Se você chegou aqui procurando as diferenças entre psicopata e sociopata, este artigo espera te ajudar. Vamos definir o que são essas palavras, além de tratar dos conceitos e diferenças de cada um. Além disso, vamos listar algumas características das pessoas com esses distúrbios.
O que é psicopata
Vamos começar com psicopata. Traremos agora a descrição do dicionário, seu conceito e características também.
Psicopata segundo o dicionário
A palavra psicopata pode assumir a função de substantivo masculino, feminino e adjetivo.
Enquanto substantivo masculino e feminino vemos a definição:
- Designação genérica para quem sofre de qualquer tipo de patologia mental;
- Pessoa que sofre de um distúrbio mental definido por comportamentos antissociais. É incapaz de criar laços afetivos ou de sentir amor pelo próximo;
- Pessoa acometida por psicopatia, por distúrbio mental.
Conceito de psicopata
A psicopatia é a uma designação atribuída a pessoas com traço de personalidade antissocial. Ou seja, tem comportamentos antissociais, diminuição da capacidade de remorso, empatia e baixo controle comportamental. Pessoas com atitudes de dominância desmedida também se enquadram nesse padrão.
Esses traços comportamentais são ligados a delinquência, crimes, falta de remorso diante de situações criminais. Mas, em contra partida, também são relacionados a competência social e liderança. Outra característica é que essas pessoas são muito manipuladoras.
Nas mulheres, o transtorno pode não ser percebido por muito tempo. Isso se dá por elas serem mais discretas e menos impulsivas, mas eclode geralmente aos 18 anos. Por outro lado, nos homens o transtorno fica evidente antes dos 15 anos.
Comportamentos típicos de um psicopata
Dentre as características de uma pessoa psicopata podemos destacar:
Egoístas
Geralmente apresentam comportamentos fundamentado no egocentrismo patológico. Além disso, são incapazes de amar. Essas pessoas sugam as pessoas que os cercam e são como parasitas. Ou seja, eles tiram o máximo proveitos das pessoas e fingem amá-las.
Apresentam má conduta na infância
Como vimos, nos homens os problemas aparecem cedo. Desde a tenra idade começam a usar drogas, roubar e ter experiências sexuais. Por essa razão, vemos notícias em que eles não poupam amiguinhos, familiares ou animais na hora de realizar suas maldades.
Indiferentes
Eles são insensíveis ao sentimento alheio, não são empáticos, e não se colocam no lugar do outro. Isso acontece porque seus cérebros tem conexões fracas em relação a emoções, de modo que não conseguem sentir emoções profundas. Ademais, não sabem identificar medo nos outros.
Mentirosos
Psicopatas são patologicamente mentirosos e distorcem informações conforme seus desejos. Sempre buscam realizar seu próprio prazer e são capazes de manipular e mentir para conseguir se realizarem. Isso seria decorrente de um “senso superficial do significado da palavra”.
Esse tipo de comportamento pode também ser visto na dificuldade que eles têm de entender metáforas e linguagem abstrata.
Suas emoções são rasas
Não conseguem sentir vergonha, constrangimento ou sentimentos relacionados a relações afetivas. São emocionalmente superficiais.
São impulsivos
Não conseguem analisar atitudes com atenção e também não dão o devido valor as possíveis consequências. Têm ações extremamente impulsivas.
São violentos
A violência é um traço típico dos psicopatas. Por essa razão vemos tantas notícias de crimes cometidos por pessoas com esse perfil.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Isso acontece porque tem pouca tolerância as frustrações e não conseguem conter rompantes de agressão. Assim sendo, sua violência pode ser expressa através de violência física e/ou psicológica. Tem facilidade de violentar as pessoas psicologicamente, pois sabem os pontos fracos das pessoas com quem convivem.
O que é sociopata
Agora vamos entender o que é sociopata.
Sociopata segundo o dicionário
Assim como psicopata, a palavra sociopata pode ter função de substantivo masculino, feminino e adjetivo.
A definição enquanto adjetivo é:
- Característica de quem é acometido por sociopatia.
Enquanto substantivo feminino e masculino:
- Distúrbio mental definido por comportamento antissocial;
- Pessoa que sofre de sociopatia.
Conceito de sociopata
Sociopata é a descrição de uma pessoa que sofre de sociopatia. Essa é uma psicopatologia que provoca comportamentos hostis, antissociais e impulsivos. Ela é um transtorno de personalidade em que a pessoa é exageradamente egocêntrica. Além disso, ela desconsidera os sentimentos e opiniões alheias. Ademais, não apresenta apego a valores morais e é muito dissimulada e manipuladora.
Também não conseguem controlar sua negatividade e manter relacionamentos estáveis.
Esse transtorno não tem cura, o que é uma infelicidade. No entanto, pode ser amenizado com psicoterapia e medicamentos.
Características de um sociopata
Dentre as características de um sociopata podemos destacar:
Apresentam um falso encanto
Por mais estranho que seja, sociopatas são superficialmente muito carismáticos, encantadores e simpáticos. Isso se dá por conseguirem facilmente a confiança dos outros e pela sua facilidade de manipulação.
Tem dificuldade em sentir empatia
Uma das características mais comuns dos sociopatas é a falta de inteligência emocional. Assim, eles não tem capacidade de reconhecer e compreender os sentimentos.
São extremamente impulsivos
Eles vivem pelo prazer e são extremamente inconstantes. Assim sendo, podem mudar seus objetivos de uma hora para outra de acordo com o que sentem no momento.
São manipuladores e mentirosos compulsivos
Eles fingem sentimentos como alegria, tristeza, culpa para manipular as pessoas. Essa criação de mentiras é feita compulsoriamente com a intenção de alcançar o que desejam. Dessa forma, manipulam indiscriminadamente quem for preciso.
São extremamente egocêntricos
Acham que estão sempre certos e não têm noção de conceitos éticos e morais. Dessa forma, têm uma visão extremamente valorizada sobre si mesmos.
Diferença entre sociopata e psicopata
Para falarmos da diferenças entre os psicopata e sociopata, vamos comparar alguns pontos dos dois:
Em relação a origem da doença
- Sociopatas: É desenvolvida durante a vida da pessoa e está associada a educação e convivência social.
- Psicopatas: É geralmente inata e alguns estudos indicam ser hereditária.
Em relação aos comportamentos criminais
- Sociopatas: Seus crimes são espontâneos e acabam deixando evidências.
- Psicopatas: São mais calculistas e tendem a minimizar as evidências deixadas.
Em relação a impulsividade
- Sociopatas: São mais impulsivos.
- Psicopatas: Tem comportamentos mais controlado e calculado.
Em relação aos sentimentos de empatia e culpa
- Sociopatas: Podem ser mais empáticos com pessoas próximas e podem se sentir culpadas por ferir essas pessoas.
- Psicopatas: Não sentem empatia ou culpa.
Alcance da doença
- Sociopatas: 4% da população geral.
- Psicopatas: 1% da população em geral.
Além disso, podemos ver que a psicopatia é uma forma mais grave da sociapatia. Então podemos dizer que todo psicopata é um sociopata, mas nem todo sociopata é um psicopata.
Semelhanças entre psicopatas e sociopatas
Como podemos ver existe muitas diferenças entres o psicopata e sociopata. Entretanto, há algumas semelhanças entre eles, o que pode levar a um confusão entre esses dois transtornos. Por isso, veja as três principais características iguais entre eles:
- tanto o sociopata quanto o psicopata têm Transtorno de Personalidade Antissocial;
- ambos não tem remorso, embora o sociopata pode vim a ter;
- os dois demostram desprezo por qualquer regra social.
Conclusão sobre psicopata e sociopata
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre psicopata e sociopata. É importante conhecer o significado desses transtornos e a diferença entre eles.
Para finalizar, indicamos que se você tenha ou se veja em alguma das características da sociopatia ou psicopatia, procure ajuda. Ou se vê isso em alguém, indique a ajuda de um profissional.
Obrigada pela leitura e contribua com a gente nos comentários. Deixe sua opinião, suas dúvidas e suas críticas também. Vamos conversar um pouco mais! Ademais, se você tem interesse de saber mais sobre o psicopata e sociopata, o nosso curso de Psicanálise Clínica pode te ajudar. Confira!
11 thoughts on “Diferença entre psicopata e sociopata”
Só faltou citar as fontes utilizadas além do dicionário. Artigo claro e objetivo, muito obrigado.
É obrigatório todos os sintomas em uma pessoa, para classificar entre sociopatia ou psicopatia?
Fabiana, obrigado por sua mensagem. O texto faz uma diferenciação em linhas gerais, baseando-se no que tradicionalmente livros e autores trabalham. Mas lembramos que é preciso sempre verificar caso a caso. Algumas pessoas acabam se precipitando em caracterizar uma pessoa com um atributo negativo, o que é sempre temerário. Equipe Psicanálise Clínica.
Conheço uma pessoa que tem esses itens com ele , mas ele não admite de nenhuma forma que precisa de ajuda. Para tirar mas as minhas dúvidas li e reli esse texto, parabéns muito bem explicado, pois tirou as minhas dúvidas
Eu assiti a uma serie forence americana, onde um casal atuou , onde a moça era sociopata e o rapaz era psicopata. Ambos se atraíram mas eles deixaram clara a definição para os dois transtornos. O Sociopata, a moça queroa matar o pai, por abuso na infancia etc. Ela manipulou o namorado, até que ele sujasse as mãos. Dai o policial forence esplicou que o sociopata nao mata, entao ele usa o psicopata que é frio e não sente remorso para matar. Eu convivo na minha familia com dois sociopatas. Eu concordo com a explicação dada na série pois é realmente assim que eles se comportam. Meu irmao tem amizade com pessoas da pesada, que segundo ele, quando ele precisa essas pessoas o protegem. Minha irmã, outra sociopata, manipula a familia toda e ninguem percebe que ela mente calunia inventa e usa meu irmao, pois amvos se dao muito bem, para aprontar com quem ela não gosta. Nenhum dos dois tem transtornos anti social. Pelo contrário. Mas as maldades que fazem e as mentiras que contam, so quem realmente quer saber, consegue enxergar.
Acho que meu namorado è um sociopata
E como está isso hoje? O que fez? Me conta mais detalhes. Me encontro na mesma situação. Obrigada!
É foda quando se tem um dos dois tipos na família, o meu irmão é, e é extremamente complicado a relação com ele, não pensa no coletivo e faz o que quer.. é foda
Eu tamvem tenho dous irmãos com caracteriscas identicas aos fois transtornos. Tudo o que fazem é calculado para prejudicar….quem eles nao gostam. Na verdade eles fingem o tempo todo que gostam das pessoas. Mas por trás manipulam outras pessoas para fazer o que querem. Oara prejudicar. Meu irmao bebe, e quando bebe revela tudo ao contrario. Quando esta lúcido finge gostar da pessoa…e quando bebe fala coisas horríveis…
Fui casada por 12 anos com um sociopata, que inclusive, é pai do meu filho. Mentiroso, manipulador, mas era um “amor”, tratava todos da família muito bem, mas eu sempre percebi nele traços de arrogância e soberba, quando ficamos em uma situação financeira melhor, gostava de humilhar as pessoas, se colocando sempre como “o mais inteligente”, quando arrumou outra mulher, que visivelmente tem baixa estima, e eu não era mais interessante, começou a me maltratar. Depois de fazer um inferno na minha vida, até que finalmente eu mandasse ele embora de casa, fez-se de vítima, implorava perdão, mentia pra todo mundo, me colocou como vilã da história toda, até eu mesma acreditar que quem lhe fazia mal era eu. Depois de 2 anos nessa manipulação, eu consegui finalmente me desvencilhar desse “louco”, hoje não nos falamos mais, mas, infelizmente é pai do meu filho, que hoje tem 13 anos, e manipula a cabeça do menino, a ponto de, quando ele volta pra casa, depois de um final de semana na casa do pai, vir totalmente mudado e agressivo. Converso muito com meu filho, para tentar minimizar os efeitos catastróficos que esse ser causou e ainda causa em nossas vidas. Só peço a Deus que ele nunca mais me tenha como “alvo” da sua psicopatia.
Alguém que matou animais desde os 2 anos, por diversão, curiosidade, mais tarde prazeres, sentia prazer em situaçoes de sofrimeno no outro e etc, se enquadra em sociopatia ou sociopatia?