7 técnicas de relaxamento para dormir

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Se você chegou até aqui, é porque está em busca de técnicas de relaxamento para dormir. Venhamos e convenhamos: nós sabemos o quanto dormir é maravilhoso, além de imaginar o quanto pode ser desesperador deitar para descansar e não conseguir. Por essa razão, nós queremos te ajudar a alcançar essa vitória que é dormir.

Há casos em que a dificuldade para dormir pode ser o sintoma de uma doença mais grave. Em casos como esse, é importante procurar a ajuda de um profissional, além de aprender as técnicas de relaxamento para dormir. Contudo, se tratando de casos mais simples, você pode aplicar apenas as técnicas. Ademais, falaremos sobre os benefícios de dormir bem.

Antes de falar em relaxamento para dormir, confira alguns benefícios de uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono está estritamente ligada a nossa saúde. Quanto melhor nosso sono, melhor é nossa qualidade de vida. Cada corpo tem uma necessidade de horas de sono, mas elas variam de 6 a 8 horas ininterruptas. Ou seja, isso significa que não é bom para a saúde acordar frequentemente durante a noite. Dessa forma, conhecer técnicas de relaxamento para dormir pode ajudar você a ter uma noite mais completa.

Dentre os benefícios de uma boa noite de sono, podemos destacar:

Melhora a memória

Durante à noite, nosso cérebro elimina o que não é importante e armazena o que nos é importante. Assim, uma boa noite de sono ajuda o nosso cérebro fazer esse processo de maneira mais eficiente. Isso só acontece quando nosso cérebro precisa passar por todas as fases do sono, o que só é possível com qualidade e tempo.

Note que dissemos qualidade e tempo. Não adianta apenas dormir por horas, precisa ter qualidade também. Além disso, o excesso também pode trazes problemas.

Ajuda na prevenção de doenças do coração

Más noites de sono aumentam nossos hormônios, como é o caso do cortisol. Esse hormônio, por sua vez, é responsável pelo estresse no organismo. Seu aumento faz com que nossos corações precisem bombear mais o sangue e isso nos deixa mais estressados e agitados.

Assim, essa situação aumenta o risco de pressão alta e ataque cardíaco. Consequentemente, uma boa noite de sono impede que tudo isso aconteça e ajuda a prevenir doenças do coração.

Melhora o humor

Uma boa noite de sono ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, o que ajuda a nos sentirmos mais bem humorados, pois estamos recuperados do dia anterior. Afinal, quem já teve ou tem insônia, sabe que uma noite mal dormida resulta em um péssimo humor. Assim, mesmo em situações em que não dormimos nada , o outro dia é péssimo. Coitado de quem nos encontra nesses dias, não é mesmo?

Ajuda no combate a obesidade

Uma má noite de sono interfere ainda em nosso metabolismo. Isso acontece porque, ao invés de regulá-lo e ajudar na queima de calorias, deixa o corpo mais lento. Essa lentidão desacelera o metabolismo e aumenta o peso. Ademais, em noites mal dormidas a nossa energia não se recupera, o que provoca exaustão desde a cama.

Essa exaustão, por sua vez, não nos permite ter disposição para o exercício físico. Isso é ainda mais acentuado em quem já não gosta de fazer exercício.

Diminui as chances de desenvolvimento de depressão

O nível do cortisol no seu corpo, que aumenta com a má noite de sono, também pode aumentar a ansiedade. Além disso, pode contribuir para o desenvolvimento da depressão. Assim, uma boa noite de sono ajuda a regeneração celular e equilibro dos hormônios. Esse equilíbrio do nosso organismo auxilia o equilíbrio da nossa mente e corpo também.

Ajuda a equilibrar todo o nosso organismo

Nosso corpo não para de funcionar enquanto estamos dormindo. Nosso rim, fígado, sistema linfático e nossa pele, realizam tarefas importantes durante nosso sono. Dessa forma, uma noite de sono ruim interfere nessas funções e, consequentemente, atrapalha nosso corpo.

As técnicas de relaxamento para dormir

Agora que vimos os benefícios de uma noite de sono, vamos listar algumas técnicas de relaxamento para dormir. Contudo, antes disso, queremos dar algumas dicas que te ajudarão a dormir melhor:

  • faça jantares leves;
  • desligue seus aparelhos eletrônicos, pois são muito estimulantes;
  • se puder, deixe seu quarto em uma temperatura entre 15 e 22º.

Agora vamos as técnicas:

1. Respiração lenta, profunda e consciente

Respirar bem e corretamente, traz benefícios incríveis para nossos corpos. A respiração diafragmática ajuda a melhorar nossa respiração. Essa respiração levará uma grande quantidade de ar para a área inferior do pulmão. Com isso, a absorção de oxigênio melhora e os nossos pulmões são beneficiados. Isso resulta em um estado de relaxamento total do nosso corpo.

Leia Também:  Sociopata: 9 características do transtorno

Você começa o exercício inspirando em profundidade por 4 segundos direcionando o ar para o abdômen. Depois você prende a respiração por 7 segundos e expire profundamente de maneira sonora por 8 segundos.

Esse exercício deve ser integrado a todas as outras técnicas, afinal, a respiração é essencial durante o relaxamento.

2. Faça massagem

Faça pressão com seus dedos no couro cabeludo, desde a testa até a nuca. Faça a massagens entre 5 ou 10 minutos e depois já irá se sentir mais relaxado. Há também alguns aparelhos no mercado que auxiliam nessa massagem.

3. Técnica de Chi Kung

Essa técnica tem origem na medicina chinesa. Ela tem o propósito de manter a saúde através do equilíbrio da mente, exercício físico e respiração. Há, dentro da prática Chi Kung, vários exercícios de relaxamento para dormir. Uma delas é a que descreveremos abaixo:

Sente-se na cama com as pernas cruzadas, esvazie sua mente e concentre-se na sua respiração. Inspire e expire calmamente durante quatro vezes. Depois massageie a sola de seus pés com círculos no sentido horário por alguns minutos. Faça isso nos dois pés. Isso te ajudará a relaxar.

4. Coloque uma música calma

Nossa vivência na cidade nos faz acostumar com ruídos, mas eles não são bons para a saúde. Uma música calma, de preferencia instrumental, nos ajuda a descansar e provoca relaxamento em nossa mente.

Assim, antes de dormir coloque o som baixo e tente esvaziar a sua mente. Além das músicas instrumentais, há músicas clássicas e certos sons que lembram a natureza que ajudam nesse momento.

5. Mexa os pés e as mãos

Deitado em sua cama, comece a mexer os pés para cima, para baixo e para os lados fazendo movimentos circulares. Faça esses mesmos movimentos com as mãos e pulsos. Esses movimentos ajudaram a relaxar seu corpo, afinal, durante o dia nossos membros ficam cansados e tensos. Assim sendo, fazer o relaxamento dos mesmos ajuda.

6. Técnica com exercício baseado no treinamento autógeno

O treinamento autógeno foi desenvolvido pelo neurologista Johannes H. Schultz no século passado. Ela é eficaz no tratamento de ansiedade e transtorno psicossomático. Ela indica que, através da nossa concentração e atenção nas sensações físicas, alcançaremos um estado de relaxamento profundo.

Uma das formas de fazer esse exercício é deitar de forma confortável na cama. Feche os olhos e concentre-se na perna direita e repita mentalmente “minha perna direita está pesada, muito pesada e quente”. Repita isso cinco vezes ou até sentir realmente esse peso e esse calor.

Depois de sentir isso, mentalize “agora me sinto relaxado, agora estou completamente tranquilo”. Respire profundamente e levante a perna e sinta sua leveza e relaxamento. Faça isso com todas as partes do corpo.

Ao fim desse exercício todo o seu corpo estará relaxado. É um processo mais longo, mas muito eficaz.

7. Imagem guiada com música

Essa técnica ajuda tanto o relaxamento quanto para tratar as dores físicas. Isso é possível, pois ela se baseia na ideia de que a mente e o corpo estão conectados. Para conseguir executar essa técnica você pode seguir os seguintes passos:

Sente-se na cama de forma tranquila e relaxada. Coloque uma música relaxante. Lembra que lá em cima demos alguns exemplos de músicas que ajudam nesse momento? Escolha uma daquelas.

Depois disso, coloque uma imagem na sua mente. Mentalize uma cena de paz com estímulos suaves, relaxantes, felizes e envolvente. Pode ser uma floresta, uma ilha, um lago, ou outro lugar que seja pacifico para você. Direcione todos os seus sentidos para essa imagem, ou seja, sinta o cheiro do lugar, sinta o vento, ouça o som, sinta o sol, a noite.

Desa forma, se colocando nesse lugar e sentindo como ele o afeta, o relaxamento surgirá. Assim, você se desligará do estresse do dia e se colocará em um lugar ameno. Isso relaxará seu corpo e mente e resultará numa noite de sono de qualidade.

Conclusão

Esperamos que essas 7 técnicas de relaxamento para dormir tenham te ajudado. Lembrando que em casos mais graves é importante buscar ajuda profissional. Por falar em não conseguir dormir, lembre-se que a origem do problema pode estar no seu inconsciente, o que pode ser entendido com o auxílio da Psicanálise. Em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online discutimos problemas como esse. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *