiares? Então conheça o nosso curso de Psicanálise Clínica. Por meio da Psicanálise, várias famílias já foram reestruturadas e hoje constroem um lar mais harmonioso. Conheça o curso!

Artigo escrito pela autora Iolanda Pereira de Melo de Oliveira, exclusivamente para o Blog Psicanálise Clínica.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 2 =