É muito comum que as pessoas não saibam a diferença de algumas profissões, ainda mais as que são parecidas. Você sabe a diferença entre um Psicólogo, psiquiatra e psicanalista? Apesar dessas 3 profissões serem bem parecidas, cada uma possui sua particularidade. tornando-as uma diferente da outra. Por isso, é importante pesquisar e entender o que cada uma delas faz, pode e não pode fazer.
Pensando nisso, preparamos este texto para que você possa compreender de uma vez por todas o que faz um psicólogo, psiquiatra e psicanalista. Continue lendo para conferir!
Diferenças entre o Psicólogo, Psiquiatra e Psicanalista
Vamos a uma diferenciação bem direta e objetiva, para que você possa entender de uma vez por todas as principais diferenças entre essas 3 profissões exercidas pelo psicólogo, psiquiatra e psicanalista:
Psiquiatra
O Psiquiatra é um médico graduado com especialização em psiquiatria. Ou seja, para ser psiquiatra, é obrigatória a formação em Medicina. Compete a ele o trabalho de investigar patologias relativas à saúde mental, dentro do contexto da medicina. Além disso, cabe a ele a prescrição de medicamentos e o encaminhamento para psicoterapia e entre outros tratamentos.
Quem se forma em Psiquiatria faz uma formação que leva de 5 a 6 anos de faculdade de medicina, mais o tempo de residência e especialização na psiquiatria. Por isso, então, ele é o único apto a tratar de psicopatologias com o uso de remédios. Caso algum outro profissional te indique o uso de medicamentos, busque a ajuda do psiquiatra e se informe!
Portanto, psiquiatra é um médico especializado em psiquiatria, a área da medicina que se concentra no tratamento de transtornos mentais e emocionais. Psiquiatra pode prescrever medicamentos para tratar problemas de saúde mental, além de também poder oferecer terapia.
Psicólogo
O psicólogo é um profissional graduado em psicologia que utiliza as três principais linhas de abordagens teóricas. Assim, são elas: as teorias humanistas, as teorias comportamentais e as teorias psicanalíticas (nesta se encontra a Psicanálise de Freud). Portanto, compete a este profissional, somente, fazer psicoterapia, laudos técnicos, aplicação de testes, avaliações psicológicas, entre outros. Então, o psicólogo não é apto a ofertar o uso de medicamentos ao paciente, mas pode tratá-lo de seus problemas psíquicos através da psicoterapia.
Ademais, aquele que se forma em psicologia pode atuar em outras áreas, como na social, hospitalar, organizacional, esportiva, entre outras. O tempo de formação para esta área é de 5 a 6 anos em uma faculdade de psicologia. No Brasil, não há faculdade de psicologia somente a distância. As graduações em psicologia são presenciais ou semi-presenciais.
Então, o psicólogo é o profissional que tem formação em faculdade de psicologia e atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas emocionais e comportamentais. Cada psicólogo pode escolher a técnica principal de terapia, como psicanálise, terapia cognitivo-comportamentaal etc. Psicólogos não podem receitar medicamentos.
Psicanalista
O Psicanalista é o profissional com formação em curso livre (em geral após uma graduação em qualquer área do conhecimento), que adota a psicanálise como método de abordagem em sua prática clínica.
O trabalho de terapia psicanalítica pode ser aplicada em consultórios. O profissional pode desenvolver sua técnica em diferentes contextos. Por exemplo, em terapia de grupo, em instituições, entre outros. Além disso, o psicanalista não trata as doenças da mente, mas auxilia seu paciente a entendê-las.
Assim como a psicologia, o psicanalista não pode receitar medicamentos. A atuação do psicanalista é ajudar as pessoas a lidar com questões como ansiedade, depressão e estresse. Para isso, a psicanálise parte do diálogo terapêutico (entre analista e paciente), método denominado de livre associação, para compreender as questões idenditárias e inconscientes essenciais que possam estar gerando os sintomas.
O psicólogo e o psiquiatra podem ser também psicanalistas, se escolherem a psicanálise como campo de atuação principal e se fizer uma formação em psicanálise para compreender e praticar o tripé psicanalítico (estudo, supervisão e análise).
O tempo de formação do psicanalista é, em média, 18 meses, em nosso Curso On-line de Formação em Psicanálise Clínica, que instrui o formado no exercício da clinica.
A Profissão de Psicanalista é Reconhecida?
Sim! Os Psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Brasil.
Além disso, o Psicanalista é um profissional analítico, que pratica a Psicanálise em consultórios e clínicas, empregando a metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão. Quais sejam, as técnicas e meios eficazes da Psicanálise no acolhimento de sofrimentos psiquicos.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Esta Certificação habilita plenamente o formado à prática profissional?
Sim, é a partir de onde tudo começa. O profissional que obtiver nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, terá iniciado o processo para se tornar psicanalista. Nossa Formação em Psicanálise contempla este quesito e está amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.
Os grandes autores da Psicanálise, como Freud e Lacan, defendiam que “ser Psicanalista” é uma autorização do profissional, isto é, cada profissional deve ter a responsabilidade de se portar como um após ter uma base de formação.
Assim, a formação no curso definirá o instante em que se estará apto a ser Psicanalista e atuar com clínica. Nosso Curso de Formação traz os conceitos fundamentais e as recomendações de um plano de desenvolvimento para você se autorizar Psicanalista.
Conclusão: sobre a diferença entre psicanalista, psiquiatra e psicólogo.
Psicólogo, psiquiatra e psicanalista são profissionais que estudam sobre questões relacionadas a comportamentos e sofrimentos emocionais e psíquicos. Com isso, podendo descobrir maneiras de auxiliar e acolher um indivíduo que se encontra neste sofrimento.
Porém, é importante que cada um deles tenha plena ciência de suas responsabilidades dentro da área. Para que, assim, não se descumpram leis de ordem ética que regulariza cada profissional. No caso do Médico-Psiquiatra, o CRM (Conselho Regional de Medicina). No caso do Psicólogo, o CRP (Conselho Regional de Psicologia). E no caso do Psicanalista, por meio de sindicatos e filiações à institutos e associações que oferecem formação e acompanhamento.
O ideal para quem busca ajuda terapêutica é passar primeiramente por uma ajuda psicológica, com auxílio de um psicanalista e em caso de transtornos, consultar também um psiquiatra. Para que, assim, possa haver um tratamento correto de acordo com a real necessidade do paciente!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para que todos saibam a diferença entre esses três profissionais tão importantes!
5 thoughts on “Diferença entre psicólogo, psiquiatra e psicanalista?”
Eu estou, por afinização, deveras, me identificando muito com as orientações que essa clinica de formação em psicanalise se dispõe oferecer aos que pretendam se qualificar como psicanalista. O retorno é sempre muito elucidativo, didática e pedagogicamente. Estou me organizando no sentido de iniciar minha matricula em junho vindouro. Desde de já sou imensamente grato a equipe que trata da relação com futuros pretendentes a iniciação do curso em questão. Atenciosamente, Reinaldo Medeiros.
Obrigado por sua mensagem, Reinaldo. Você será bem-vindo a estudar conosco no nosso Curso de Formação em Psicanálise.
Uma boa explanação! Será de grande ajuda para os futuros psicanalistas.
Estou fazendo o Curso de Psicanalise Clinica e como devemos está em análise gostaria de saber se o profissional que nos acompanha tem que seguir uma determinada linha? Se sim qual?
Oi, Cenize, tudo bem? Entendemos que, para um psicanalista em formação ou que já esteja atuando, é importante seguir sendo analisado por outro psicanalista, para lidar com suas próprias questões. É importante que se faça com um(a) psicanalista (e não outro método de psicoterapia), mas a linha da psicanálise (freudiana, lacaniana, kleiniana etc.) pode ser qualquer uma.