métodos da psicologia evolutiva

Psicologia Evolutiva: dicas para entender

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Filosofia e Psicanálise

A psicologia evolutiva busca explicar os processos de mudança em crianças e adultos ao longo do tempo, além de encontrar os fatores que influenciam as mudanças.

Quando apareceu pela primeira vez, sua pesquisa se concentrava nas crianças e na forma como elas mudam até a adolescência. No entanto, com o tempo, o foco de estudo desta disciplina se tornou cada vez mais amplo

Hoje essa psicologia também é responsável por estudar os demais estágios da vida e as mudanças que nelas ocorrem, como a adolescência, a idade adulta e a velhice.

Psicologia evolutiva?

Fatalmente, a história da psicologia nos mostrou que, examinando a infância, entendemos melhor como ser um adulto. A psicologia evolutiva estuda todos os ciclos do ser humano, do nascimento à morte. Desse modo, ela leva em consideração a psicologia social e como os humanos se relacionam com terceiros durante seus ciclos de vida.

Além disso, agregam-se diferentes teorias e paradigmas que dizem respeito ao indivíduo e sua forma de se relacionar.  Ao compreender essa área podemos nos aproximar do interior de cada ser humano e ver a forma como ele observa seu mundo.

História

Até o momento, as crianças eram consideradas uma espécie de “adultos incompletos”, nas quais tinham as mesmas características e necessidades dos adultos. A diferença é que elas estariam em  “estado de imaturidade” e isso só com o tempo para desaparecer.

No entanto, assim que o setor começou a se desenvolver, a necessidade de uma força de trabalho instruída e qualificada levou os pesquisadores a quererem saber mais sobre a infância como uma etapa diferente da vida de uma pessoa.

Primeiros psicólogos evolucionistas

Os primeiros psicólogos dessa área se interessaram em estudar a mente das crianças com o único objetivo de criar um sistema de educação mais eficiente. Sendo assim, com o intuito de gerar mão de obra eficiente e com mais recursos.

Porém só muito mais tarde, poucas décadas atrás, essa disciplina começou a estudar as mudanças emocionais, comportamentais e cognitivas na idade adulta.

Todavia, isso ocorreu devido aos avanços da medicina, que permitem que as pessoas cheguem a uma idade cada vez mais avançada, o que traz consigo todos os tipos de novos desafios.

Objeto de estudo da psicologia evolucionista

Como já vimos, no início a psicologia evolucionista se concentrou em compreender os estágios pelos quais as crianças passam desde o momento em que nascem até que possam se defender sozinhas. Mais tarde, no entanto, o campo de estudo desta disciplina se expandiu para abranger todos os períodos da vida de uma pessoa.

Hoje, a psicologia do desenvolvimento tenta compreender as mudanças cognitivas, socioemocionais e físicas que ocorrem ao longo de nossas vidas, conforme a gente cresce, amadurece e envelhece.

Ramos da psicologia

Os ramos dessa psicologia ofertam grandes contribuições para, por exemplo, identificar as medidas e estratégias apropriadas para serem implementadas a aprendizagem. Portanto, confira abaixo cada ramo.

Desenvolvimento cognitivo

Esse estudo se concentra na forma como as crianças e adolescentes adquirem as capacidades mentais que lhes permitem resolver problemas, se comunicar através da linguagem, utilizar a memória e prestar atenção ao seu ambiente.

Em suma, é o campo mais desenvolvido dessa psicologia. Portanto, hoje, esse ramo da psicologia evolucionista incorporou os novos conhecimentos gerados, por exemplo, em estudos sobre cognição e diferenças individuais.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Desenvolvimento socioemocional

    Outra das áreas mais importantes da psicologia evolucionista é o estudo do desenvolvimento das emoções, da inteligência social e das relações pessoais. Em geral, elas estão relacionadas a outros aspectos, como o desenvolvimento cognitivo.

    Leia Também:  Sonhar com bigato: o que significa?

    Umas das áreas de muita importância no desenvolvimento socioemocional é a criação da própria identidade. Trabalhando assim o fortalecimento da inteligência emocional, a formação de relacionamentos como casal ou amizade, o isolamento, a moral e o comportamento em sociedade.

    Desenvolvimento físico

    Por fim, o desenvolvimento físico é responsável por estudar o processo pelo qual o corpo de um indivíduo amadurece até atingir a idade adulta. Além disso, também investiga as mudanças que ocorrem a partir da superação dessa fase, até que a pessoa atinja a terceira idade.

    Embora o crescimento físico seja um processo bem regular em crianças, foi descoberto que existem diferenças individuais importantes a esse respeito.

    Contudo, a psicologia evolucionista tenta relacionar essas diferenças a outros aspectos do desenvolvimento, como a capacidade mental ou a habilidade de processar informações.

    Saiba mais

    Essa psicologia foi desenvolvida para entender como funcionava a mente das crianças, de forma que pudesse ser criado um sistema de educação mais voltado para as necessidades de cada faixa etária. Deste modo, foi gerada uma mão-de-obra mais bem preparada e com as suas capacidades mentais levadas ao mais alto nível.

    No entanto, aos poucos esse ramo da psicologia se modificou e expandiu até chegar à forma que tem hoje.

    Nos dias atuais, o campo de estudo e aplicação dessa corrente é bem amplo. Além disso, algumas de suas descobertas podem ser utilizadas em quase todas as áreas.

    Importância da terapia evolucionista na educação

    Um dos campos em que a  essa psicologia a se destaca e tem grande importância é a área da educação. Pois, por compreender como funciona a mente humana durante os primeiros anos de vida, os professores são capazes de modificar seus ensinamentos de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

    Dessa forma, gera novas descobertas e conhecimento para a psicologia evolutiva.

    Considerações finais

    Como vimos, a história da psicologia nos mostrou que, examinando a infância, entendemos melhor como ser um adulto.

    Sendo assim, ele examina os processos mentais e comportamentais da pessoa do nascimento até à morte, enfocando todos os aspectos ambientais e biológicos que a influenciam.

    Se você gostou deste artigo, conheça outras áreas da psicologia evolutiva e seu papel na sociedade se inscrevendo em nosso curso online de psicanálise clínica. Se torne um profissional deste campo cheio de conhecimento e oportunidades.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *