Lista com qualidades e defeitos: 20 principais

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Você já deve ter feito uma lista com suas qualidades e defeitos em algum momento da sua vida, não é? Você ainda tem essa lista? Você a revisa às vezes? Saber conhecer, potencializar, e reanalisar uma lista de qualidades e defeitos é muito importante. Afinal, isso faz parte do nosso autoconhecimento. Ademais, fazermos esse exercício é um ótimo caminho para crescermos, evoluirmos.

Definitivamente, conhecer nossas qualidades nos ajuda a potencializar o melhor que nos temos. Do mesmo modo, conhecer nossos defeitos nos ajuda a melhorar o que não é tão legal. No entanto, o que são qualidades e defeitos? E quais são as qualidades e defeitos mais importantes para o ser humano?

Neste artigo, nós traremos a definição de qualidades e defeitos e uma lista com os 10 principais de cada.

O que é qualidade

Vamos começar definindo o que é qualidade.

Qualidade segundo o dicionário

Segundo o dicionário, qualidade é um substantivo feminino que tem origem na palavra latina qualitate. Dentre suas definições encontramos:

  • natureza ou condição de status de algo;
  • característica particular de um objeto ou de um indivíduo;
  • traço distintivo, ou seja, algo que diferencia dos demais;
  • uma classe ou modelo;
  • atributo que designa uma característica boa de algo ou de alguém;
  • Para a linguística, é uma característica vocálica;
  • Para a filosofia, é o modo de ser de um indivíduo, a sua essência.

Dentre os sinônimos de qualidade podemos destacar: família, vocação, orientação, aptidão, inclinação, propensão, estirpe. Os antônimos são: fraco, problema, defeito.

Conceito de qualidade

Agora, em relação ao conceito de qualidade podemos dizer que ela é o modo de ser de alguém. Além disso, ela é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos e indivíduos. Essa qualificação está relacionada a percepção que temos dos outros, das coisas.

Ela engloba fatores como a cultura que estamos inseridos, a expectativa pelos serviços e produtos. Em relação a esse últimos, a qualidade também pode ser medida em relação ao que se é prometido por eles. Além do valor, relação custo/benefício e produtos do mesmo tipo no mercado.

Ainda sobre produtos e serviços, há serviços que medem controle de qualidade, garantia, gestão. E existem indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001, ISO 14000 e outras. Esses indicadores nos ajudam a saber se um produto apresenta qualidade que necessitamos ou não. Por exemplo, precisamos estar atentos a qualidade e brinquedos infantis. Esses índices nos ajudaram nessa tarefa.

Qualidade também pode ser relacionada a qualidade de vida, qualidade da água, do ar, dos serviços de um país. Tudo isso ajuda a determinar se um país é melhor para se viver ou não, além dos problemas que pode encontrar.

É importante ter consciência de que o termo qualidade tem diversas utilizações. Essa diversidade pode trazer ao significado de qualidade uma noção muito subjetiva. Ou seja, nem sempre a definição de qualidade vai ser clara e objetiva. Algo para você pode ter uma qualidade incrível e para outra pessoa não, por exemplo.

O que é defeito

Agora vamos falar sobre defeito.

Defeito segundo o dicionário

Se procurarmos a palavra defeito no dicionário veremos que ele é um substantivo masculino. A origem da palavra vem do latim defectus.us. Dentre suas definições vemos:

  • imperfeição, deformidade que pode ser física ou moral;
  • mau funcionamento de algo;
  • ausência de perfeição;
  • hábitos que causam danos, como, por exemplo, um vício.

Já em relação ao sinônimos de defeito, podemos destacar: avaria, enguiço, vício, mania.

Conceito de defeito

Em relação ao conceito de defeito, vemos que ele é qualquer desvio de um requisito. Ou seja, qualquer característica de um item em relação que não alcance nossa expectativa é um defeito. Sendo que isso pode afetar ou não a capacidade do item em desempenhar uma função requerida.

Assim como na qualidade, definir se algo é um defeito ou não, envolve fatores que extrapolam a objetividade. Afinal, nossos julgamentos estão atrelados a nossa cultura, valores e pensamentos. Por isso é preciso cuidado quando consideramos um julgamento como verdade absoluta.

Lista das principais qualidades

Agora que já vimos a definição desses dois conceitos, vamos pensar quais qualidade são mais importantes. Essa lista tem como base as qualidades necessárias para sermos melhores em várias áreas das nossas vidas.

1. Autoconfiança

A autoconfiança está intrinsicamente ligada ao equilíbrio. Através dela nós conseguiremos ter mais racionalidade nas decisões e cautela nas ações.

Além disso, estaremos mais preparados para lidar da melhor forma com as adversidades da vida. Afinal, quando nos sentimos confiantes, nós acreditamos em nosso potencial. Assim, nós não nos deixaremos destruir por opiniões de pessoas que só querem nos deixar para baixo. Nossa segurança em continuarmos caminhando será maior.

Leia Também:  Atos e suas Consequências de acordo com a Psicanálise

2. Bondade

Através da bondade nós poderemos nos afastar do apego e da ganância. Afinal, olharemos mais para o outro e para as necessidades e, assim, seremos bons com as pessoas que nos rodeiam.

3. Generosidade

Como dissemos, a bondade é uma qualidade essencial. Compartilhar ela com os outros é ser generoso. É a generosidade que nos faz fazer o bem sem esperar nada em troca.

4. Desapego

Através do desapego nós deixamos de dar importância exagerada nas coisas materiais e aos sentimentos ruins. Desse modo, nós estaremos mais abertos a ajudar os outros e não ficarmos presos a crenças e coisas. Afinal, o desapego tem a ver com liberdade e bondade.

5. Garra

Essa qualidade tem a ver com a força que temos de conquistar objetivos mesmo diante de situações adversas. É encarar a dificuldade e não desistir.

6. Coragem

Essa é uma qualidade essencial para conseguirmos nos desenvolver. Só com coragem enfrentaremos as dificuldades, nossos medos, defeitos e nossos monstros. Além disso, na nossa vida, é necessário ter coragem para dizer sim e não. A coragem nos destacará dos outros e pode inspirar quem nos rodeia.

7. Empatia

A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Essa qualidade nos ajuda a termos um maior senso de justiça e compaixão.

8. Disciplina

Ser disciplinado significa ser organizado, metódico e buscar a perfeição. Não é algo mágico com o que você acorda. Contudo, podemos alcançar. Para isso nós precisamos ter paciência e garra diante dos momentos difíceis. Além disso, é preciso foco na meta final.

9. Honestidade

Essa qualidade está relacionada a dignidade, verdade e honradez. É conseguir obedecer às regras morais e nos ajuda a compreender a humanidade.

10. Humildade

Ser humilde é reconhecer nossas fraquezas e limitações. Não é se colocar em uma posição de inferioridade, mas entender que não somos perfeitos e não precisamos ser. Através dessa qualidade, nós podemos reconhecer o que precisa ser melhorado e no que precisamos de ajuda.

Lista dos principais defeitos

Todos nós temos qualidades e defeitos. Não há ninguém que tenha só um ou outro. Conhecer nossos pontos fracos é importante para melhorarmos.

1. Timidez em excesso

O excesso de timidez pode nos bloquear em situações sociais. Esse bloqueio pode nos fazer perder oportunidades de emprego e de convivência. Afinal, a pessoa muito tímida, às vezes, não consegue nem pedir ajuda para um estranho. Então, se você é muito tímido, é preciso trabalhar isso.

2. Obsessão

A obsessão descontrolada pode afetar nosso sono, nossa saúde e nossos relacionamentos. Afinal, nós ficamos tão focados em algo que nossa vida começa a girar em volta disso.

Apesar de que a obsessão é uma motivação para alcançarmos nossos objetivos, ela em excesso faz muito mal.

3. Vícios

O vício nos afasta da racionalidade e pode destruir não só a nossa vida, mas também a vida daqueles que nos amam.

4. Pessimismo

Não podemos deixar que pensamentos negativos nos impeçam de seguir em frente. Contudo, não podemos assumir um positivismo irracional. Coisas boas podem acontecer, mas isso tem muito a ver com nossas ações e posicionamentos.

5. Teimosia

Ás vezes nós precisamos ter teimosia para alcançar algumas coisas. Contudo, é preciso ter discernimento para saber quando é hora de mudar a rota. Não se trata de declarar derrota, mas de aprender com aquilo que não deu certo e traçar novas metas.

6. Egoísmo

É preciso ter equilíbrio no que diz respeito a nossos sentimentos e aos sentimentos dos outros. Não podemos nos anular para que o outro seja feliz, mas também não podemos pisar em ninguém.

7. Lentidão

Não podemos tentar fazer tudo de forma acelerada e descuidada, mas a lentidão em demasia pode nos deixar para trás. No entanto, dependendo do caso, poderemos nos recuperar.

8. Desorganização

A desorganização pode estar relacionada a pessoas improdutivas e relaxadas. É preciso ter cuidado para não se deixar ser levado pela vida e não fazer nada dela.

9. Procrastinação

Deixar as coisas para depois pode nos prejudicar de modo que não chegamos onde esperamos. Além disso, quando procrastinamos demais, perdemos prazos e fazemos coisas de maneira desleixada. Lembre-se: nossos objetivos e sonhos não podem ser deixados para amanhã.

10. Perfeccionismo em excesso

Esse defeito pode ser relacionado a teimosia. Isso porque ele nos faz focar tanto em algo que não conseguimos discernir qual o momento de mudar. É preciso buscar fazer as coisas da melhor forma. Porém, a perfeição é uma utopia.

Leia Também:  Carta de apresentação: dicas para falar de si

Comentários finais: lista de qualidades e defeitos

Como dissemos, todos nós temos qualidades e defeitos. É preciso ter equilíbrio e autoconhecimento para sempre evoluirmos. Esperamos que esse artigo te ajude, e se você tem mais interesse nesse assunto, conheça nosso curso de Psicanálise Clínica online. Nesse curso você vai ver conteúdos voltados não só para esse tema, mas muito mais temas interessantes associados à psicanálise. Confira!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *