15 indicações de filmes sobre amadurecimento

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Toda vez que olhamos para o nosso passado, pouco nos identificamos com aquela imagem. É como se aquela antiga vida pertencesse à outra pessoa com uma aparência e história diferente da nossa. Assim, para te inspirar a pensar sobre o processo, confira uma lista de 15 filmes sobre amadurecimento e acompanhe o crescimento dos personagens.

Conta comigo

Tornando-se um apelo da geração mais nova da década de 80, Conta comigo acompanha o crescimento de quatro jovens. Os amigos saem em uma jornada à procura do corpo de um jovem já falecido buscando algumas respostas. Nessa empreitada, os amigos encontram desafios que fazem valer a sua força e os moldam ao crescimento.

A trama mostra de forma sensível seus medos do futuro e a necessidade de reconhecimento. Em uma época mais simplista, teríamos mais facilidade em nos identificar com os personagens. Contudo, mesmo a tecnologia não impede um contato reflexivo.

Quase 18

Estrelado pela talentosa Hailee Steinfeld, Quase 18 mostra as dinâmicas incoerentes, ainda que concisas de uma adolescente entrando na independência. O filme carrega o ar das séries com a temática ambientada nos anos 80. Mesmo assim, convence pela sua incrível capacidade de cativar o leitor na obra.

Ao fim dele, podemos observar alguns pontos:

  • Inquietude jovial;
  • Imaturidade;
  • Realidade seca da internet.

Boyhood: da infância à adolescência

Filmado ao longo de 12 anos, o longa de 2 horas e 40 minutos usa o próprio tempo a favor dele. O passado, presente e futuro são mostrados de forma natural, sem causar estranheza no telespectador. Muito pelo o contrário, a montagem dele encanta e nos envolve enquanto acompanhamos o crescimento do ator Ellar Coltrane.

Francis Ha

Consegue imagine uma pessoa que não lida bem com a independência da vida adulta? Um dos filmes sobre amadurecimento da lista trata justamente disso. A personagem, mesmo sendo uma mulher adulta, decide levar sua vida como uma típica adolescente. Assim, é dessa forma que ela alivia o incômodo da fase adulta.

Jovens, loucos e rebeldes

Ambientado nos anos 70, o longa aborda os dilemas de uma geração que está abandonando a infância. A fase adulta chegará em breve e eles precisam lidar com uma ansiedade crescente em um contexto sociopolítico único. A narrativa se mostra bastante fluida e sustenta bem os diálogos inteligentes e bem encaixados. Assim, certamente, garante um retrato do primeiro contato com a vida adulta.

Amor bandido

O filme lida de maneira primorosa com a pureza dos sentimentos e inocência infantil. O diretor explora cada as dúvidas, ilusões e certezas dos relacionamentos presentes no filme, independente de serem amorosos ou não. Ademais, isso acontece também por meio da visão inocente de dois amigos inseparáveis que alcançam as lições da vida.

Quase famosos

Após contar algumas mentiras, um jovem aspira ao seu sonho de ser jornalista enquanto acompanha uma banda de rock. Em meio à louca do mundo da música, somos tocados de forma sensível. Isso porque conseguimos perceber a maturação do garoto em meio a um ambiente bastante imaturo.

Clube dos cinco

Um dos filmes sobre amadurecimento favoritos de quem viveu os anos 80. A dramédia profunda e atenciosa mostra que nem tudo é o que aparenta por trás de corpos atléticos e rostos indiferentes. Quando colocados na detenção, aos poucos, cinco jovens diferentes descobrem que não são tão diferentes assim. Em suma, a transição da adolescência à vida adulta nunca é fácil.

O verão da minha vida

Lembrando os filmes da Sessão da tarde à primeira vista, o longa trabalha a maturação de indivíduos na juventude. Por meio da comédia e do drama, os adolescentes são mostrados em meio às transformações inconformadas que passam. Mesmo em uma tenra idade, já precisam lidar com as consequências de uma relação prematura.

Os donos da rua

Infelizmente, há poucos filmes sobre amadurecimento que retratem o afro-descendente. No entanto, nesta trama, um trio de amigos precisam lidar com a injustiça social e desigualdade. A partir dele, conseguimos ter uma reflexão maior sobre:

  • A falta de oportunidades óbvias;
  • A violência contínua da cidade;
  • Educação defasada.

As vantagens de ser invisível

Um jovem retraído e á beira de ter um colapso tem sua vida mudada quando conhece dois novos amigos. Enquanto um representa o seu oposto, a outra significa o que lhe falta. Eles permitem que esse jovem saia da zona de conforto e experimente novas possibilidades em sua vida. Dentre isso, uma confusa paixão imediata.

Eu, você e a garota que vai morrer

Misturando uma doçura e acidez perfeitamente encaixadas, o longa mostra uma amizade que se molda ao amadurecimento. Nesse caminho, os personagens são expostos a conversas espinhosas que são levadas naturalmente pela dinâmica do elenco. É um retrato apaixonante e leve sobre cada dor jovial que experimentamos.

Leia Também:  Sonhar com vaca: 7 interpretações possíveis

Livre

Após perder o rumo de sua vida, uma mulher decide recomeçar iniciando uma jornada itinerante no mundo. Entre altos e baixos, a mulher carrega uma profundidade complexa que a obriga a mudar internamente. Com isso, o caminho de redescoberta também se torna de amadurecimento. Um dos melhores filmes de amadurecimento.

Desligando Charleen

De uma forma leve, o filme trabalha assuntos de observar como o suicídio. De forma inteligente, a protagonista não passa a julgada por seus atos. Em vez disso, mostra como ela precisa lidar com as consequências dos seus atos. Os personagens são mostrados de forma humanizada quando têm de lidar com seus erros e desvios.

Sociedade dos poetas mortos

Um professor pouco ortodoxo decide burlar as regras de um colégio para garotos que os reprimia da pior forma. Mesmo causando um rebuliço gigantesco, o filme é bastante inteligente e simples.

A lista de filmes sobre amadurecimento acima carrega diversos pontos interessantes na composição. Dentre comédias, dramas e um misto dos dois, acompanhamos o turbilhão na vida dos personagens. Eles se desfazem para se reconstituir novamente, sob outro olhar e vida.



Considerações finais: Filmes sobre amadurecimento

Mesmo em uma época de certezas, vale a pena dedicar um tempo para destrinchar a lista acima. Mesmo nos mais singelos, encontraremos surpresas que nos remeterão ao passado e refletirá no futuro. Além disso, nunca é tarde para apreciar um bom filme.

Para refletir ainda mais, se inscreva em nosso curso de Psicanálise Clínica EAD. Por meio da ferramenta, poderá fazer uma autoavaliação em qualquer momento de mudança em sua vida. Mesmo que sua essência mude, você está a par de identificá-la.

As aulas são feitas de forma online, dando mais comodidade na hora de aprender. Você estuda sempre que achar melhor, absorvendo o material no seu próprio tempo. Ademais, professores se aproximam dos alunos por meio de acompanhamento contínuo. Isso é para garantir que cada um exponha e explore o próprio potencial.

Entre já em contato conosco e reserve a sua vaga em nosso curso de Psicanálise! Mais do que assistindo aos filmes sobre amadurecimento, aprenderá sobre o processo na prática. Trata-se de algo que ajuda tanto a nível pessoa quanto profissional, seja lá qual for a sua área de trabalho. Assim sendo, não deixe de conferir!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − treze =