psicopedagogia a distância

Psicopedagogia a distância: onde estudar?

Posted on Posted in Formação

A psicopedagogia é uma área da psicologia que se ocupa do estudo dos processos de educação, formação e aprendizagem. Conheça onde estudar psicopedagogia à distância.

O objetivo da psicologia educacional, é criar um ambiente adequado para a aprendizagem. Além disso, contribui para melhorar os métodos de ensino e pedagógico, identificando problemas relacionados à aprendizagem, por exemplo.

Portanto, o psicólogo educacional tem a tarefa de melhorar os percursos educacionais e de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Esse processo se dá por meio de suas avaliações e de suas intervenções.

Qual é a relação entre psicologia e psicopedagogia?

A psicopedagogia é uma disciplina que nasce da fusão da psicologia com a pedagogia. No entanto, seu escopo é a educação e todos os processos de aprendizagem. Por meio de conhecimentos e técnicas psicológicas, a  psicopedagogia lida com as necessidades e dificuldades dos indivíduos durante seu processo de formação.

Em comparação com a psicologia, portanto, a psicopedagogia é uma disciplina mais específica que diz respeito aos processos de aprendizagem e avaliação dos distúrbios relacionados.

Quais são as áreas de atuação da psicopedagogia?

A psicologia da aprendizagem lida com processos. Dessa maneira, é aplicada em diferentes áreas da educação e formação, incluindo:

*escolher as melhores estratégias e técnicas para o aprendizado de cada indivíduo;
*identificar quaisquer problemas de aprendizagem;
*utilizar projetos e técnicas para pessoas com dificuldades de aprendizagem;
*colaboração com professores e professores de escolas e centros de formação;
*criação de programas educacionais e de treinamento;
*orientação escolar;
*orientação profissional.

Quando é necessário realizar uma intervenção psicopedagógica?

Uma intervenção psicopedagógica pode sempre ser útil em escolas e centros de formação para melhorar os processos de aprendizagem de jovens e idosos. Além disso, pode ser de grande utilidade quando certos alunos apresentam sintomas de dificuldades de aprendizagem.

Quando os sinais de alerta são reconhecidos como problemas relacionados à memória, atenção ou compreensão, o auxílio do psicólogo, assim, pode ser fundamental para a introdução de estratégias e técnicas que aprimorem o processo educacional.

O que a psicologia educacional traz para o desenvolvimento da infância e da adolescência?

A psicopedagogia é de grande importância para a educação e formação de crianças e adolescentes. Esta disciplina, de fato, dá a oportunidade de criar um percurso de aprendizagem adequado a cada necessidade ou problema dos alunos, com vista à melhoria dos resultados escolares.

Desta forma, a psicopedagogia permite identificar eventuais distúrbios de aprendizagem e, então, orientar crianças e jovens para maiores possibilidades a nível profissional no futuro.

Quais são as funções de um psicopedagogo?

A psicopedagogia está ganhando cada vez mais importância na sociedade atual. Sendo assim, entre as principais funções do psicólogo educacional encontramos:

*prevenir quaisquer dificuldades de aprendizagem;
*realizar avaliações psicopedagógicas para detectar eventuais dificuldades dos indivíduos;
*melhorar a autoestima dos alunos;
*oferecer orientação educacional e profissional;
*propor técnicas de estudo que permitam aprimorar o estudo;
*colaborar na criação de programas educacionais em escolas e centros de formação.

Onde estudar Psicopedagogia a distância?

Você pode encontrar o curso de psicopedagogia em diversas universidades do Brasil. Por isso, é possível realizar o curso à distância, o que facilita a aprendizagem em meio a pesada rotina. Sendo assim, conheça os cursos de psicopedagogia EAD:

Leia Também:  Ciclo da Vida Humana: quais etapas e como encará-las

Psicopedagogia a distância na Uninter

Uma famosa universidade no Brasil, a Uninter, oferece o curso de psicopedagogia EAD e também a pós-graduação. Sendo assim, os preços são acessíveis e o curso está na modalidade de bacharelado, com duração de quatro anos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Psicopedagogia a distância PUC

    Para promover a especialização, o curso de psicopedagogia à distância na PUC (Pontifícia Universidade Católica) está disponível em todos os estados. Ademais, a PUC estabelece como objetivo capacitar profissionais para lidar profissionalmente com os mais variados requisitos da área.

    Psicopedagogia a distância UniBF

    A pós-graduação na UniBF é muito acessível e buscada por vários estudantes pelas possibilidades de estudo EAD. Desse modo, dentro das opções, o curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica está presente e você pode se inscrever em uma nova turma a qualquer momento!

    Psicopedagogia na fronteira entre psicologia e pedagogia

    A psicologia educacional se preocupa com o comportamento geral de um indivíduo em uma situação de aprendizagem, ou seja, sua mente, sua psique, suas reações emocionais e corporais.

    O aprendizado bem-sucedido requer abertura para o mundo e autoconfiança. Mas toda aprendizagem é concebida como sair de um espaço íntimo e familiar para se abrir ao mundo para extrair novos dados que ajudem a construir.

    O ato de aprender é uma espécie de viagem a uma terra desconhecida, seguida de um retorno a si mesmo. Assim, faz sentido que a etimologia do verbo “aprender” (tomar para si) revela claramente a natureza subjetiva da atividade de aprendizagem.

    O profissional de psicopedagogia

    O profissional psicoeducacional oferece suporte educacional para crianças e adolescentes que duvidam de suas habilidades e não acreditam mais em si mesmos. Ou seja,  que não conseguem mais se organizar, que têm dificuldade de concentração e de lembrar das aulas. Esses distúrbios que podem causar perda de motivação, estresse, medo do fracasso, rejeição, sentimento de culpa …

    Durante o acompanhamento, deixa-se de lado os conteúdos escolares (disciplinas, programas) para enfocar, assim, os meios de aprendizagem (a cabeça, a mente, as estratégias), o psiquismo e a motivação (emoções, sentimentos, imagem de si), além da condição física (bem-estar corporal, equilíbrio, estilo de vida).

    Uma vez que uma situação educacional constitui-se do encontro de dois ou mais grupos humanos, dentro de um espaço, institucional ou privado, com a finalidade de criar uma interação entre os outros, é possível analisarmos o conjunto de fatores psicológicos em relação a três eixos principais:

    *o dos parceiros da situação;
    *a das relações entre esses parceiros e, principalmente, a da comunicação analisada a partir de uma perspectiva psicoeducacional;
    *a da ação exercida pelo grupo dos chamados “educadores” sobre a dos “educandos”.

    Considerações finais

    O uso regular de ferramentas psicopedagógicas traz benefícios reconhecidos por estudos científicos. Em particular, os efeitos da prática da psicopedagogia  aliviam os estados de ansiedade e melhora a autoestima. Como consequência, inúmeros artigos publicados em revistas científicas trazem estudos desses efeitos.

    Naturalmente, outro efeito positivo é o melhor desempenho escolar do educando. Assim, seu comportamento se transforma positivamente e seus anseios são orientados em suas particularidades pelos psicopedagogos.

    Sendo assim, conheça nosso curso de Psicanálise! Desta forma, você terá um espaço único para compreender as diversas áreas que a psicanálise oferece. O conteúdo ideal para quem quer agregar ao estudo da psicopedagogia à distância!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *