o que é psicoterapia

O que é Psicoterapia e como ela acontece?

Posted on Posted in Teoria da Psicologia

Você sabe o que é psicoterapia? Se, a meu ver posso definir a Psicoterapia, ouso dizer de forma superficial, que ela é um estado (momento) de forma voluntária, de estarmos desnudos diante de nosso Inconsciente e id, com a finalidade de autoconhecimento e cura.

Mas é preciso aprofundarmos no tema, para compreendermos melhor a importância e desafios desse processo. Sendo assim, vamos nos permitir conhecer a Psicoterapia: o que é e como ela se dá.

Entendendo o que é psicoterapia

A psicoterapia é “um método de tratamento psicológico das doenças psíquicas que utiliza como meio terapêutico a relação entre médico e paciente, sob a forma de uma relação de transferência.” (Roudinesco – PLON).

Se faz necessário adicionar que qualquer outra dinâmica (como o hipnotismo, psicanálise, etc) está dentro desse contexto.

Ela é um espaço favorável, um recurso de se compreender e de mudar padrões de comportamento e ocupa hoje um lugar fundamental na área de saúde.

Prazos: duração de uma psicoterapia

Quanto a isso, tem uma dependência direta com objetivos e disponibilidade do paciente, em se permitir divagar e exteriorizar. É possível atingir tais objetivos em períodos de 3 a 12 meses, mesmo havendo casos, onde o trabalho terapêutico pode levar a pouco menos de 3 anos.

Em um primeiro olhar, ele pode parecer oneroso em termos de prazo e dinheiro, mas o seu valor é impossível mensurar.

Valor é uma coisa que cada um dá e reconhece, de forma bastante pessoal, e com o passar do tempo este valor se mostra cada vez mais amplo e benéfico.

O que é psicoterapia: As aplicações para o sujeito

Por se tratar da possibilidade de transformações profundas da personalidade, ele se aplica para tratamento de vários transtornos psicológicos, resolução de conflitos pessoais, interpessoais, profissionais, etc.

Adicionalmente, o desenvolvimento da capacidade de auto-gerenciamento, autoconhecimento, fortalecimento psicológico e amadurecimento pessoal.

Cada pessoa tem histórias e vivências distintas, desta forma nossa mente pode atuar de formas diferentes em nosso corpo, como consequência de desequilíbrios existenciais, por isso a psicoterapia oferece recursos fundamentais para a compreensão e possíveis curas.

Abordagens e tipos de psicoterapia

Existem várias escolas teóricas na Psicologia (como a psicanálise, dentre outras), mas mesmo havendo a variedade de escolas, elas apresentam 4 teorias, com elementos básicos, a saber:

a) Teoria sobre o que é a mente humana;

b) Teoria do desenvolvimento psicológico,

c) Teoria psicopatológica e;

d) Teoria do processo terapêutico.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Existem alguns tipos de psicoterapia, com a intenção de focar nos estágios e situação dos pacientes, por especificidade inclusive.

    Algumas delas são:

    a) Psicoterapia individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos;

    b) Psicoterapia de Grupo;

    c) Psicoterapia de Casal;

    d) Psicoterapia de Família

    e) Psicoterapia Institucional, etc.

    O vínculo terapêutico

    O que é psicoterapia e o processo terapêutico

    A base de uma boa terapia é a relação terapêutica. Todo o processo terapêutico, se desenvolve de forma sinérgica, quando existe um vínculo.

    Este vínculo de se faz presente, quando o paciente se sente à vontade para se abrir, com a certeza que o terapeuta está ali, sem julgamentos e disposto a apoiá-lo no processo, fazendo com que o nível de confiança se expanda mais e mais.

    Motivos de sucesso na psicoterapia

    A ciência tem corroborado fortemente sua eficácia. Os motivos são óbvios aos nossos olhos quando, mesmo sem estarmos em uma conversa com um profissional, se faz presente o conforto e alívio, ao dividirmos nossos problemas ou preocupações com um amigo próximo.

    Tiramos um peso, ao dividir a “carga” que nos faz andar mais lentamente. Relacionando alguns motivos, com a psicoterapia temos:

    a) Dividir o problema, ajuda a multiplicar as possibilidades e o bem estar, que acarreta a sensação de alívio, quando compartilhamos;

    b) Ter ajuda, apoia mais fortemente em superar algo que, inicialmente, carregávamos sozinhos;

    c) Refletir sobre nossa vida, em um momento escolhido para aquilo, traz foco e a certeza que teremos orientações e sentido, alem de um outro olhar, nos fazendo enxergar novas perspectivas e novas compreensões;

    d) Ter um profissional preparado, que conheça e veja a importância de utilizar métodos que realmente sejam adequados ao “nosso jeito”, e que nos estimule a florescer novos olhares, diante de nossas questões, estabelecendo um vínculo, pois é tal vínculo que nos mantém na jornada, com nosso par terapêutico.

    Transferência somática e sua dinâmica em terapia

    Toda terapia tem o intuito de compartilhar sentimentos e emoções, através da palavra. Ter intimidade para compartilhar, tem tudo a ver com confiança.

    Por vezes que se inicia ao confiar ainda no “escuro” em dividir informações – na anamnese (histórico que vai desde os sintomas iniciais até o momento da observação clínica), e na entrevista inicial, já mostra a disponibilidade do desejo de se confiar no terapeuta.

    Quantas vezes recebemos indicações de algum profissional, e vamos a ele por repasse de confiança, por assim dizer. Eu confio em quem indicou, e por conseguinte vou até o profissional com a vontade de vivenciar a mesma coisa. Na terapia, é de suma importância a construção de um espaço de intimidade de se sentir protegido de alguma forma, onde podemos deixar sair tudo que tem em nosso íntimo.

    Conclusão

    Estar disposto a se desnudar diante do outro, é um ato de coragem, antes de qualquer coisa. É fundamental termos em mente o que nos motiva e de forma complementar se entregar ao outro, para encontrar a si próprio. O terapeuta tem um papel de apoio em nossas vidas tão poderoso, que estar com ele precisa de entrega.

    Isso tem a ver com querer transformar nossas próprias vidas, conseguir enxergar com o apoio, técnicas e estímulos, que ele tem competência e preparo para nos orientar e nos ajudar a enxergar o que é prioritário em nós. Por termos muitas histórias, a clareza de “por onde começar” é um grande desafio. Tem pessoas que acham que 50 minutos em uma sessão, é pouco tempo para contar toda a vida. Digo, desde já, que esse não é o intuito.

    Por isso, para algumas pessoas é tão difícil realmente compreender o processo terapêutico. Falar o que vem a mente, deitar-se em um divã e entender que o inconsciente ali reage com uma posição de relaxamento, é algo que às vezes causa desconforto até, mas essa não é sua real função no processo. Acredite: não é por acaso!

    Terapia é coragem

    Terapia é realmente coragem, amor por si, aprendizado, entrega e a realização de um desejo real de ser melhor para si e para todos o que nos rodeiam.

    Entregue-se e descubra o quanto isso pode ser gratificante, para sua vida.

    Vale à pena!

    Este artigo sobre o que é psicoterapia foi escrito por Poliana B. Falcão([email protected]), mulher feliz, assumindo o que sempre quis: conhecer e evoluir sempre, para ser o melhor possível para mim, e para o outro; estudante de Psicanálise (com muito amor e honra).

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *