Desenvolvimento Humano: Conceito na Psicanálise

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

O desenvolvimento humano faz parte de toda a sociedade. Até porque as pessoas nascem, crescem e vão adquirindo experiência, adaptação e mudanças durante toda a vida. A experiência compartilhada e as semelhanças culturais fazem que cada ser se torne único.

Durante todo o seu desenvolvimento o ser humano passa por diversos momentos. Sejam eles de frustrações e mudanças repentinas, o qual vai adquirindo autonomia para operar no mundo.

Muitas experiências, às vezes dolorosas, acarretam grandes frustrações. O que pode afetar o sujeito durante todo o seu desenvolvimento.

Por isso, Neste texto você irá entender o que é o Desenvolvimento humano e como a Psicanálise entende acerca deste assunto. Continue lendo para saber tudo!

O que é o Desenvolvimento Humano?

O conceito do desenvolvimento humano independente do crescimento econômico. Isso porque ele foi definido como um processo de aumento das escolhas dos indivíduos terem oportunidades e capacidades para tornarem pessoas a serem o que desejam.

A abordagem do desenvolvimento humano procura olhar para as oportunidades e capacidades das pessoas, não somente na renda que elas podem gerar. Isso porque a renda é importante. Mas como um dos meios de desenvolvimento e não como seu fim.

Sendo o direito e capacidade de viver com qualidade de vida e de acordo com seus objetivos, trazendo satisfação das pessoas com o modo como vivenciam a vida.

Processo de Desenvolvimento Humano

No processo de Desenvolvimento humano é fundamental que haja um ambiente com adaptabilidade ao meio externo. Para assim trazer segurança para as perdas e frustrações. Ampliar a liberdade das pessoas, dando o direito e a oportunidade onde todos possam escolher a vida que desejam ter.

Esse processo de desenvolvimento humano inclui dinâmicas sociais, políticas econômicas e ambientais, onde surgirá oportunidades a todos.

A melhoria do bem estar das pessoas é importante, Não somente o acúmulo de bens, mas sim a ampliação de possibilidades da liberdade de escolhas e ter decisões. Para que assim as pessoas possam viver da melhor maneira possível e que desejam.

O que Acontece quando se Alcança o Desenvolvimento Humano?

Quando a sociedade alcança o desenvolvimento humano satisfatório, a população consegue ser mais feliz e realizada. Até porque a qualidade de vida não depende somente do crescimento econômico, mas sim onde o desenvolvimento humano e a qualidade de vida seguem juntos.

Onde conjuntos de acessão sejam mudados em conquistas corretas para as pessoas, como: crianças mais assistidas; direito à educação de qualidade. Além da participação do cidadão na política; liberdade de expressão; oportunidades e direito de emprego e saúde a todos indivíduos.

A garantia de um ambiente saudável com a saúde de qualidade tanto física quanto mental e o domínio de informações básicas. Até porque o desenvolvimento humano ajuda as pessoas a buscar o melhor para o seu futuro.

A educação constrói confiança, confere dignidade, amplia os horizontes e as perspectivas de vida.

Estudos do Desenvolvimento Humano

Os estudos sobre desenvolvimento humano e as suas teorias, foram construídas através de observações e pesquisas dentro das faixas etárias e culturas diferentes. Foram várias as pesquisas e teorias importantes que beneficiam até hoje o conhecimento sobre o desenvolvimento humano.

Conforme BEE, Helen, as teorias da aprendizagem representam uma tradição teórica muito diferente daquela dos psicanalistas ou dos cognitivo-desenvolvimentalistas. Na qual a ênfase é muito mais na forma como o ambiente molda a criança do que em como a criança entende suas experiências.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Os teóricos da aprendizagem não afirmam que a genética ou as tendências inatas não são importantes, Mas eles consideram o comportamento humano enormemente plástico, moldado por processos de aprendizagem previsíveis.

    Três das teorias da aprendizagem mais importantes são o modelo de condicionamento clássico de Pavlov, o modelo de condicionamento operante de Skinner e a teoria sociocognitiva de Bandura. (in A criança em desenvolvimento; tradução: Cristina Monteiro; revisão técnica: Antonio Carlos Amador Pereira. – 12. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2011; p. 35).

    Teorias do Desenvolvimento Humano

    Teoria de Piaget

    Segundo Piaget a produção teórica do desenvolvimento humano tem aplicações práticas principalmente no campo da educação. O objetivo de seu trabalho foi compreender o desenvolvimento humano para entender o comportamento em diferentes fases da vida.

    Refere-se ao desenvolvimento mental e crescimento orgânico. A vida afetiva e relações sociais estão presentes por toda uma vida, proporcionando a ação. O desenvolvimento psíquico que começa quando nascemos e termina na vida adulta, é comparável ao crescimento orgânico.

    Teoria de Freud

    Freud, pela teoria psicanalítica, afirma que os teóricos psicanalíticos também olham o desenvolvimento humano como um processo constituído de estágios. Dando então a tarefa em cada estágio dentro de forma particular.

    No início do desenvolvimento humano a criança passa por esse estágio completando cada tarefa ou diminuindo a ansiedade da melhor maneira possível.

    Teoria de Vygotsky

    A Teoria de Vygotsky e a teoria cognitiva do desenvolvimento, propõem as atitudes das crianças no ambiente e indaga que mudanças relacionadas à idade no raciocínio agem e explicam mudanças em outras áreas. A sua principal preocupação era entender as origens do desenvolvimento da criança.

    Teoria de Ericson

    Conforme a Teoria de Ericson, os estágios do desenvolvimento são chamados de estágios psicossociais. Isso porque eles são influenciados muito menos pelo amadurecimento e muito mais por demandas culturais comuns para crianças de uma determinada idade.

    Tal como as exigências de que uma criança esteja treinada na toillet por volta dos dois anos e de que aprenda habilidades escolares nas idades de seis ou sete anos.

    Relações entre as Teorias do Desenvolvimento Humano

    Nas teorias tanto de Freud como de Ericson, o ponto crítico que uma criança experimento em satisfazer as demandas desses vários estágios dependerá muito fortemente das interações que ela tem com pessoas e objetos em seu mundo.

    Esse elemento interativo na teoria de Freud e em todas as teorias psicanalíticas consequentes é absolutamente central. As teorias do desenvolvimento humano foram estudadas pelos pesquisadores em todos os seus aspectos: viso-motor, intelectual, afetivo-emocional e social.

    Foram estudados o ser humano desde o nascimento até a vida adulta. Por isso, foram estudos de muita valia para a população. Até porque ajudou na facilidade do crescimento e do desenvolvimento tanto humano como na evolução do mundo.

    Conclusão

    O desenvolvimento humano é o processo de ampliação das liberdades das pessoas. Tudo isso com relação às suas capacidades e as oportunidades a seu dispor para que elas possam escolher a vida que desejam ter.

    Em virtude dos fatos mencionados, o desenvolvimento humano acarreta grandes mudanças e qualidade de vida a todos que procuram buscar o crescimento. Além de um espaço de qualidade para sobreviver bem e feliz.

    Este texto foi escrito pela aluna do nosso curso Nilza Antunes Maranho, exclusivamente para o Blog Psicanálise Clínica.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *