psicólogo social

Psicologia Social: o que é, o que estuda

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

A psicologia social estuda como as pessoas se comportam, pensam e se sentem dentro do contexto social. Ou seja, como nos comportamos diante das diferentes situações sociais. Por outro lado, essa área fala o porquê do comportamento das pessoas usando um modelo científico e prevendo ações futuras com base nesse modelo. Então, para saber mais, leia o nosso post!

O que é Psicologia social?

Pense por um segundo em como você age quando está sozinho. Seu comportamento varia quando você está na frente de outras pessoas? O que acontece quando seus pais ou amigos estão observando você? Você age da mesma forma ou muda de acordo com a situação social que o acompanha o tempo todo?

Seu comportamento muda dependendo de quem é a pessoa. Sendo assim, não é a mesma coisa estar na frente do chefe, do que na frente dos pais ou então na frente dos amigos.

Saiba mais

Mesmo quando estamos sozinhos em uma sala, nossos pensamentos e comportamentos são influenciados por outras pessoas. Podemos voltar para casa com raiva de um amigo, ficar relaxados depois de ler um livro de psicologia ou sentir estresse ao fazer um teste.

Dessa maneira, em todas essas situações, a psicologia social da pessoa afeta os nossos comportamentos e pensamentos.

Exemplos

Ao longo da história, podemos ver numerosos exemplos dessa área no nosso dia a dia. Muitas situações em que o efeito dessa questão afeta o nosso comportamento social é resumido.

Exemplo 1: Psicologia social

Um estudo avaliou como os clientes dão gorjetas aos garçons. Além disso, viu quais fatores influenciam essa ação.

No entanto, o efeito de reciprocidade mostrou como as gorjetas aumentaram 3% quando, após o jantar, a conta tinha um doce. Porém, o efeito fica mais evidente quando o garçom olha o cliente nos olhos e lhe dá outro doce. Pois, as gorjetas sobem até 20% a mais.

Exemplo 2 :efeito dotação

Um estudo mostrou como o ser humano valoriza mais os objetos que já temos pelo simples fato de pertencer a nós. O exemplo da psicologia social ficou evidente quando um grupo de participantes teve que avaliar o preço de uma xícara.

Sendo assim, quando tiveram de comprá-la, avaliaram a caneca em 5 euros. Mas quando tiveram de vendê-la (a caneca era deles) deram 10 euros.

Como nosso comportamento muda quando eles nos observam

Sentir-se observado é algo que já aconteceu a todos nós em algum momento. Ao fazer algumas tarefas, ser observado por outras pessoas pode melhorar nosso trabalho.

No entanto, em algumas tarefas, nosso desempenho cai. Por exemplo, se fizermos atividades mais difíceis ou se estivermos aprendendo uma nova habilidade. Assim, o nosso desempenho será ruim.  Por outro lado, quando se tratam de tarefas do dia a dia, o desempenho aumentará.

Princípios

A psicologia do ser humano e seus processos psicológicos estão ligados a três princípios básicos:

Pensamento não racional

Nossa mente funciona de duas maneiras diferentes de pensar:

  • consciente;
  • inconsciente.

Esta forma automática de trabalho mental é a que faz a maior parte do trabalho do dia a dia. Pois, se encarrega de tarefas fáceis e que poupam o trabalho cognitivo. Além disso, reserva recursos para o nosso cérebro.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Desse modo, essa é a natureza biológica do homem que afeta nosso comportamento com outros seres humanos.

    Leia Também:  Lista de Arquétipos: os 8 arquétipos para Jung

    Características pessoais

    Os seres humanos estão fazendo realidades com base nos estímulos que recebemos. Portanto, esses estímulos e sua interpretação moldam nossa maneira de sentir, pensar e interagir com os outros. Ou seja, nossas próprias características pessoais influenciam os comportamentos sociais.

    A influência de outros seres humanos

    Como parte de um contexto social, a psicologia avalia como as pessoas interagem e influenciam nesse contexto. O que influencia a forma de pensar e sentir de outras pessoas.

    Psicologia social comunitária

    É um ramo de pesquisa que busca descrever como comunidades de pessoas ou grupos têm melhorias em sua própria comunidade. Por meio de ações de fortalecimento do grupo.

    Este ramo da psicologia social está ligado à psicologia de grupo. O que analisa os comportamentos sociais das pessoas a partir de um grupo e o aprimoramento da união. Dessa forma, as características dessa área baseiam-se na análise da tomada de decisões. Não só isso, mas também na otimização de recursos dentro de uma estrutura social.

    Você está gostando do nosso post? Então, comente abaixo o que você está achando. Aliás, continue lendo para saber mais sobre o tema.

    Antropologia

    A antropologia é o estudo da cultura humana. Os estudiosos da área estudam as crenças e tradições da sociedade. Além disso, o seu foco está na sociedade como um todo. Enquanto os psicólogos sociais buscam discutir como a sociedade afeta:

    • pensamentos;
    • sentimentos;
    • comportamentos.

    Sociologia

    A sociologia tem muito em comum com a psicologia social. Tanto os antropólogos como os sociólogos, estudam a sociedade como um todo. Porém, a psicologia em vez de olhar para as crenças e tradições da sociedade, seu foco está nas organizações. Além disso, ela vê como essas organizações impactam as pessoas dentro delas.

    Além disso, como os psicólogos sociais, os sociólogos estão interessados na interseção da sociedade e da pessoa. Porém, os sociólogos estão mais focados na sociedade. Já os psicólogos sociais estão mais focados na pessoa.

    Psicologia Social Aplicada

    É uma disciplina que faz parte da psicologia social que investiga os processos e comportamentos reais das pessoas. Além disso, tem como base as teorias e os estudos relacionados à própria psicologia social.

    Ou seja, busca colocar em prática os diferentes estudos teóricos baseados em abordagens científicas reais aplicadas à sociedade.

    História

    A história também é uma questão que se relaciona com essa área. Pois, podemos observar como se comportavam diferentes sociedades de outros tempos. Além disso, tirar conclusões sobre o seu comportamento social, formas de organização, formas de trabalho, etc.

    Por isso, se conhecermos o comportamento das pessoas durante cada século, podemos descobrir como as sociedades evoluíram até hoje. Por fim, chegar a conclusões muito precisas sobre o ser humano.

    Biologia

    É interessante saber mais sobre as bases biológicas do comportamento humano. Então, a biologia também nos fornece dados sobre como o cérebro humano se comporta. Com isso ajuda a explicar certos comportamentos das pessoas.

    Você gostou do nosso post? Então, continue lendo, pois temos um convite para você!

    Considerações finais

    Como vimos nesse artigo, a psicologia social está relacionada a muitas áreas de estudo, uma vez que a interconexão no campo social é bastante ampla. Então, é uma área de estudo que requer mais atenção de todos, pois ela está de alguma forma presente no nosso dia a dia.

    Leia Também:  O que é Transferência em Psicanálise

    Sendo assim, conheça mais sobre a psicologia social se inscrevendo em nosso curso online de psicanálise clínica. Com ela você se tornará um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho. Então, não perca tempo, inscreva-se agora e comece ainda hoje!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *