Desenvolvimento Humano: Conceito na Psicanálise

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

O desenvolvimento humano faz parte de toda a sociedade. Até porque as pessoas nascem, crescem e vão adquirindo experiência, adaptação e mudanças durante toda a vida. A experiência compartilhada e as semelhanças culturais fazem que cada ser se torne único.

Durante todo o seu desenvolvimento o ser humano passa por diversos momentos. Sejam eles de frustrações e mudanças repentinas, o qual vai adquirindo autonomia para operar no mundo.

Muitas experiências, às vezes dolorosas, acarretam grandes frustrações. O que pode afetar o sujeito durante todo o seu desenvolvimento.

Por isso, Neste texto você irá entender o que é o Desenvolvimento humano e como a Psicanálise entende acerca deste assunto. Continue lendo para saber tudo!

O que é o Desenvolvimento Humano?

O conceito do desenvolvimento humano independente do crescimento econômico. Isso porque ele foi definido como um processo de aumento das escolhas dos indivíduos terem oportunidades e capacidades para tornarem pessoas a serem o que desejam.

A abordagem do desenvolvimento humano procura olhar para as oportunidades e capacidades das pessoas, não somente na renda que elas podem gerar. Isso porque a renda é importante. Mas como um dos meios de desenvolvimento e não como seu fim.

Sendo o direito e capacidade de viver com qualidade de vida e de acordo com seus objetivos, trazendo satisfação das pessoas com o modo como vivenciam a vida.

Processo de Desenvolvimento Humano

No processo de Desenvolvimento humano é fundamental que haja um ambiente com adaptabilidade ao meio externo. Para assim trazer segurança para as perdas e frustrações. Ampliar a liberdade das pessoas, dando o direito e a oportunidade onde todos possam escolher a vida que desejam ter.

Esse processo de desenvolvimento humano inclui dinâmicas sociais, políticas econômicas e ambientais, onde surgirá oportunidades a todos.

A melhoria do bem estar das pessoas é importante, Não somente o acúmulo de bens, mas sim a ampliação de possibilidades da liberdade de escolhas e ter decisões. Para que assim as pessoas possam viver da melhor maneira possível e que desejam.

O que Acontece quando se Alcança o Desenvolvimento Humano?

Quando a sociedade alcança o desenvolvimento humano satisfatório, a população consegue ser mais feliz e realizada. Até porque a qualidade de vida não depende somente do crescimento econômico, mas sim onde o desenvolvimento humano e a qualidade de vida seguem juntos.

Onde conjuntos de acessão sejam mudados em conquistas corretas para as pessoas, como: crianças mais assistidas; direito à educação de qualidade. Além da participação do cidadão na política; liberdade de expressão; oportunidades e direito de emprego e saúde a todos indivíduos.

A garantia de um ambiente saudável com a saúde de qualidade tanto física quanto mental e o domínio de informações básicas. Até porque o desenvolvimento humano ajuda as pessoas a buscar o melhor para o seu futuro.

A educação constrói confiança, confere dignidade, amplia os horizontes e as perspectivas de vida.

Estudos do Desenvolvimento Humano

Os estudos sobre desenvolvimento humano e as suas teorias, foram construídas através de observações e pesquisas dentro das faixas etárias e culturas diferentes. Foram várias as pesquisas e teorias importantes que beneficiam até hoje o conhecimento sobre o desenvolvimento humano.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Conforme BEE, Helen, as teorias da aprendizagem representam uma tradição teórica muito diferente daquela dos psicanalistas ou dos cognitivo-desenvolvimentalistas. Na qual a ênfase é muito mais na forma como o ambiente molda a criança do que em como a criança entende suas experiências.

Os teóricos da aprendizagem não afirmam que a genética ou as tendências inatas não são importantes, Mas eles consideram o comportamento humano enormemente plástico, moldado por processos de aprendizagem previsíveis.

Três das teorias da aprendizagem mais importantes são o modelo de condicionamento clássico de Pavlov, o modelo de condicionamento operante de Skinner e a teoria sociocognitiva de Bandura. (in A criança em desenvolvimento; tradução: Cristina Monteiro; revisão técnica: Antonio Carlos Amador Pereira. – 12. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2011; p. 35).

Teorias do Desenvolvimento Humano

Teoria de Piaget

Segundo Piaget a produção teórica do desenvolvimento humano tem aplicações práticas principalmente no campo da educação. O objetivo de seu trabalho foi compreender o desenvolvimento humano para entender o comportamento em diferentes fases da vida.

Refere-se ao desenvolvimento mental e crescimento orgânico. A vida afetiva e relações sociais estão presentes por toda uma vida, proporcionando a ação. O desenvolvimento psíquico que começa quando nascemos e termina na vida adulta, é comparável ao crescimento orgânico.

Teoria de Freud

Freud, pela teoria psicanalítica, afirma que os teóricos psicanalíticos também olham o desenvolvimento humano como um processo constituído de estágios. Dando então a tarefa em cada estágio dentro de forma particular.

No início do desenvolvimento humano a criança passa por esse estágio completando cada tarefa ou diminuindo a ansiedade da melhor maneira possível.

Teoria de Vygotsky

A Teoria de Vygotsky e a teoria cognitiva do desenvolvimento, propõem as atitudes das crianças no ambiente e indaga que mudanças relacionadas à idade no raciocínio agem e explicam mudanças em outras áreas. A sua principal preocupação era entender as origens do desenvolvimento da criança.

Teoria de Ericson

Conforme a Teoria de Ericson, os estágios do desenvolvimento são chamados de estágios psicossociais. Isso porque eles são influenciados muito menos pelo amadurecimento e muito mais por demandas culturais comuns para crianças de uma determinada idade.

Tal como as exigências de que uma criança esteja treinada na toillet por volta dos dois anos e de que aprenda habilidades escolares nas idades de seis ou sete anos.

Relações entre as Teorias do Desenvolvimento Humano

Nas teorias tanto de Freud como de Ericson, o ponto crítico que uma criança experimento em satisfazer as demandas desses vários estágios dependerá muito fortemente das interações que ela tem com pessoas e objetos em seu mundo.

Esse elemento interativo na teoria de Freud e em todas as teorias psicanalíticas consequentes é absolutamente central. As teorias do desenvolvimento humano foram estudadas pelos pesquisadores em todos os seus aspectos: viso-motor, intelectual, afetivo-emocional e social.

Foram estudados o ser humano desde o nascimento até a vida adulta. Por isso, foram estudos de muita valia para a população. Até porque ajudou na facilidade do crescimento e do desenvolvimento tanto humano como na evolução do mundo.

Conclusão

O desenvolvimento humano é o processo de ampliação das liberdades das pessoas. Tudo isso com relação às suas capacidades e as oportunidades a seu dispor para que elas possam escolher a vida que desejam ter.

Em virtude dos fatos mencionados, o desenvolvimento humano acarreta grandes mudanças e qualidade de vida a todos que procuram buscar o crescimento. Além de um espaço de qualidade para sobreviver bem e feliz.

Este texto foi escrito pela aluna do nosso curso Nilza Antunes Maranho, exclusivamente para o Blog Psicanálise Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =